Esta tabela é uma das mais importantes do Sistema. Ela define uma série de propriedades que, no momento da emissão da Nota Fiscal, o módulo de faturamento utilizará para corretamente emitir a Nota Fiscal.
Assim, esta tabela deve ser manipulada somente por alguém que realmente conheça o que está fazendo. Além disso, por configurar a ligação entre o módulo de faturamento e financeiro, deve ter acesso restrito somente a um usuário de confiança dos gestores.
Para manipular a Tabela com as Naturezas de Operação acione a partir do menu principal as opções - Tabelas Auxiliares / Faturamento / Natureza Operação
.
Para inserir uma nova Natureza de Operação acione o botão de inclusão de novo registro.
O Sistema exibe a tela abaixo.
Devem ser atribuídos os dados gerais à nova Natureza.
Notar que estes dados se referem a todas as empresas (painel Geral), isto é, o cadastramento de uma natureza de operação pode ser realizada em qualquer empresa pois ela irá constar para todas as empresas - deve-se, contudo, após o correto cadastramento destes dados gerais, configurar os dados de impostos e layout da Nota Fiscal para cada empresa (painel Por Filial) cadastrada - caso haja diferença na utilização da natureza de operação entre empresas.
Para maiores informações sobre cada painel da Natureza de Operação, veja:
O painel Dados gerais também possui configurações por empresa. Para acessar essas configurações, o usuário deve clicar no painel "Por Filial".
- NF Bombeio: Permite a associação da Nota Fiscal a bombeios cadastrados no sistema.
- Gera Obrigação Antecipada: Não utilizado.
- Inclui itens na Nota Fiscal: Se a Nota Fiscal deve ter itens ou somente uma descrição (notas fiscais de ressarcimento por exemplo, não possuem itens, somente uma descrição de seu objetivo). Caso esta opção esteja desabilitada, o Sistema não mostrará, no momento da emissão da Nota, a tela de itens para ser preenchida.
- Informa frete nos itens da nota: Esse perfil habilita no item da nota fiscal o campo de valor de frete unitário, permitindo ao usuário o seu preenchimento.
- Transfere Frete unitário do PMM para a Nota Fiscal: Essa opção faz com que o frete unitário informado em um PMM (tipo Recebimento Direto do Fornecedor) seja atribuido para os itens da Nota Fiscal de Compra. Consequentemente, se assim configurado, será transferido também para Manutenção de Frete.
- Participa da DNF
- Participa do arquivo de Comercialização da ANP
- Destaca frete no Rodapé da NF: através deste campos temos uma maior flexibilidade quanto ao calculo do frete, sendo possível três formas:
- "Repita o perfil da empresa": neste caso a Natureza de Operação irá destacar o frete conforme estiver marcado no parametro da empresa para a filial em questão ( 0Ferramentas / Sistema / Fretes ) ;
- "Força o destaque do frete": neste caso ao selecionar a natureza da operação o campo de "Destaca frete no Rodapé da Nota Fiscal" será marcado automaticamente, independente da configuração da empresa;
- "Não destaca o frete": ao selecionar a natureza de operação o campo "Destaca frete no Rodapé da Nota Fiscal" será desmarcado automaticamente, independente da configuração da empresa. Ver também Destaque de frete na Nota Fiscal.
- Incorpora Valor do Frete na Base de ICMS
- Verificação dos dados de densidade e temp. na NF: Para melhor compreensão desse perfil, acesse o tópico: Temperaturas e densidade na Impressão da Nota Fiscal.
- C.S.T. Produto: Código da Situação Tributária do Produto a ser alterado, ou seja, ao faturar a nota, se este campo estiver preenchido, na nota irá salvar o CST da natureza de operação e não o que estiver cadastrado no produto. Este caso pode ocorrer quando surgir alguma operação ao qual o CST do produto para aquela operação seja diferente do padrão.
O campo deve ser preenchido com 3 (três) caracteres, podendo informar o caracter "?" (interrogação), que indica que no lugar da "?", será substituído pelo valor que estiver cadastrado no CST do produto na mesma posição da "?".
Se este campo não estiver preenchido ou o tamanho do conteúdo informado for menos que 3 (três), a nota irá salvar o CST com o CST cadastrado no produto.Exemplo:
CST informado na natureza de operação: ?4?
CST cadastrado no produto: 123
Valor que será salvo ao faturar a nota: 143 - Exige autorização da CODIF - SP: Indica que na Nota Fiscal será exigida o código da autorização da CODIF - SP. Esta opção somente estará disponível se no perfil do sistema (menu Ferramentas / Sistema / painel Nota Fiscal / caixa Codif), campo CODIF, estiver marcado na opção "Integração semi-automática com CODIF-SP". Se exigir autorização da CODIF e desejar imprimir a Nota Fiscal sem a autorização, marcar a opção "Imprime sem autorização da CODIF", no painel Impressão NF.
- Habilita NF-eletrônica: Indica que é uma nota fiscal eletrônica. Esta opção somente estará disponível se no perfil do sistema (menu Ferramentas / Sistema / painel Nota Fiscal / caixa NF-eletrônica), o campo "Habilita emissão de NF-eletrônica" estiver marcado.
- Quadro Vínculo de Nota Fiscal:
- Permite ser NF de Origem p/ controle de quantidade) no vínculo entre NF's: permitirá que na tela de Seleção de Notas para Vínculos só apareçam as notas fiscais que foram emitidas com esse perfil marcado.
- Permite vincular NF a outra NF Emitida: Permite ao usuário vincular uma nova nota com outras existentes. Para maiores informações sobre os vínculos, vide tópico de Seleção de Notas para Vínculos.
- Sem ação: não irá utilizar este perfil na tela de inclusão de notas fiscais.
- Sugere referenciar outras NF: irá permitir que o usuário faça vínculo com uma ou mais nota já existente, ficando a critério do usuário vincular ou não as outras notas fiscais.
- Força referência a outras NFs: irá forçar o vinculo com outras notas, obrigando ao usuário a seleção das notas.
- Validação de Qtde. no Vínculo de NF:irá controlar a quantidade dos itens de uma nota fiscal vinculada a outra nota fiscal.
- Não controla qtde. no vínculo: não irá validar a quantidade na tela de seleção de notas para vínculos.
- Avisa qtde. de vínculo maior que origem: irá avisar ao usuário caso a nota fiscal a ser vinculada possui uma quantidade do item maior que a nota fiscal de origem, porém permitirá o vínculo.
- Barra qtde. de vínculo maior que origem: não permitirá ao usuário vincular uma nota fiscal com a quantidade do item maior que a nota fiscal de origem.
- Quadro Controle Despesas Acessórias:
- Tipo: Se deve ser informado o valor de despesas acessórias e como, as opções são:
- Não Habilitado
- Fixo em Valor: deve então ser informado o valor que será utilizado sempre para cada item da nota. No momento da geração da Nota Fiscal serão utilizados estes parâmetros influenciando no preço de pedido do item da Nota.
- Fixo em % sobre o valor dos produtos: deve então ser informado o percentual, e só serão aceitos valores de 0 a 100, que será utilizado sempre para cada item da nota. No momento da geração da Nota Fiscal serão utilizados estes parâmetros influenciando no preço de pedido do item da Nota.
- Variável - usuário pode editar: neste caso habilitado para ser informado o tipo de rateio entre os itens da NF.
- Valor: Para preenchimento do valor fixo da despesa acessória, ou do percentual.
- Rateio entre os Itens da NF:
- Rateia pelo Valor do Produto (qtde x preço): grava nos itens da nota o valor da despesa acessória informada para a nota fiscal, contudo a regra para se realizar o rateio é feito em função do valor total do item
Exemplo:
Supanhamos que temos uma despesa acessória de 50 reais e dois itens na nota, o primeiro com quantidade de 200 a um valor de 0,50 centavos e o segundo item com quantidade de 100 a um valor de 2,10 reais para esse caso será gravado na coluna de despesa acessória no primeiro item um valor de 16,13 e no segundo item 33,87. - Rateio pela Quantidade: grava nos itens da nota o valor da despesa acessória da nota fiscal, contudo a regra para se realizar o rateio é feito em função da quantidade do item
Sendo importante também lembramos que o valor da despesa acessória é considerada no sistema como valor integrante do valor informado, logo ao informarmos um produto que possua um valor de 0,50 centavos dentro do sistema é considerado que esse valor já tem embutido o valor da despesa acessório vinculada ao mesmo.Exemplo:
Supanhamos que temos uma despesa acessória de 50 reais e dois itens na nota, o primeiro com quantidade de 200 e o segundo item com quantidade de 100, nesse caso será gravado na coluna de despesa acessória no primeiro item um valor de 33,33 e no segundo item 16,67.
- Rateia pelo Valor do Produto (qtde x preço): grava nos itens da nota o valor da despesa acessória informada para a nota fiscal, contudo a regra para se realizar o rateio é feito em função do valor total do item
- Tipo: Se deve ser informado o valor de despesas acessórias e como, as opções são:
- Quadro Controle Despesas Seguro:
- Tipo: Se deve ser informado o valor do seguro, as opções são:
- Não Habilitado
- Fixo em Valor: deve então ser informado o valor que será utilizado sempre para cada item da nota. No momento da geração da Nota Fiscal serão utilizados estes parâmetros influenciando no preço de pedido do item da Nota.
- Fixo em % sobre o valor dos produtos: deve então ser informado o percentual, e só serão aceitos valores de 0 a 100, que será utilizado sempre para cada item da nota. No momento da geração da Nota Fiscal serão utilizados estes parâmetros influenciando no preço de pedido do item da Nota.
- Variável - usuário pode editar: neste caso habilitado para ser informado o tipo de rateio entre os itens da NF.
- Valor: Para preenchimento do valor fixo do seguro, ou do percentual.
- Rateio entre os Itens da NF:
- Rateia pelo Valor do Produto (qtde x preço): grava nos itens da nota o valor do seguro informado para a nota fiscal, contudo a regra para se realizar o rateio é feito em função do valor total do item
- Rateio pela Quantidade: grava nos itens da nota o valor do seguro da nota fiscal, contudo a regra para se realizar o rateio é feito em função da quantidade do item
- Tipo: Se deve ser informado o valor do seguro, as opções são:
- Quadro SPED:
- SPED-Vincular NF Última Entrada: Dá opção de vincular a última NF de Entrada ao item da nota, com duas opções:
- Não Salva
Salva se tiver Ressarcimento ST, ou seja, se for uma Nota Fiscal Interestadual de Saída, de um produto cujo ICMS foi Retido, e na diferença de alíquotas entre a origem e o destino, o destino for menor, gerando Ressarcimento, o Sispetro localiza a última NF de Entrada e vincula a esta NF de Saída que está sendo feita.
Esse recurso será útil para preenchimento do Registro C176 do SPED-EFD que é específico para Ressarcimento ST.
Veja maiores detalhes em Vínculo de NF com Última NF de Entrada
- SPED-Vincular NF Última Entrada: Dá opção de vincular a última NF de Entrada ao item da nota, com duas opções:
- Obtém Volume para NF a Partir do Carregamento: Para mais detalhes, acesse o tópico: Faturamento a 20ºC - Dados da Movimentação Física
Para fazer a cópia de uma natureza já existente para uma natureza nova, utilize o botão na parte superior da tela ou o menu Edição/Cópia. Informe um código de natureza de operação com até 5 dígitos e que ainda não esteja cadastrado. A cópia é muito útil (principalmente quando há uma pequena diferença entre a natureza original e a nova) porque copia inclusive os parâmetros de impostos, nota fiscal e etc e faz isso inclusive por empresa.
Para efetivar a inclusão ou alteração das informações na natureza de operação, o usuário deve clicar no botão "OK".
Para retornar ao Menu principal acione o botão Sair
O usuário deve configurar os demais painéis da natureza de operação (links mencionados abaixo), que estão relacionados diretamente a correta emissão da nota fiscal e são gerenciados pela natureza:
Impostos (Painel Por Filial)
Impressão NF (Painel Por Filial)
Custos (Painel Por Filial)
Conhecimento (Painel Por Filial)
Outros Impostos (Painel Por Filial)
Documento Associado (Painel Por Filial)
Processo Referenciado (Painel Por Filial)
DPMP
Teste de Formulas
Dados Adicionais (Painel Geral)
Contabilização (Painel Geral)