Na inclusão de movimento para Pagamento Eletrônico (Movimentação/Financeiro / Contas a Pagar / Manutenção de Contas a Pagar) Seleciona quais os pagamentos serão enviados para o banco e clica em é apresentada a seguinte tela para digitação dos dados:
Os títulos ficarão agrupados por Fornecedor e data de vencimento, podendo ser desagrupados através do botão Desagrupar que fica na aba Itens.
Para realizar o Desagrupamento de um título basta ir na Aba Itens, selecionar o Título desejado e clicar no botão , conforme imagem abaixo.
Fornecedores
Informe primeiramente a Conta de Banco que providenciará o pagamento.
A seguir escolha uma das Formas de Pagamento disponíveis para esta conta (cadastradas para o mesmo banco que a conta).
Os dados do título serão apresentados e o valor de pagamento será sugerido de acordo com o saldo do título.
O usuário só poderá alterar o valor de pagamento caso em seu perfil, no painel Financeiro, grupo Pagamento Eletrônico
esteja marcada a opção: Pode alterar valor pagamento. Da mesma forma que o valor de pagamento, quando alterado, só poderá ser maior, quando para o usuário estiver marcada a opção: Pode informar vlr pagto a maior.
Caso o título tenha desconto ou acréscimo, informar no seu devido campo e ao preencher o Sispetro automaticamente vai descontar ou acrescentar o valor informado no campo Valor do pagamento.
Só estarão habilitados os campos que a forma de pagamento exige, porém todos que estiverem habilitados deverão ser preenchidos.
No caso dos dados da conta do fornecedor é possível, no caso de não ter sido cadastrada antecipadamente, informá-la nesta tela e aproveitar para já salvar no cadastro. Utilize para isso o botão Salva no Fornecedor.
No caso de endereço, CEP e CNPJ, caso devam ser verificados e estejam incorretos ou incompletos, deve-se abandonar a inclusão e providenciar a devida correção no Cadastro de Fornecedores.
Na versão 9.26 foi implemento o recurso de configurar um CNPJ de pagamento por Fornecedor e por Dados bancários de fornecedor. Dessa forma, é possível gerar um arquivo de Pagamento Eletrônico com o CNPJ diferente.
Essa opção visa atender situações que ocorrem quando a rede de empresas é muito grande, e seu pagamento é centralizado na conta da Matrizas, sendo que assim as empresas necessitam enviar um CNPJ diferente do cadastrado no fornecedor. Veja maiores detalhes em Padrão para Compras.
No caso de ter que informar a linha digitável de boleto, é possível fazer a leitura do código de barras para obter esta informação (o sistema já faz a devida conversão). Para isso marque a opção Leitura pelo código de Barras e posicione no campo Linha Digitável. Passe o boleto pelo leitor para que então o sistema receba e converta os dados.
Clique em OK para confirmar a inclusão dos dados, repita o processo selecionando um novo lançamento e preenchendo os dados novamente.
Caso o usuário tenha a nescessidade de alterar algo no cadastro do Fornecedor basta acionar o botão , através do mesmo sera aberto a tela de cadastro de fornecedor, permitindo incluir ou alterar um Fornecedor. Lembrando que o usuário só tera acesso a essa funcão, caso o mesmo tenha permissão de Perfil de Usuário.
Tributos
- Código da Receita/INNS: Texto que deve ser informado, com até 4 caractéres, podendo ser código da Receita na DARF, GARE ou Código INSS para pagamento
- Tipo Tributo: Escolher entre as opções,
- DARF
- GARE
- GPS
- Outros Tributos
- Tipo de DARF:
- Simples
- Preta Europa
- Número de Referência: Campo utilizado somente em DARF do tipo Preto Europa
- Período de Apuração: Data da ocorrência ou a data do encerramento do período base. Geralmente utilizado na DARF
- Percentual da DARF: Percentual podendo ter até duas casas decimais
- Valor da Receita Bruta: Valor numérico podendo ter até duas casas decimais
- V. Acréscimo Financeiro: Valor numérico podendo ter até duas casas decimais
- V. de Hono. Advocatícios: Valor numérico podendo ter até duas casas decimais
- Valor Outras Entidades: Valor numérico podendo ter até duas casas decimais
- Inscrição Estadual: Texto com até 20 caracteres. Geralmente utilizado no pagamento da GARE
- Inscrição na Dívida Ativa: Texto com até 20 caracteres. Geralmente utilizado no pagamento da GARE
- Número Parcelamento: Texto com até 20 caracteres. Geralmente utilizado no pagamento da GARE
O campos serão exibidos para serem preenchidos de acordo com o que foi indicado na Tabela Forma Pagamento. Não podendo ser finalizado sem que todos, necessários, sejam devidamente preenchidos. Estes serão lançados no arquivo de remessa ao banco.