Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 10 Próxima »

Temos 3 cenários onde a apuração de valores de fretes pode ser feita:

  • 1 - Empresas com base própria, que tem o volume descarregado no processo de Portaria do SisPetro

  • 2 - Empresas que utilizam base própria de uma base parceira ou do grupo, que conseguiria ter acesso ao volume descarregado de forma mais padronizada
  • 3 - Empresas que utilizam base de terceiros, recebendo relatórios diários sobre o volume efetivamente descarregado

Para que a apuração de valores de frete a pagar pelo fechamento de estoques é necessário, através da tela de fechamento de estoque escritural:

  • Alterar as notas fiscais, informando a quantidade em litros da Tolerância permitida. Para mais informações, ver Fechamento de estoque, item Fechamento de Estoque Escritural.
  • Fazer o fechamento de estoque de escritural e somente depois fazer a apuração do frete líquido.
  • A diferença em Litros é feita pela Quantidade Ambiente menos a Quantidade 20c. Essa diferença é comparada com a quantidade da Tolerância informada na nota fiscal. Com base nessa comparação, é feita a verificação com as configurações do Depósito (Depósitos - Aba Dados Adicionais).
    • Quantidade Ambiente = volume programado
    • Quantidade 20c = volume descarregado
    • Tolerância = quantidade a ser comparada com a Diferença entre quantidade ambiente e 20c e verificar se está dentro ou fora do limite. 


Diferença (litros):

No Fechamento de Estoque o usuário pode informar a Qtde 20c numa movimentação escritural e o SisPetro calcula a diferença diminuindo a Qtde 20c da Qtde Ambiente. Com isso, quando a Qtde 20c é menor que a Qtde Ambiente significa que o Transportador deve dar satisfação desse produto. Só que essa quantidade positiva dá a falsa impressão que foi sobra quando foi perda. Para facilitar a visualização quando a diferença for positiva será apresentado como PERDA, pois é a diferença a ser cobrada da Transportadora. 

Configurações Gerais

Todas as configurações devem ser feitas na empresa que possui os fretes a serem pagos. Não precisam ser feitas na empresa quando é só armazenadora (utilizada no 2° cenário)

Definição do que deve ser apurado

No Depósito pode ser indicado o que deve ser apurado nas 3 situações possíveis de Diferença. Para mais informações, ver Depósitos - Aba Dados Adicionais.

  • Valorização Diferença Frete

    • Volume descarregado maior que programado: pode não ser identificado como diferença (o valor do frete ficará como programado) ou calcular o frete pelo volume descarregado.

      • Exemplo da tela de alteração da nota no fechamento de estoques

      • Quantidade 20c (volume descarregado) é maior que Quantidade Ambiente (volume programado)
      • Tolerância é menor que a Diferença

    • Volume descarregado menor que o programado (Dentro do limite): pode não ser identificado como diferença (o valor do frete ficará como programado) ou calcular o frete pelo volume descarregado (valorizando esta diferença pelo valor unitário do frete).

      • Exemplo da tela de alteração da nota no fechamento de estoques

      • Quantidade 20c (volume descarregado) é menor que Quantidade Ambiente (volume programado)
      • Tolerância é maior que a Diferença: dentro do limite

    • Volume descarregado menor que o programado (Fora do limite): as opções são: deixar o valor do frete  como programado; calcular o frete pelo volume descarregado (valorizando a diferença total pelo valor unitário do frete) ou calcular o frete pelo volume descarregado descontando a diferença até o limite definido pelo valor do frete unitário.

      • Exemplo da tela de alteração da nota no fechamento de estoques

        • Quantidade 20c (volume descarregado) é menor que Quantidade Ambiente (volume programado)
        • Tolerância é menor que a Diferença: fora do limite

  • Valorização Diferença Produto: as opções são: não calcular a diferença, calcular a diferença pela quantidade total ou calcular a diferença pelo volume descarregado descontando a tolerância.

Configurações referentes à conversão de unidades de medidas diferenciadas

A apuração da diferença sempre é realizada em litrosPortanto, para a Diferença via Fechamento de Estoques não há qualquer necessidade de conversão de unidade, uma vez que os estoques no SisPetro são sempre em litros.

Configuração para facilitar a identificação dos Conhecimentos de Fretes Recebidos

Na Natureza de Operação utilizada para o lançamento do Conhecimento de Frete Recebido no SisPetro, como Nota de Outras Entradas, configurar:

Para mais informações, ver Vinculo automático CT-e e frete gerado e Manutenção de Importação de Notas Fiscais.

Configurações quanto à exigência de Apuração e Conhecimento para o Pagamento dos Fretes

Para evitar que o pagamento do frete seja feito antes que o Conhecimento de Frete seja lançado no SisPetro e devidamente apurado se há diferença ou não, necessário configurar na Configuração do Sistema aba fretes os perfis. Para mais informações, ver Painel Fretes.

  • Fretes de Saída
    • Exige que o frete esteja vinculado ao Conhecimento?
  • Fretes de Entrada
    • Exige que o frete esteja apurado?
    • Exige que o frete esteja vinculado ao Conhecimento?

Essas duas últimas configurações serão úteis para controlar a liberação do pagamento dos fretes.

Operacional

Feitas as configurações, periodicamente a Distribuidora precisará apurar as diferenças das descargas e depois valorizá-las.

Cálculo das Diferenças na Descarga

1 - Empresa tem base própria - Diferenças de Descarga Base Própria

Normalmente não se utiliza via Fechamento de Estoques. Para mais informações, ver Apuração de Valores de Fretes a Pagar por Diferenças de Descarga Base Própria.

2 - Empresa recebe o produto em uma base parceira ou do grupo

Neste cenário, a empresa pode optar por apurar os valores de frete através do fechamento de estoque ou pode optar por utilizar a tela de Controle de Diferenças de Descarga, através do processo de Importação, indicando o arquivo recebido pela Base. Assim, terá a diferença encontrada em cada OC/Produto. Para mais informações, ver Importação/ Exportação de Diferenças de Descargas.

3 - Empresa utiliza base de terceiros

Para este cenário foi desenvolvido o recurso para apurar valores de frete através do fechamento de estoque. Pode também optar por montar um arquivo, seguindo o layout especificado, para então importar na tela de Controle de Diferença de Descargas. Para mais informações, ver Importação/ Exportação de Diferenças de Descargas. 

Lançamento do Conhecimento de Frete

Fazer a importação dos Conhecimentos de Frete recebidos, usando a Natureza de Operação configurada para esse fim. Com isso, o SisPetro verá no xml do CT-e as Notas Fiscais Referenciadas e já providenciará o vínculo com os fretes a pagar.

Apuração do Frete Líquido

Esse é o processo onde realmente saberemos quanto deve ser pago para cada frete. Na Manutenção de Fretes, através do botão Apuração o usuário informará o período. Para todos os fretes da empresa conectada e do período informado, teremos, conforme a opção configurada no Depósito - Depósitos - Aba Dados Adicionais, na opção Origem da Apuração de Frete de Entrada:

  • Pela diferença de descarga via fechamento de estoque. Para que a apuração possa ser feita é necessário informar, na tela do fechamento de estoque escritural, na nota fiscal a tolerância permitida.
  • A identificação se o Conhecimento de Frete já foi recebido (tanto para fretes de Entrada como de Saída)

O Controle de Diferenças de Descargas é necessário para Fretes de Entrada, mas a Apuração de Frete Líquido é útil para todos os fretes: para valorizar as diferenças no caso de entradas e para identificar os conhecimentos de frete recebidos de todos os fretes.


Com isso, a Distribuidora pode, através da Manutenção de Fretes, selecionar os fretes por Transportadora e gerar um Contas a Pagar manual (via botão Pagto), já considerando o valor do Frete Real Líquido.

  • Sem rótulos