Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 4 Próxima »

Existem algumas configurações que são necessárias para utilizar o módulo de Previsão Orçamentária.

Em Sistema, na aba Previsão Orçamentária, deve-se fazer as seguinte configurações:

Para a Consolidação do Realizado é necessário informar para cada um dos três tipos de contas, qual a fonte de dados deseja utilizar para obtenção dos valores movimentados para as contas.

Em Fonte do realizado para Receitas temos duas opções:

  • Conta: Se estiver configurado por Conta, os valores para as contas de receita serão obtidos da movimentação das contas simplesmente. Assim, pouco interessa a origem do lançamento, bem como a sua contrapartida, basta simplesmente que a conta contábil tenha movimentação.
  • Recebimento: Caso seja por Recebimento, estes valores serão obtidos das movimentações de entrada pelas contas bancárias. Estes recebimentos geralmente são Baixas do Contas a Receber, Receitas Extraordinárias e Adiantamento de Fornecedores.

Ex. 1: Lançamento de Receita Extraordinária
D - Conta Bancária
C - Conta Receita
Se a fonte for Conta este lançamento faria parte, pois movimentou a conta de receita.
Se a fonte for Recebimento este lançamento também faria parte, pois movimentou uma conta bancária como contrapartida.

Ex. 2: Faturamento da Nota Fiscal (ainda não foi paga só faturada)
D - Conta Cliente
C - Conta Receita
Se a fonte for Conta este lançamento faria parte, pois movimentou a conta de receita.
Se a fonte for Recebimento este lançamento NÃO faria parte, pois NÃO movimentou uma conta bancária como contrapartida.

Além da diferença da origem da conta, temos também a diferença de data que o lançamento será apresentado. A fonte por conta é equivalente ao regime de competência e a fonte por recebimento ao regime de caixa.

Em Fonte do realizado para Custos temos também duas opções:

  • Conta: A opção por Conta significa que deve obter os valores da movimentação das contas de custos, similar ao caso da receita, quando é por conta. Esta opção é válida quando há movimentação das contas de custos, que o SisPetro só faz de forma automática no Fechamento de Estoque quando contabiliza o CMV.
  • Faturamento: Na opção Faturamento os valores são obtidos através dos Custos de aquisição salvos em notas fiscais de venda diminuído dos Custos de Aquisição das Notas de Devolução. Essa opção é interessante para as empresas que não fazem a apuração do CMV e nem movimentam de forma manual (lotes manuais) as suas contas de custos. Configurando devidamente os Custos de Venda, mas especificamente o Custo de Aquisição (também chamado de Custo Inicial ou Custo CIF), já pode ter uma apuração dos custos da empresa. Porém, também é necessário configurar a Conta Contábil de Custos de Venda no Cadastro de Produtos.

Detalhando o processo:

  • Ao faturar uma Nota Fiscal de Venda é informado o produto, localizado o Custo de Aquisição deste produto e salvo nos Custos da Nota Fiscal.
  • Ao lançar uma Nota de Devolução de Vendas também é informado o produto, localizado o Custo de Aquisição deste produto e salvo nos Custos da Nota Fiscal.
  • Ao consolidar o realizado com a opção de custos, o SisPetro verificará as notas de venda e pelo produto chega à sua conta contábil de Custo de Vendas. Nela serão acumulados os valores do Custo de Aquisição.

No caso das notas de devolução, chega-se à mesma conta contábil, porém se diminuirá o custo de aquisição delas.

Ex.:
Produto: 02 - Álcool
CC Custo Vendas: 50005 - Custo do Álcool
Custo de Aquisição: 0,98

3 Notas de Venda de Álcool
1 - 5000 litros X 0,98: 4.900,00
2 - 10000 litros X 0,98: 9.800,00
3 - 6000 litros X 0,98: 5.880,00
Total do Custo de Aquisição: 20.580,00

1 Nota de Devolução de Cliente
5000 X 0,98: 4.900,00

Resultado apresentado na conta 50005:
20.580,00 - 4.900,00 =
15.680,00

Fonte do realizado para Despesas possui as opções:

  • Conta: Com a opção Conta, as contas de despesas terão seus valores atualizados conforme a movimentação de suas próprias contas. Similar à receita, ou seja, pouco interessa a origem ou contrapartida do lançamento.
  • Pagamento: Se for optado por Pagamento, o valor total de cada conta de despesa, assim como o valor por centro de custo se houver, será obtido da movimentação das entradas pelas contas bancárias. Estes pagamentos geralmente são Baixas do Contas a Pagar, Despesas Extraordinárias e Adiantamento de Clientes.

Ex. 1: Lançamento de Despesa Extraordinária
D - Conta Bancária
C - Conta Despesa
Se a fonte for Conta este lançamento faria parte, pois movimentou a conta de despesa.
Se a fonte for Pagamento este lançamento também faria parte, pois movimentou uma conta bancária como contrapartida.

Ex. 2: Lançamento da Nota Fiscal de Compra (ainda não foi paga)
D - Conta Fornecedor
C - Conta Despesa
Se a fonte for Conta este lançamento faria parte, pois movimentou a conta de receita.
Se a fonte for Pagamento este lançamento NÃO faria parte, pois NÃO movimentou uma conta bancária como contrapartida.

Além da diferença da origem da conta, temos também a diferença de data que o lançamento será apresentado. A fonte por conta é equivalente ao regime de competência e a fonte por pagamento ao regime de caixa.

O Cenário Padrão é utilizado para que seja sugerido nas telas de previsão orçamentária, facilitando a digitação para que não seja necessário estar sempre informando-o, e sim informando apenas quando for um outro cenário que não o padrão. Pode-se configurar um outro cenário como sendo o padrão. Veja como incluir cenários no tópico Tabela de Cenários.

É importante configurar a Conta de Receita de Vendas no grupo Mapeamento de contas de clientes para conta de receita de vendas. Após configurar esta conta de receita de vendas, é necessário também pressionar o botão Atualiza todas as contas de clientes. Este procedimento é necessário para que, no momento de consolidar o realizado, o sistema utilize este mapeamento de contas para obter as receitas através da movimentação das contas de clientes, atualizando o valor total na conta de resultado de receita de vendas.

O Mapeamento de Contas pode ser configurado para cada conta através da manutenção do Plano de Contas.

Este campo de Conta Mapeamento Orçamento pode ser utilizado não apenas para conta de clientes, mas para qualquer outro tipo de conta que deseje que seja mapeada para uma outra conta.

  • Sem rótulos