Nesta tabela são cadastradas todas as Unidades Federativas do país, e para cada UF temos associado o código GNRE do estado e o % de alíquota para seguro de carga.
O código do Estado para GNRE é utilizado quando se necessita emitir uma GNRE (tela Manutenção de manutenção Documentos de Notas FiscaisArrecadação).
O percentual de alíquota para seguro de carga normalmente é utilizado para cálculos de seguros de carga para cada estado (alíquota multiplicada pela quantidade ou valor da carga) em relatórios para este tipo de controle.
A tela que permite a manipulação desta tabela é acionada a partir do Menu principal com as opções - Tabelas Auxiliares / > Faturamento / > UF's.
Para a inserção de uma nova UF, acione o botão de inclusão de registro .O Sistema exibe a tela abaixo:
Preencha os campos:
- Sigla Estado: sigla da UF.
- Descrição: Descrição descrição da Unidade Federativa.
- Código Estadual: código para GNRE.
- Máscara para Inscrição Estadual: define qual a máscara a ser utilizada no cadastro de clientes para preenchimento da Inscrição Estadual. Utilize # para números e pontos e barras na posição desejada.
- Bloqueia Pedido/Carga s/ frete?: se caso o pedido seja feito para esta UF, se deve ser bloqueado caso não tenha valor de frete cadastrado.
- Desabilita validador de IE: se para esta UF específica não será feita a validação da Inscrição Estadual, mesmo se o parâmetro da empresa esteja marcado para fazer a validaçãono perfil de sistema Painel Clientes a opção Valida Inscrição Estadual clientes esteja marcada.
- Nota: atualmente a opção Valida Inscrição Estadual clientes deve ser desmarcada, pois a DLL da Sefaz não está mais funcionando.
- CEP padrão para envio CNAB: informar o CEP referente a UF para ser utilizado para envio do CNAB.
- Código IBGE: código adotado pela própria IBGE para representar o código da UF.
- Cód. Receita ICMS Próprio: Código código da Receita de obrigação a ser utilizado na Apuração Fiscal e consequentemente no SPED EFD - Bloco E
- Cód. Receita ICMS ST: Código código da Receita de obrigação a ser utilizado na Apuração Fiscal e consequentemente no SPED EFD - Bloco E
- Tempo Acrésc./Decrésc. Data/Hora enviada NFE: campo disponível para configurar diferença de tempo em minutos entre um estado Estado e outro. Isto é É muito utilizado para a emissão da Carta de Correção, onde o Servidor servidor se encontra em um estado Estado e a filial é de outro estadoEstado, e entre os dois estados Estados existe um fuso horário diferente. Veja maiores informações Para mais informações, ver Carta de Correção Eletrônica.
Fuso Horário: No no Brasil temos 4 fusos diferentes, para . Para não ocorrer erro de tempo informar em qual fuso horário a empresa está.
Aviso Com a implementação da versão 3.00 do MDF-e na versão 9.16, SOMENTE para o cancelamento de MDF-e a Sefaz SEFAZ valida o fuso horário. Para quem emite MDF-e deve configurar o fuso horário. Caso não tenha fuso horário cadastrado, incluir em Menu Tabelas Auxiliares / Faturamento / Fusos Horários.
Configuração Content Type: Alguns alguns Estados podem faturar em duas URLs: da SEFAZ tanto na Sefaz virtual e do como no próprio estado. Em alguns casos faz necessário uma configuração específica do estado, um . Um exemplo é o MS (Mato Grosso do Sul) onde a SEFAZ Sefaz exige a configuração do Content Type (informação que vai destacada no cabeçalho do XML enviado a SEFAZSefaz).
Nota Após contato com a SEFAZ Sefaz de MS, fomos informados foi informado que é preciso ter a configuração content-type que deve ser preenchida com:
- "application/soap+xml", : caso esteja utilizando soap versão 1.2
- "text/xml", : caso esteja utilizando soap versão 1.1
- Habilita Horário de Verão: Caso caso o estado Estado onde a empresa está localizada tenha horário de verão, habilitar o perfil pois assim o Sistema SisPetro calculará automaticamente qual o horário correto. Maiores detalhes Para mais informações, ver Como configurar Horário de Verão.
Acione o botão OK para atualizar os dados no Sistema.O Sistema retorna a e retornar à tela de navegação.
No painel Detalhes temos as abas Endereços URL p/ NF-e, Endereços URL p/ CT-e, Endereços URL p/ CTe MDF-e e Endereços URL p/ MDF NFC-e, onde cadastraremos são cadastradas as URL necessárias para processamento de NFe, CTe e MDFe com a SEFAZ Sefaz do Estado em questão.
Veja detalhes sobre o preenchimento desses campos em Para mais informações, ver Nota Fiscal Eletrônica - Configuração da UF.
- Verifica situação da NF-e na SEFAZ antes de importar?: quando marcado irá realizar a consulta na SEFAZ no momento da importação da NF-e (via tela de Monitoramento).
Verifica situação do CT-e na SEFAZ antes de importar?: quando habilitado irá realizar a consulta na SEFAZ no momento da importação do CT-e (via tela de Monitoramento).
Esses dois campos só serão utilizados caso o perfil de sistema "Verifica situação da NF-e/CT-e na SEFAZ antes de importar?" (Painel Importação de NF) esteja marcado.
Sendo assim, caso queira desabilitar a consulta de forma geral, basta desmarcar o perfil de sistema.
O campo na UF é útil para os casos onde uma determinada UF está com problema no serviço de consulta. Nesses casos basta desmarcar esse campo para a UF e serviço com problema.
Para mais informações, ver Monitoramento da Importação de NF-e/CT-e, tópico 2 - Aplicação do De/Para.
Aviso |
---|
A consulta na SEFAZ não é realizada na Importação Manual de NF. |
Na Aba Seguro o sistema apresenta apresenta os valores de seguro considerados para cada UF.
Algumas UFS UF ou municípios exigem de transportadoras algumas licenças. Para cumprir essa exigência, temos a na Aba Exigências em Operações por UF, onde é possível vincular um controle de vencimento, para que o mesmo seja obrigatório em operações "Interestaduais", "Internas" ou "Todas".
Para habilitar essa exigência, acesse as configurações em mais informações, ver Painel Ordem Carregto.
Para retornar ao Menu principal acione o botão Sair .
...