Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Este procedimento visa emitir ( ou incluir ) uma Ordem de Carregamento realizada por terceiros (estes terceiros podem ser clientes de uma armazenadora, por exemplo) Descarga Própria para descarga de caminhão na base.

Desta forma, o usuário do sistema recebe uma Ordem de Carregamento Descarga ou qualquer outro documento ( Nota Fiscal da Usina, por exemplo) autorizando o motorista a descarregar o produto na base.

Esta A ordem de carregamento descarga própria precisa ser lançada no sistema, para que se possa preparar a entrada deste caminhão na base, movimentar estoque, etc. Para incluir uma ordem de carregamento de descarga de terceirosprópria, o usuário deve acessar a tela de Manutenção de Ordens de Carregamento e clicar no botão "Inclui".

...

  • Tipo da Ordem de Carregamento: Escolha Descarga de TerceirosPrópria. Note que o Sistema habilita e desabilita diversos campos de acordo com o tipo escolhido.
  • Entidade: Informe a Entidade. O sistema traz como padrão o campo entidade desabilitado para este tipo de ordem de carregamento, porém caso a empresa deseje habilitar, basta ir em Ferramentas / Sistema / Ordem Carregto e marcar a opção Informe entidade na OC de descarga de terceiros.
  • Depósito Origem: Código do Depósito para onde este produto irá ser descarregado. Deve corresponder à base de carregamento.
  • Código Transportadora: Escolha o motorista ou transportadora.
  • Código Frota: Escolha o veículo que entrará na base.
  • Escolha os produtos e quantidades para carregamento. Estas quantidades são à temperatura ambiente (na realidade, o Sistema assume neste momento quantidades iguais à temperatura ambiente e a 20 graus pois ainda não possui dados suficientes para realizar a conversão).

...

Deve-se clicar no botão "OK" para confirmar a inclusão desta Ordem de Carregamento "Tipo Descarga Própria".

O Sistema irá colocar o caminhão na fila de entrada da base (tela de portaria de entrada). Ele não irá atualizar ainda o estoque pois não foi confirmada (via Controle de Carga/Descarga da base) que este produto foi descarregado ainda.

Caso queira esperar para colocar o caminhão na fila por algum motivo, o usuário pode habilitar o controle (no momento da emissão da OC) Não entra na fila para carregamento. Assim, o Sistema não irá colocar o caminhão na tela de portaria de entrada. Caso, mais tarde, queira colocá-lo na fila para carregamento, abra a tela de manutenção de Ordem de Carregamento, localize a respectiva OC e aperte o botão Inclui Pega Fila.

A OC de Descarga é feita com um volume equivalente a capacidade do caminhão. Isto porque na prática não se manda um caminhão pela metade para a base para ser feita uma descarga. Assim, a capacidade do caminhão é o volume programado. Porém, quando o caminhão chega na base, pode ser que haja variação no volume devido perdas ou mudança de temperatura. Assim, o volume físico não vai ser necessariamente o volume programado. Então, para o estoque escritural, gera-se uma movimentação para o volume programado (capacidade do caminhão informada na OC) e outra movimentação com a diferença entre o volume programado e o real (físico).

...

Quando é mencionado movimentação, significa que quando for feita a saída da portaria dessa OC, o sistema irá gerar dois pedido pedidos de Outras Entradas: um com o volume programado e o outro com o volume da diferença. Embora esses dois pedidos sejam gerados no mesmo processo quando há diferença, eles podem apresentar históricos diferentes, ficando mais fácil para o usuário identificar o pedido da movimentação programada e da movimentação da diferença. Para isso, deve-se configurar corretamente na manutenção da empresa, Menu Ferramentas / Sistema / Históricos, os campos:

...