DPMP - Clientes
Através do menu Arquivos / Clientes / painel Detalhes / painel Observações
é possível se configurar os dados necessários no Cliente para uso no DPMP:
A regra para o DPMP MUDOU.
Agora, caso o cliente seja um Agente Regulado, ele deve possuir um código de Instalação registrado na ANP e este deve ser informado no campo Código Instalação 2 do DPMP. Caso o cliente seja um Agente Não Regulado, ele é considerado como um Terceiro, então deverá ser informado o CNPJ/CPF no campo Identificação, o CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica) e a Localidade.
Não deixe de configurar as operações para agente regulado e não regulado na Natureza de Operação - DPMP.
Com base na tabela de Instalações da ANP, atualizamos, pelo CNPJ cadastrado para o cliente, o código de instalação, caso ele tenha registrado. Para este campo não é possível fazer a pesquisa numa tabela, já que o número de instalações é muito grande e varia muito. Solicite ao seu cliente o código de instalação dele, caso ele possua ou consulte na tabela de Instalações da ANP.
O CNPJ/CPF já tínhamos cadastrado no SisPetro, como informação primordial.
O CNAE também deverá ser informado pelo cliente ou consultado na tabela de atividades da ANP. Não é possível pesquisar pelo SisPetro, já que o número de atividades na tabela é grande, mas entre os clientes deve variar entre uns dois códigos.
A localidade indica o código ANP para onde está localizado o cliente e deve ser primeiramente cadastrado na tabela Cidades. Já fizemos um trabalho de atualização, pelo código DNC, do código ANP. Assim, a localidade está de acordo com a configuração do município do cliente. Se não for informada a localidade, ele assumirá que é o mesmo município do seu cadastro principal. Caso seja necessário acrescentar mais uma localidade com um código DNC já existente, é preciso incluir uma cidade como "Região" e utilizar esta região neste campo Localidade do cadastro do cliente.
O Tipo Agente ANP indica se o cliente é Regulado, Não Regulado ou Sem Regulação. Por se tratar de um campo novo para atender as novas regras da ANP, este campo será atualizado como Regulado para os clientes que já possuem o Código de Instalação preenchido, será atualizado como Não Regulado para os clientes que não possuírem Código de Instalação preenchido ou Sem Regulação para clientes que não possuem CNAE e Código de Instalação.
Assim, quando gerar o DPMP, o Sispetro irá fazer a validação para a partir do campo Tipo Agente ANP.
É de responsabilidade do usuário Sispetro verificar se os seus respectivos clientes possuem os dados para o DPMP configurados corretamente.
Reforçando que a validação da ANP irá verificar se o cliente é Regulado ou Não Regulado. Para casos de Sem Regulação, caso a nota esteja configurada para constar no DPMP, o Sispetro a levará como Não Regulado.
Preenchimento Obrigatório
Alguns usuários tem esquecido de preencher essas informações ao realizar um cadastro, e isso tem gerado trabalho extra durante a geração do DPMP, pois será necessário localizar todos Clientes sem os dados preenchidos e completar o cadastro. Para evitar isso, pode-se configurar um perfil de sistema no menu Ferramentas / Sistema / painel Estoque
perfil Força dados de Clientes/Fornecedores para uso do DPMP
Ao marcar esse perfil, os preenchimentos dessa informação se tornam obrigatórios durante o cadastramento de novos clientes, não sendo possível gravar antes que preencha os dados de DPMP na aba de Observações.
Bloqueando duplicado de código de Instalação
Para a geração do DPMP o cliente deve estar com o campo de código de instalação preenchido com um código valido, como cada cliente tem seu próprio código de instalação, temos a opção de avisar ou até mesmo bloquear o Cadastro/Alteração de um cliente caso já exista outro Cliente utilizando esse código de instalação. Para isso, pode-se configurar um perfil de sistema no menu Ferramentas / Sistema / painel Estoque
perfil Código de Instalação ANP de Clientes e Fornecedores. Veja maiores detalhes em Painel Estoque.