Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 4 Próxima »

O travamento contábil possibilita que os lançamentos sejam realizados apenas em períodos definidos. Configurado de forma correta, o travamento evita que um usuário digite, por exemplo, um lançamento para ano de 0204 ou um lançamento com data muito superior ao ano corrente.

O usuário pode acessar a tela de Travamento Contábil pelo Menu - Movimentação / Travamento Período.

O travamento é configurado por empresa, portanto, deve-se informar a empresa que receberá a configuração através do campo "Empresa". O próximo passo será informar a data de inicio e a data final, ou seja, dentro de qual intervalo de data que serão aceitos os lançamentos, isso deve ser configurado através do grupo "Menor data para Lançamentos" e "Data Máxima para Lançamentos".

Exemplo:

A empresa limitou os lançamentos entre 01/01/2005 e 31/12/2006, ou seja, não poderá ser realizado nenhum lançamento posterior a 01/01/2005 e nem superior a 31/12/2006. No grupo "Menor data para Lançamentos", o usuário deve preencher o Campo "Indique data de travamento" com a data de "01/01/2005" e no painel "Data Máxima para Lançamentos", o campo "Indique data de travamento" deve ser preenchido com a data de "31/12/2006".

Para confirmar a alteração, deve-se clicar no botão "OK". O sistema mostrará uma mensagem solicitando a confirmação do usuário.

Clicando no botão "Sim", o sistema irá salvar as alterações, clicando no botão "Não", as alterações serão abortadas.

Acessando novamente a tela, o usuário poderá observar que no grupo "Menor data para lançamentos", o campo "Data Anterior de travamento" mostrará a última alteração feita (data 01/01/2005), esse campo indica a data inicial do travamento e no campo "Indique data de travamento" (que seria o campo da nova data, caso o usuário fosse alterar novamente a data inicial do travamento), o sistema sugere a mesma data do campo "Data Anterior de travamento". A mesma regra se aplica no grupo "Data máxima para lançamentos", isso se a "Data anterior de travamento" não for menor ou igual a data atual do sistema. Caso a data seja a data atual, por exemplo, o sistema sugere automaticamente no campo "Indique data de travamento" (que seria o campo da nova data, caso o usuário fosse alterar novamente a data final do travamento), a data atual mais 1 dia.

Na tela acima, o usuário fez a configuração do travamento colocando o campo "Indique data de travamento" como dia 15/05/2005, porém, a data atual do sistema é 17/05/2005, ou seja, a data que foi lançada como data final do travamento é uma data menor que a data atual do sistema. Embora o sistema aceite esse procedimento, ao entrar novamente na tela, o sistema sugere a data atual mais um dia como data final de travamento.

O sistema não permitirá que a data final do travamento que é indicada no Grupo "Data máxima para lançamentos", campo "Indique data de travamento", seja menor que a data inicial do travamento, indicada no grupo "Menor data para lançamentos". Caso isso aconteça, o usuário será advertido com a seguinte mensagem:

  • Sem rótulos