Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 4 Próxima »

O painel de críticas é útil para se antecipar as críticas que seriam apresentadas pelo SIMP (Sistema de Informações de Movimentação de Produtos), disponibilizado pela ANP. Toda vez que utilizar o botão Gera DPMP será questionado se quer fazer a crítica na sequência. Se responder NÂO é possível acionar a crítica manualmente por este painel:

Clique no botão Verifica Inconsistências para que sejam verificadas as inconsistências no DPMP corrente. Caso possua inconsistências elas serão mostradas abaixo, com a descrição e principalmente a ação a ser tomada. Através do produto e do Sequencial DPMP é possível localizar este registro no painel de Visualização e providenciar a ação.

Para imprimir o conteúdo deste painel, utilize o botão:

Descrição das críticas cadastradas:

  • Código ARI (Agente Regulado Informante) não informado para a Empresa

Ação: Informe o Código ARI na configuração da empresa

Esta é a informação principal sobre a empresa, juntamente com o código de Instalação e foi explicado no tópico Configurações Iniciais.

  • Campo "Código Instalação 1" não informado

Ação: Informe o Código de Instalação na configuração da empresa

Esta é a informação principal sobre a empresa, juntamente com o ARI e foi explicado no tópico Configurações Iniciais.

  • Campo "Cód. Municipio Terceiro" não informado

Ação: Informe o Código DPMP do Municipio no cadastro da entidade

Quando o Cliente ou Fornecedor não tem um código de instalação registrado na ANP é necessário que se preencha os campos: Identificação de Terceiro (CNPJ), CNAE e Município. Neste caso, a localidade do cliente ou fornecedor deste registro não foi informada ou para ela não está cadastrado um código ANP. O primeiro passo é verificar no cadastro do Cliente ou Fornecedor a Localidade. O segundo passo, caso essa localidade não tenha código DPMP, é cadastrar o código na tabela Cidades.

  • Campo "CNAE Terceiro" não informado

Ação: Informe o CNAE no cadastro da entidade, ou o Código Instalação se tiver.

Segue a mesma regra do item anterior: Cadastrar o código de Instalação ou o CNAE no cadastro do Fornecedor ou Clientedeste registro.

  • Campo "Série NF" não informado

Ação: Informe a Série da Nota na manutenção da natureza de operação.

A série é configurada a partir da Natureza de Operação.

  • Campo "Data NF" não informado

Ação: Informe a Data da Nota Fiscal

Provavelmente este erro é de um registro manual, já que Notas Fiscais sempre possuem data e isso já é verificado no momento da inclusão da Nota Fiscal. Cabe lembrar que registros totalizadores ou referentes a produto composto também devem ter datas.

  • Campo "Código Método" não informado

Ação: Informe o Método de Aferição da Característica no cadastro de produtos

Se num registro for informado um código de Característica, então deve ser informado o método e o valor. A unidade de medida é opcional.

  • Campo "Valor da Característica" não informado

Ação: Informe o Valor da Característica no cadastro de produtos

Se num registro for informado um código de Característica, então deve ser informado o método e o valor. A unidade de medida é opcional. O valor da característica pode ter até 5 casas decimais.

  • Campo "Qtde" não pode ser negativo

Ação: Analise a operação para descobrir o motivo e corrija o problema

Este é um dos problemas com causas mais variadas e a primeira análise é verificar qual a operação. Com base na operação teríamos algumas possibilidades:

Estoque Inicial Próprio: Se a quantidade está negativa é porque no mês anterior o estoque final foi negativo. Acerte o estoque final do mês anterior e gere novamente o DPMP deste mês, pois o estoque final corrigido será transferido corretamente para o estoque inicial.

Estoque Final Próprio: Para chegar nesta quantidade é feito o cálculo-> Estoque Inicial + Entradas - Saídas. Assim, a quantidade de saídas deve estar maior que o estoque Inicial somado às entradas. Verifique os registros referentes às operações de entrada e saída para localizar alguma quantidade discrepante. Pode ser também que alguma nota deveria constar no DPMP, mas não está constando. Neste caso, devem ser verificadas as naturezas de operação que não tenham código de Operação do DPMP e as notas do mês que utilizaram esta natureza. Não tem como só uma nota da Natureza participar do DPMP e outras não. Assim, restam duas opções: Atualizar a natureza de operação e depois excluir as notas que não te interessam ou não atualizar a natureza e incluir a nota desejada manualmente.

Remessa/Retorno para a Unidade Interna do Informante: Estas quantidades dependem das saídas e entradas do produto composto, pois para chegar nela é subtraído das saídas as entradas. Assim, se o produto composto (como Gasolina C) tiver a quantidade de entradas maior que a de saídas, estas operações ficarão com quantidade negativa. Para produto composto a ANP não permite essa situação.

Outras operações: Verifique a quantidade da Nota Fiscal pelo painel Dados NF, a proporção do Produto ou se esta quantidade foi informada manualmente.

  • Campo "QtdeKg" não pode ser negativo

Idem a Qtde.

  • Campo "Massa Específica" não informada

Ação: Informe a Massa Específica

Quando a quantidade for igual a quantidade em quilos ou não se souber a massa específica esta então deverá ser igual a 1, mas não pode ser igual a 0 (zero). Verifique temperatura, densidade no painel Dados NF e na tela de Fator de Conversão.

Cabe lembrar que as ações aqui sugeridas referem-se principalmente aos registros vindos de NF, caso sejam registros manuais, basta ir no campo criticado e preencher a informação.

A Alteração de Dados Midia Magnética - Anexo, é um recurso que pode ser usado, caso se tenha a necessidade de alterar algum campo da nota fiscal.

  • Sem rótulos