Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 17 Próxima »

Este procedimento visa emitir ( ou incluir ) uma Ordem de Carregamento realizada por terceiros (estes terceiros podem ser clientes de uma armazenadora, por exemplo) para descarga de caminhão na base.

Desta forma, o usuário do sistema recebe uma Ordem de Carregamento ou qualquer outro documento ( Nota Fiscal da Usina, por exemplo) autorizando o motorista a descarregar o produto na base.

Para incluir esta OC, o usuário deve utilizar o botão Inclui da tela de Manutenção de Ordens de Carregamento ou acessar a tela de inclusão, através do Menu Movimentação / Estoque / Ordem de Carregamento.

Alterar o campo Tipo Ordem Carregamento para Descarga de Terceiros (nota-se que o Sistema habilita e desabilita diversos campos de acordo com o tipo escolhido):

O usuário deve incluir as seguintes informações:

  • Entidade: Informe a Entidade. O sistema traz como padrão o campo entidade desabilitado para este tipo de ordem de carregamento, porém caso a empresa deseje habilitar, basta ir em Ferramentas / Sistema / Ordem Carregto e marcar o perfil Informe entidade na OC de descarga de terceiros.
  • Depósito Origem: Código do Depósito para onde este produto irá ser descarregado. Deve corresponder à base de carregamento.
  • Código Transportadora: Escolha o motorista ou transportadora.
  • Código Frota: Escolha o veículo que entrará na base.
  • Escolha os produtos e quantidades para carregamento. Estas quantidades são à temperatura ambiente (na realidade, o Sistema assume neste momento quantidades iguais à temperatura ambiente e a 20 graus pois ainda não possui dados suficientes para realizar a conversão).

     O valor do frete unitário pode ou não ser informado pelo usuário na inclusão da OC. Caso a empresa opte por não permitir que o usuário informe o valor do frete, deve-se desmarcar (por padrão pode informar) o perfil do Usuário, localizado através do Menu Ferramentas / Usuário /Carregamento / Pode informar o frete na inclusão da OC (qualquer tipo):

Veja maiores informações no tópico sobre Inclusão de Ordem de Carregamento.


Compartimentação: Caso deseje, o usuário poderá introduzir a compartimentação deste carregamento clicando no botão Compartimentação. Este procedimento deve ser realizado se for imprimir uma Ordem de Carregamento ou documento que conste esta compartimentação. Para distribuição de produtos na compartimentação da OC, vide tópico Compartimentação de OC.

Quando for ordem de carregamento for de terceiros, independente da configuração, os campos de série de lacre e série de envelope não vão ficar habilitado.


Após o preenchimento correto das compartimentações acione o botão OK para finalizar.

O Sistema irá colocar o caminhão na fila de entrada da base (veja maiores informações no tópico Portaria de Entrada). Ele não irá atualizar ainda o estoque pois não foi confirmada (via Controle de Carga/Descarga da base) que este produto foi descarregado ainda. Caso queira esperar para colocar o caminhão na fila por algum motivo, o usuário pode habilitar o controle (no momento da emissão da OC) Não entra na fila para carregamento. Assim, o Sistema não irá colocar o caminhão na tela de portaria de entrada. Caso, mais tarde, queira colocá-lo na fila para carregamento, abra a tela de manutenção de Ordem de Carregamento, localize a respectiva OC e aperte o botão Pega Fila.

A OC de Descarga é feita com um volume equivalente a capacidade do caminhão. Isto porque na prática não se manda um caminhão pela metade para a base para ser feita uma descarga. Assim, a capacidade do caminhão é o volume programado. Porém, quando o caminhão chega na base, pode ser que haja variação no volume devido perdas ou mudança de temperatura. Assim, o volume físico não vai ser necessariamente o volume programado. Então, para o estoque escritural, gera-se uma movimentação para o volume programado (capacidade do caminhão informada na OC) e outra movimentação com a diferença entre o volume programado e o real (físico).

Ex.: Capacidade do caminhão 30000, Volume Físico 29900
Movimentação programada 30000
Movimentação de diferença -100
Neste caso a movimentação real será de 29900, coincidindo com o volume físico.

Quando é mencionado movimentação, significa que quando for feita a saída da portaria dessa OC, o sistema irá gerar dois pedido de Outras Entradas: um com o volume programado e o outro com o volume da diferença. Embora esses dois pedidos sejam gerados no mesmo processo quando há diferença, eles podem apresentar históricos diferentes, ficando mais fácil para o usuário identificar o pedido da movimentação programada e da movimentação da diferença. Para isso, deve-se configurar corretamente o perfil de empresa para sugerir o Histórico neste tipo de OC. Veja maiores informações no tópico Painel Históricos.


  • Sem rótulos