Comandos manuais são comandos que o usuário deseja enviar ao banco sobre determinado título. Normalmente se utiliza os comandos para colocar o título para envio para cartório ou protesto ou retirá-lo antes do envio.
É necessário configurar o SisPetro para que ele possa enviar o comando correto ao banco. Este processo ocorre em duas etapas:
- Cadastramento dos comandos.
- Configuração dos títulos para envio.
Além, é claro, do envio do arquivo propriamente dito.
Cadastramento dos Comandos:
Através da tela de manutenção de bancos, Menu Tabelas Auxiliares / Financeiro / Bancos
, o usuário deve selecionar o banco para o qual se deseja enviar comandos.
O usuário deve clicar no painel Detalhes e marcar a opção Existe definição de arquivos de cobrança eletrônica. O próximo passo, é acessar o painel Comandos".
Inclua um ou mais comandos preechendo os campos:
- Descrição: Uma descrição sucinta do que o comando realiza. Essa descrição é interna, ou seja, isso não irá para o banco.
- Envio/Retorno: Indique se o comando será de envio ou retorno. Atualmente, o SisPetro só está trabalhando com comandos para envio ao banco.
- Comando: Código do comando que será enviado ao banco. Normalmente, este comando é numérico e o próprio banco deverá informar qual é o seu valor. O usuário poderá consultar os código no manual de cobrança fornecido pelo banco.
Vale lembrar que cada banco tem o seu próprio código de comandos, portanto, os comandos devem ser cadastrados para cada banco.
Configuração dos Títulos para Envio:
Através da tela de Manutenção do Contas a Receber, o usuário deve localizar o título que deseja configurar para envio de algum comando manual, posicionando o cursor sobre ele.
Deve-se clicar no botão Comando.
Para confirmar o inclusão do comando no título, deve-se clicar no botão OK.
Deve-se notar que só aparecem no campo Comando, os comandos para o banco ao qual este título está vinculado. Logo após a confirmação, a cor de fundo do título irá mudar, informando que aquele título tem um comando de envio para o banco ainda não processado.
O Sispetro não aceita que os títulos ainda não enviados ao banco sejam passíveis de alteração de comandos para comandos manuais. Deve-se, caso haja necessidade de envio de comandos para estes títulos (coisa rara, pois os títulos ainda não foram enviados pela primeira vez), esperar o envio para depois alterá-los.
Veja Também:
Preparação
Utilização
Geração Arquivo Remessa - Cobrança Eletrônica
Leitura Arquivos do Banco - Cobrança Eletrônica
Manutenção Arquivos Cobrança
Consulta Movimento de Cobrança
Como Alterar Nosso Número