Guia geral para Emissão do Demonstrativo de Resultado de Vendas

1. Confira a estrutura do Demonstrativo de Resultado.

    O SisPetro já sugere uma estrutura de Demonstrativo de Resultados, basta conferir se ela está de acordo com o que sua empresa espera.

    a) Inative algum item para que ela não seja impresso, se preferir exclua-o.
    b) Em cada item que não seja Sintético, vá ao painel Contas e selecione as contas que deverão ser agrupadas neste item.
    c) Escolha um (e somente um) item do Demonstrativo para que nele seja acumulado o valor da Receita de Vendas. Neste item marque a opção Tipo de Agrupamento para Receita de Vendas
    d) Repita o processo para o item que for acumular o valor de Custos das Mercadorias, nele marque a opção Tipo de Agrupamento para CMV.
    e) Finalmente repita o processo para o item que for acumular o valor de Devoluções de Vendas, nele marque a opção Tipo de Agrupamento para Devolução de Vendas.
    f) Confira os demais itens para que estejam todos com o Tipo de Agrupamento definido para Desconsiderar

Contas Vinculadas

O tipo de agrupamento, Contas Vinculadas, acumula os valores das contas vinculadas, levando valores de todos os lançamentos das respectivas contas.

2. Configure o salvamento de Custos pela Nota Fiscal.

    Para o item do Demonstrativo: Custos das Mercadorias Vendidas é necessário que a cada Nota Fiscal de Venda salve o custo de aquisição. Para mais informações, ver Cálculo de Custos. Veja as configurações necessárias:
    a) No perfil do Sistema, painel Nota Fiscal a opção: Salva Custos na NF de Venda.
    b) Vá em cada Natureza de Operação de Venda (Menu Tabelas Auxiliares / Faturamento / Natureza de Operação, painel Custos/Conhecimento) e marque quais os custos desejados para a Natureza. Para o Demonstrativo só é necessário o Custo Inicial (Aquisição).
    c) É fundamental para o processo de cálculo do custo médio funcionar que as naturezas de operação de entrada das notas fiscais que alterem o custo médio estejam marcadas para participarem do CMV (Participa do CMV no painel Dados Gerais).
    d) Para ajustar o Custo Inicial do Produto há duas formas: Manual ou pelo Fechamento de Estoque. No Menu Arquivos / Produtos – painel Detalhes – Custos para Venda, escolha uma das formas no item custo médio utilizado, atente-se que esta configuração é por Empresa. O valor do custo, independente da forma pode ser por Vigência (se no perfil do Sistema, estiver marcada a opção Controla Custos por Data de Vigência). No caso de venda de produtos compostos como Gasolina C, o Custo Inicial será a soma do Custo de Gasolina A com o Custo do Álcool Anidro (proporcionalmente).

  • Manual: Informe o CUSTO CIF do Produto, este custo deverá ser alterado manualmente toda vez que houver alteração do Custo.
  • Pelo Último Fechamento: informe o depósito padrão para atualização do custo. Assim, toda vez que for feito um fechamento de estoque para este produto/empresa/depósito padrão o custo será atualizado automaticamente.

    Caso seja o primeiro ajuste, ele poderá ser feito de forma global, porém, antes deixe todos os produtos configurados para que o custo inicial seja pelo último fechamento (esta é a opção padrão) e é imprescindível que sua empresa trabalhe com Fechamento de Estoque. No menu Movimentação/Estoque/Ajuste de Estoque Inicial informe uma data e o custo de cada produto/empresa/depósito. Se este produto/empresa/depósito já tiver um fechamento de estoque para data, somente o custo deverá ser informado, se não tiver, deverá ser informado o saldo final na data para que o SisPetro providencie o fechamento de estoque.
    e) Para calcular custos de notas fiscais anteriores à configuração, utilize a Manutenção de NF´s, posicione na nota de venda desejada e clique no botão Rec.Custo.

3. Emita o Demonstrativo de Resultados sobre Vendas.