Composição

A partir do painel Detalhes é possível acionar o painel Composição para cadastrar os produtos que compõe o produto selecionado. Será apresentada a tela a seguir:

 

Informe os produtos e a quantidade para montagem de um kit em cada produto. Atente-se para que a soma seja sempre igual a 1. Informe a quantidade de composição específica para o DCP/DPMP. No caso do DCP/DPMP, ela servirá como sugestão de composição para cada período DCP/DPMP incluído, ou seja, poderá ser alterado.

Nos cálculos de quantidade com base na composição informada, pode-se optar por três tipos de arredondamento:

  • Arredonda: esta é a forma padrão e fará o arredondamento da quantidade para a unidade anterior, caso o valor seja menor ou igual a 4 e para a próxima unidade, caso o valor seja maior ou igual a 5. Ou seja, se o valor for 4501,40, será arredondado para 4501 e, se for 4501,70, o valor será arredondado para 4502.
  • Arredonda a maior: será arredondada a quantidade para a próxima unidade do valor encontrado, ou seja, se o valor for 4501,40, ele será arredondado para 4502.
  • Arredonda a menor: será arredondada a quantidade para a unidade anterior ao valor encontrado, ou seja, se o valor for 4501,70, ele será arredondado para 4501.
  • Não Arredonda: o valor não será arredondado. Essa opção é útil, por exemplo, para o aditivo que possui uma quantidade pequena. Nesses casos, ao ser arredondada, a quantidade pode ser zerada, sendo que, com a opção "Não arredonda", ele grava o valor que no total geral pode fazer diferença. Ao informar essa opção, o sistema irá consultar o campo Arredondamento de qtde movimentada do cadastrado do produto configurado com essa opção. Para mais informações, acesse Arredondamento em Produtos Compostos.

Exemplo: Na Gasolina C Aditivada, o Aditivo foi configurado com a opção "Não Arredonda". O sistema irá no cadastro do produto consultar o campo "Arredondamento de qtde movimentada" do produto Aditivo. 

 

O ideal é configurar um dos produtos básicos para arredondar a maior e outro a menor.

Veja abaixo exemplo utilizando somente a opção de arredonda e utilizando a opção de arredonda a maior/menor:

  • Ambos produtos configurados para Arredondar:
    • Quantidade na OC 15.050 = (15.050*0,77 = 10.986,5) 10.987 GA + (15.050*0,27 = 4.063,5) 4.064 AA = 15.051

  • Um produto configurado para Arredondar a Maior e outro para Arredondar a Menor:
    • Quantidade na OC 15.050 = (15.050*0,77 = 10.986,5) 10.987 GA + (15.050*0,27 = 4.063,5) 4.063 AA = 15.050

O campo Arredondamento de Qtde Movimentada possui as seguintes opções:

  • Inteira, arredonda possíveis decimais: o sistema arredonda os valores com casas decimais.
  • Permite decimais, não arredonda: o sistema não irá arredondar o valor encontrado, assumindo o valor com as devidas casas decimais.

    Portanto, se a Gasolina C aditivada tiver o produto Aditivo configurado para não arredondar, e no cadastro do produto Aditivo, o campo "Arredondamento de Qtde Movimentada" estiver com a opção "Inteira, arredonda possíveis decimais", o sistema irá arredondar os lançamentos referente ao produto Aditivo. Para que o sistema não arredonde e utilize as devidas casas decimais, deve-se configurar no cadastro do Aditivo o campo "Arredondamento de Qtde Movimentada" com a opção: "Permite decimais, não arredonda". Isso permite ao usuário utilizar um produto que faça parte da composição de outros dois produtos, onde um se deseja arredondar e no outro produto não.

    Recomenda-se que, caso o usuário opte que um produto seja arredondado a maior, que o outro produto da composição seja arredondado a menor, para que a soma das quantidades de cada produto da composição atinja a quantidade exata movimentada do produto composto.

O campo Tipo de Composição possui as seguintes opções:

  • Composição para movimentação: deve ser marcado para que o Sispetro proceda automaticamente, zerando o estoque final dos produtos compostos no DPMP.
  • Composição para estoque: deve ser marcado para que o Sispetro mantenha o estoque dos produtos compostos no DPMP.

A coluna Não entra na Portaria determina se o produto composto será incluído ou não nos itens da portaria, como no caso da Gasolina Aditivada, onde o aditivo não é necessário ser incluído como item na tela de Portaria, pois só devem entrar na portaria os produtos que tenham tanques ativos.

Caso a opção para dados de temperatura e densidade na Impressão da Nota Fiscal seja por tanque, informe de qual produto deverá ser obtida a leitura do tanque.

Automação Base

  • Volume (carregamento): categoria de volume de saída a ser gravada no Smart Card.
  • Volume (descarga): categoria de volume de entrada a ser gravada no Smart Card.
  • Temperatura: categoria de temperatura a ser gravada no Smart Card.
  • Tipo de Fator de Conversão: produtos claros (alcoois) e produtos escuros (gasolina/diesel).
  • Produto armazenado no tanque: qual o produto armazenado no tanque para o produto selecionado (principalmente no caso de produtos compostos). 
  • Código de Automação: Nesse campo é inserido a sigla utilizada para identificar o produto na automação do BaseCom.
    Estas informações serão utilizadas na gravação/leitura do Smart Card, sendo que a cada produto novo, basta ajustar estas informações para que o produto seja tratado como um produto compatível com o Smart Card.
  • Produto Aditivado: indica se o produto é aditivado.
  • O botão Configuração de Coluna da OC no Depósito permite que seja definido o depósito que o produto pertence e suas colunas, respectivamente, da Compartimentação da OC por Depósito.

Ao clicar nesse botão, o sistema abre a tela acima e é possível inserir os depósitos que o produto selecionado pertence.

Para incluir os depósitos e informar suas respectivas colunas, clique no botão Inclusão, para incluir um a um, ou então clique no botão Inclui Todos, para que o sistema informe todos depósitos ativos na tela, facilitando assim a inclusão, sendo necessário apenas vincular as colunas pertencentes a cada um.

Para excluir produtos, basta clicar no botão Exclusão.

Se informados depósitos duplicados, o sistema emitirá uma mensagem de aviso, informando que Existem depósitos duplicados, e em seguida permitirá que seja corrigido.

Para a definição das colunas, só é permitido colunas de 0 a 6.

Porém, se for informado uma coluna igual a 0 (zero) e clicar no botão Salva, o sistema emitirá uma mensagem informando que Existem depósitos sem colunas definidas! Deseja continuar?. Se a resposta for Yes o sistema finaliza e não salva a inclusão desse depósito que foi informada a coluna zero, caso contrário, se a resposta for No, é permitido fazer a alteração dos dados e informar uma coluna com numeração válida.

Importante: Se a definição da configuração das colunas para os depósitos for feita primeiramente nos produtos, ao acessar o depósito pela tela Manutenção de Depósitos / painel Cadastro Layout OC, a configuração da mesma deve ser igual a do produto e vice-versa.

Consulte o tópico Tabela Depósitos para saber mais informações e para distribuição de produtos na compartimentação da OC, veja maiores detalhes em Compartimentação de OC.

Diferença entre Produtos Compostos e Produtos Correlatos:

  • Produtos Correlatos por suas composições serem parecidas, podem ser armazenados num mesmo tanque. Exemplo: Benzeno A e Benzeno B
  • Produtos Compostos são constituídos de produtos primários, ou seja, são composições de um ou mais produtos, e normalmente são elaborados durante o processo de carregamento. Exemplo: Gasolina C, composta por gasolina A e álcool anidro.