Na tela Análise Estoque/Liberação (Movimentação \ Movimentação de Material \ Requisição \ Análise Estoque/Liberação), onde o usuário poderá, para cada item selecionado, informar a quantidade liberada e se o item deve ir para cotação (caso exista quantidade a comprar), ser liberado integralmente (caso não exista quantidade a liberar) ou permanecer com o mesmo status.
É preciso informar:
- Depósito da requisição
- Pode ou não filtrar o Setor Requisitante. Caso queira filtrar, marque o perfil "Informa Setor Requisitante"
- Pode ou não filtrar o Setor responsável pela compra. Caso queira filtrar, marque o perfil "Informa Setor de Compras"
Ao selecionar a requisição desejada e clicar no botão , é apresentada a tela para liberar a quantidade de material para esta Requisição de Material.
É preciso informar:
- A quantidade que será ou não liberada
- Data da liberação
Caso seja marcado o perfil "Para Cotação/PMM", a quantidade a liberar deve ser zero. Pois não faz sentido a requisição ir para cotação se ainda há em estoque na empresa.
Liberação da Requisição
A partir da versão 8.12 foi criado um controle maior sobre as requisições. Depois que todo o processo de compras foi percorrido (veja Fluxograma Processos - Compras ) é necessário informar ao SisPetro que o produto está disponível para uso.
No painel "Requisição", para as requisições que já foram emitidas PMM aparecerão em negrito. Veja abaixo
Note que neste exemplo acima, a quantidade da requisição era 600 peças (Qtde Pendente de liberação + Qtde Liberada), foram liberadas 50 peças (Qtde Liberada) e ainda faltam 550 peças (Qtde Pendentes de Liberação).
A legenda (negrito) para requisições que já foram emitidos PMMs, junto com essas duas colunas dão ao usuário o cenário real do que se passa com a Requisição.
As requisições só sairão da tela, quando forem liberadas integralmente.Para libera-las:
- Para libera-las, clicar no botão
- informar a quantidade e data
- Clicar em "Gravar"