Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 8 Próxima »

Para se incluir uma leitura do tanque deve-se entrar através da Manutenção de Tanques em Movimento / Base / Manutenção Tanque.

Nesta tela após selecionar o depósito aparecerão os Tanques.

Deve-se então selecionar o tanque e clicar em Leituras onde serão mostradas todas as leituras do tanque a partir de determinada data.

O filtro de data "A partir de" inicialmente mostrará as leituras da última semana podendo ser modificado este período.

Utilize o botão Leitura Manual para incluir uma nova leitura onde aparecerá a seguinte tela.

Para efetuar outros tipos de leituras, vide o help Tipos de Leituras

Informe o tanque, régua, temperaturas e densidade e o sistema calcula o volume ambiente e a 20 graus. A densidade, temperaturas e o número do laudo poderão ser utilizados na Impressão da Nota Fiscal, independente do tipo de leitura feita.
O número do laudo pode ser utilizado para informar o número do documento do boletim de conformidade.

É possível informar a altura do Lastro Variável. Para isso, deve-se habilitar na configuração do Tanque a opção "Ativa Lastro Variável", vide tópico Manutenção de Tanques.

A leitura pode ser feita sem alterar o volume do tanque e para isso basta negar a pergunta "Altera volume do tanque?" que aparece no final da tela.

O campo Tipo na inclusão de leitura de tanque possibilita fazer três tipos de leitura (Fechamento, Abertura ou Ajuste).

Porém, o padrão o campo Tipo fique desabilitado para que somente possa ser incluído o tipo de leitura Fechamento, mas caso deseje fazer também os tipos Abertura ou Ajuste pode-se habilitar a opção em "Sistema / Estoque / Pode fazer leitura de tanque diferente de Fechamento".

O sistema sempre irá sugerir o tipo Fechamento na inclusão da leitura de tanque.

Ao incluir uma segunda leitura do tipo Fechamento ou Abertura no mesmo dia, o sistema automaticamente mudará as leituras incluídas anteriormente para o tipo Ajuste para que somente possa existir uma única Abertura e um único Fechamento por dia.

Se já houver movimentação no estoque físico no dia ao incluir uma leitura do tipo Abertura o sistema não permitirá que se faça a alteração no volume do tanque somente atualizando suas temperaturas e densidade.

Obs: Serão consideradas somente as leituras do tipo Fechamento para o rateio de estoque.

O botão Inclui Fator na Tabela Conversão só estará habilitado se o usuário tiver permissão. Para dar permissão, na Manutenção de Usuários, painel Carregamento, grupo Tanques, marque a seguinte opção:

Ele é útil para produtos do tipo "Alcool". Ao clicar nele abrirá uma tela específica, como pode ser visto no item Fator de Conversão - Álcool.

Agora basta clicar em OK para finalizar a leitura do tanque.

É possível fazer também a Leitura Automática, que exige algumas configurações específicas.

Atenção
O Sispetro irá considerar as informações de Temperatura Tanque, Temperatura Amostra e Densidade da última leitura efetuada. Porém, caso à última leitura efetuada seja com data anterior a última leitura estes dados NÃO sofrerão alterações.

Data da Leitura do Tanque

Em alguns casos no processo de leitura de Tanque, ao fazer uma leitura com data maior que as leituras existentes o Sispetro permite atualizar as temperaturas e densidade do tanque. Porém, quando se inclui, indevidamente, uma leitura com data muito futura, até a chegada dessa data as temperaturas e densidade não são atualizadas. Como não há nenhum tipo de validação na data informada, esse procedimento fica muito vulnerável a falhas.
Como forma de prevenir essa vulnerabilidade, temos um Perfil de Sistema na aba Ordem Carregto: Impede leitura de tanque com data maior que a data atual.
Esse perfil, como propriamente dito, não permitirá fazer leitura de tanque maior que a data/hora atual.

  • Sem rótulos