Na impressão da Nota Fiscal é necessário imprimir a temperatura do tanque, temperatura da amostra e a densidade do produto. Também pode ser impresso o número do laudo, que pode ser o número do documento do boletim de conformidade. Além disso, para a geração do DPMP, as características de Massa Específica e Teor Alcoólico também utilizam estas informações.
Através das configurações da empresa, o usuário pode indicar ao sistema como obter essas informações.
Para isso deve-se acessar o menu Ferramentas / Sistema / Nota Fiscal
e configurar o grupo:
O usuário deve através do campo "Temperatura e densidade que será salvo na NF", indicar ao sistema, de onde as informações serão retiradas, através das seguintes opções:
- Conforme cadastro de produtos: O sistema utilizará as informações cadastradas no produto. Caso não se tenha nenhuma informação de "temperatura do tanque", "temperatura da amostra" e a "densidade do produto", o usuário não terá essas informações para serem utilizadas na nota fiscal. Mais informações no tópico cadastro de Produtos.
- Sempre conforme tanque: Serão utilizadas as informações cadastrada no tanque. Não tendo informações cadastradas, o usuário não terá essas informações para serem utilizadas na nota fiscal, mesmo tendo informações no produto. Mais informações no tópico Manutenção de Tanques.
- Conforme o tanque. Depósito sem tanque, cadastro de produtos: O sistema utilizará as informações cadastradas no tanque, caso não tenha, o usuário não terá essas informações para serem utilizadas na nota fiscal. Não tendo tanque para o produto utilizado, o sistema utilizará as informações cadastradas no produto, isso se houver.
Sendo produto composto (gasolina C):
No cadastro de Produtos, no painel composição, poderá ser informado qual o produto que será utilizado para pegar a temperatura do tanque:
- Tendo algum produto marcado, é do tanque ativo deste produto que serão obtidas as informações;
- Caso esteja marcado mais que um produto, é do tanque ativo do produto com maior composição que será obtida as informações (por exemplo, se na gasolina C estiver marcado uma quantidade maior para a composição da Gasolina A do que para o Álcool Anidro é do tanque da Gasolina A que serão levantados os dados).
- Não tendo nenhum produto marcado, nenhuma informação será impressa na Nota Fiscal.
- Caso não se tenha um tanque ativo para o produto e tendo informações de temperatura, temperatura da amostra e densidade, na gasolina C, será da gasolina C as informações que serão gravadas na Nota Fiscal. Exemplo, se na composição da Gasolina C estiver marcado que as informações de temperatura e densidade serão obtidas da Gasolina A e não tiver nenhum tanque ativo para a gasolina A, o sistema verifica se a Gasolina C possui esses dados, havendo, essas informações serão aproveitadas na impressão da Nota Fiscal.
Após isso, o usuário precisará configurar o campo: "No cadastro de produtos, cadastrar:". Indicar como deverá ser cadastrada a temperatura e densidade, se será por por empresa ou por depósito.
Para atualizar a quantidade a 20 graus e o fator de conversão nas Notas Fiscais automaticamente, o usuário definir os campos Atualiza Fator de Conversão e Quantidade a 20c nas NFs Entradas e Atualiza Fator de Conversão e Quantidade a 20c nas NFs Saídas com uma das seguintes opções:
- Nunca Atualiza: O Sispetro nunca atualizará a quantidade a 20 graus na nota, mesmo que as temperaturas e densidades estejam cadastradas corretamente. Sendo assim, a quantidade a 20 graus sempre será igual a quantidade ambiente.
- Sempre Atualiza: O Sispetro sempre irá atualizar a quantidade a 20 graus na nota, considerando sempre o perfil de empresa Temperatura e densidade que será salvo na NF, citado logo acima.
- Respeita configuração do Depósito: O Sispetro irá verificar se o depósito utilizado na digitação da nota fiscal está configurado para atualizar a quantidade a 20 graus. Estando configurado para atualizar as notas fiscais digitadas com o depósito em questão terão as quantidades a 20 graus calculadas conforme o perfil de sistema Temperatura e densidade que será salvo na NF, citado logo acima. Caso o depósito não esteja configurado para atualizar as notas fiscais digitadas terão as quantidades a 20 graus iguais a quantidade ambiente.
ATENÇÃO: Normalmente, a quantidade informada na nota fiscal de entrada já é a quantidade convertida a 20 graus (pois a maioria das empresas fornecedoras faturam a 20 graus), portanto recomenda-se setar a atualização automática somente para as saídas (ajustando-se uma ou outra entrada no processo de fechamento de estoque caso exista alguma NF de entrada com a quantidade a temperatura ambiente).
Também é possível acessar o painel para mudança de densidade e temperatura, tanto no Sispetro Normal quanto no Sispetro Remoto, por meio do menu Movimentação / Faturamento / Muda Temperatura e Densidade.
Mais detalhes no tópico Temperatura-Densidade, no cadastro do produto.
No campo "Verifica dados de densidade e temperatura no cadastro de produtos", o usuário deve definir como será a validação dos dados de temperatura e densidade no cadastro do produto. Esse campo possui as seguintes opções:
- Não verifica, permite qualquer valor: Ao cadastrar as informações de temperatura e densidade no cadastro do produto, tanto por empresa, como por depósito, o sistema irá aceitar qualquer valor cadastrado.
- Verifica e só avisa: O sistema irá avisar ao usuário, que os valores cadastrados não são válidos, por não estarem cadastrados no sistema ou por gerarem valores de densidade a 20º zerados, porém, aceitará o cadastro caso o usuário continue o processo.
- Verifica e não permite densidade a 20º igual a zero: O sistema não permitirá que sejam cadastrados valores que gerem densidade a 20º com valor zerado.
Estando o grupo "Temperatura e densidade" configurados corretamente, o usuário deve definir alguns procedimento na NATUREZA DE OPERAÇÃO, através dos campos:
"Informação sobre densidade e temperatura"
e "Verificação dos dados de densidade e temp. na NF".
O campo "Informação sobre densidade e temperatura" da natureza de operação, possui duas opções:
- Conforme perfil de sistema (Tanque ou cadastro de produtos): Ao fazer a nota fiscal utilizando a natureza de operação configurada com essa opção, será utilizada a configuração do sistema para as informações de temperatura e densidade.
- Usuário informa na inclusão da nota fiscal: O sistema irá sugerir os dados configurados no próprio sistema, ou por tanque ou por produto, porém, permitirá que no momento de emitir a nota fiscal, o usuário possa alterar os valores de temperatura e densidade.
O campo "Verificação dos dados de densidade e temp. na NF", possui três opções:
- Não verifica, permite qualquer valor: O sistema não validará e aceitará qualquer valor de temperatura e densidade no momento de emitir a nota fiscal, tanto utilizando as informações do cadastro do produto ou do tanque, ou o usuário informando no momento de emitir a nota fiscal.
- Impede nota fiscal que esteja sem valor para densidade e temperatura: O sistema validará e não permitirá que a nota seja finalizada se algum dado de temperatura ou densidade estiver sem valor ou zerado, isso vale utilizando as informações do cadastro do produto ou do tanque, ou o usuário informando no momento de emitir a nota fiscal.
- Impede nota fiscal que esteja cuja densidade e temperatura resulte em densidade a 20º igual a zero: O sistema não finalizará a nota fiscal se as informações coletadas de temperatura e densidade gerarem a densidade a 20º igual a zero. Essa validação vale tanto para as informações retiradas do cadastro do produto ou tanque, ou se o usuário estiver informando no momento de emitir a nota fiscal.