Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 9 Próxima »

O cálculo do fator de conversão de produtos do tipo "Álcool" é feito através de uma tabela cadastrada no sistema.

No caso do Álcool, além de ser necessário chegar ao fator de conversão para termos o volume a 20 graus, também é necessário conferir o teor alcoólico dele. O teor alcoólico, também chamado de INPM, é a porcentagem de álcool encontrado no produto. Com base na temperatura e na densidade existe a porcentagem aceitável para estes dados. Assim, é muito importante saber se o Teor Alcoólico do produto recebido está de acordo com o teor cadastrado na tabela, pois é a certeza de que o produto não contém, por exemplo, mais água que o necessário.

Esta tabela é a mesma tabela utilizada nas bases para a determinaçãos das massas específicas de álcool etílico. Entende-se por massa específica a densidade do álcool.

Simulação do processo manual de utilização da tabela:

  a) A primeira ação a ser feita é localizar na tabela a temperatura da amostra ou temperatura do tanque. Em seguida, localize a linha correspondente à densidade da amostra. Nesta mesma linha terá a densidade a 20 graus e o teor alcoólico.

  b) Se a empresa não achar necessário considerar a temperatura do tanque diferente da amostra, nesta mesma linha ela encontrará também o fator de correção desejado, ou seja, ali no item a).

 c) Nestes casos, lá na tela do SisPetro vai ser informado no campo da temperatura do tanque a mesma temperatura informada no campo temperatura da amostra. Chamaremos este processo de cálculo direto.

  d) No entanto, algumas empresas optam por utilizarem a temperatura do tanque para chegar ao fator de conversão, por ter a temperatura da amostra e temperatura do tanque (diferentes) e acreditar que isso fará diferença no volume a 20 graus a ser ncontrado.

  e) Quando for assim, no item a) citado acima, ao se obter a densidade a 20 graus se faz uma nova consulta à tabela, desta vez localizando a temperatura do tanque. Em seguida, se localiza a linha correspondente à densidade a 20 graus encontrada no item a). Nesta linha então é que se pega o fator de correção desejado. Chamaremos este processo de cálculo pela densidade a 20 graus.

Importante: a primeira localização da tabela é feita pela temperatura do tanque quando a empresa trabalha com o cálculo direto. Quando a empresa trabalha com o cálculo pela densidade a 20 graus a primeira localização é feita pela temperatura da amostra.  

 

Agora, vamos entender como funciona isso no Sispetro:

Se a empresa utiliza o cálculo pela densidade a 20 graus, é necessário que na Configuração do Sistema, painel Estoque, se marque a opção a seguir:

Caso a empresa utilize o cálculo direto (considerando a temperatura da amostra igual a do tanque), deixe então a opção acima desmarcada.

Densidade exata ou próxima?
Independente do tipo de cálculo (direto ou pela densidade a 20 graus), pode ser que na tabela não se tenha cadastrada a densidade exata do produto, mas que a próxima densidade sirva. Para isso, na Configuração do Sistema, no painel Estoque, existe a seguinte opção:

Este perfil marcado pegará sempre pela próxima densidade, caso a densidade informada não seja encontrada. Porém a próxima densidade pode ter uma diferença muito grande entre a desejada. Assim, na tela de Fator de Conversão existe a opção "Pega fator de Conversão exato", que limita esta diferença num intervalo de 0,5 na temperatura e de 0,005 na densidade.

Inclusão/Alteração dos dados:
Como esta é uma tabela cadastrada no sistema, pode ser necessário cadastrar um fator de correção não cadastrado ainda, ou alterar um fator de correção cadastrado indevidamente. Na tela de Fator de Conversão pode ser utilizado o botão Edita, que mostrará a tela a seguir, que será um pouco diferente dependendo se a empresa trabalha com o cálculo direto ou com o cálculo pela densidade a 20 graus:

  • Cálculo pela densidade a 20 graus:

Na parte superior da tela serão apresentados os dados informados na tela anterior (densidade da amostra, temperatura da amostra e temperatura do tanque).

A seguir são mostrados os dados encontrados na tabela para o primeiro passo de localização, citado no item a) anteriormente, com base na temperatura da amostra. Veja, que se párassemos nesse passo, o fator de conversão encontrado seria 0,9935.

Na parte inferior são mostrados os dados do segundo passo de localização, ou seja, localizada a temperatura do tanque (23) e a densidade a 20 graus do painel anterior (0,8086), se obtém então o fator de conversão desejado: 0,9967. Enfim, se não tivesse esse passo, utilizaríamos o fator 0,9935 diferente de 0,9967. A diferença pode ser considerada pequena por algumas empresas, no caso destas, elas utilizam o cálculo direto.

  • Cálculo direto:

  Na parte superior da tela serão apresentados os dados informados na tela anterior (densidade da amostra, temperatura da amostra e temperatura do tanque).

  A seguir são mostrados os dados encontrados na tabela para o primeiro passo de localização, citado no item a) anteriormente, com base na temperatura do tanque, já que o cálculo é direto.

  Na parte inferior são mostrados os dados do segundo passo de localização, desnecessário neste caso que o cálculo é direto, estando então todo desabilitado, não podendo nem editar, nem confirmar.

Utilize o botão Edita para alterar os dados de cada quadro. Caso o Sispetro tenha as informações já cadastradas, estas já serão sugeridas, assim, se os dados não forem apresentados é porque não estão cadastrados. Todas as informações devem ser preenchidas com valores numéricos.

Utilize o botão Confirma para salvar os dados de cada quadro, porém é importante que ao final se utilize o botão Salva, para assim salvar os dois quadros quando for cálculo pela densidade a 20 graus e o primeiro quadro quando for cálculo direto.

Importante: Como o segundo passo depende do primeiro, sempre que se alterar os dados do primeiro passo, o segundo será automaticamente atualizado, afinal a segunda localização na tabela depende da densidade a 20 graus.

O teor alcoólico deve ser o mesmo para os dois quadros, pois é a mesma densidade e temperatura da amostra.

  • Sem rótulos