Habilitação do Servidor Hermes para execução de funções via SispetroWeb/SispetroApp

Introdução

Certas rotinas expostas pelo SispetroWeb/SispetroApp não são executadas por ele e sim pelo Servidor Hermes que repassa estas informações ao SispetroWeb/SispetroApp, pois são funções inerentes ao ambiente Windows do Servidor Hermes.

Para indicar qual Servidor Hermes irá processar estas requisições geradas via SispetroWeb/SispetroApp, criamos esta opção.

Passos

Atualizar o SispetroMon;


Criar ou editar os dados através do menu Servidor Sispetro via Manutenção do Monitoramento Servidor Sispetro no SispetroMon. Para indicar qual Servidor Hermes, habilite a opção Habilita WebService.


Habilitar a execução de WebServices no Servidor Hermes escolhido dentro do Controlador Hermes. Ir até o mesmo, acessar a opção SisPetroWEB e selecionar a opção: Iniciar o serviço, conferir o IP configurado no monitor para que seja o mesmo do Servidor Hermes em questão e a Porta do Webservice sejam os mesmos cadastrados acima.



Note que você pode configurar o Serviço do WebService para que seja iniciado automaticamente marcando o checkbox: Executar Automaticamente Quando Servidor for Iniciado


Para compartilhar a carga do SispetroWEB, podemos ter um segundo Hermes e para isso precisamos incluir no SispetroMon esse segundo Hermes e ele será utilizado para todas as outras funções que não exijam vínculo com o S3.

O primeiro Hermes listado no SispetroMon deve ser sempre um S3

No SispetroApp, dentro da tela de atualização, serão mostradas as URLs consideradas como S3 e Hermes normal pelo Servidor Sispetro.

Essa tela é atualizada após novo login do usuário

Também se faz necessário, configurar o segundo Hermes (o qual normalmente chamamos de Hermes Serviços) no Hermes Controlador.

Abaixo temos o exemplo da configuração tanto do Hermes S3 como do Hermes Serviços, reparem que cada um deles está configurado em portas distintas:

Hermes S3

Hermes Serviços

Importante: Essas portas configuradas, devem estar liberadas no firewall do Windows. Para maiores informações, acionar a equipe de TI de sua empresa.


Algumas dicas úteis:

Caso a segunda via de boleto seja um procedimento a ser utilizado, deve-se verificar se o caminho do layout de arquivo do boleto é acessível pelo Servidor Hermes. Verificar e ajustar este local na tela de Aba Impressão da manutenção de tipos de cobrança. Para assegurar-se de que o caminho é valido e acessível pelo Servidor Hermes, basta acessar a manutenção de notas fiscais no SisPetro Normal solicitando o envio do boleto via e-mail informando seu e-mail para destinatário. Este procedimento executa o mesmo procedimento que o WebService utiliza para gerar o boleto.

Caso o caminho do layout do boleto não seja configurado corretamente ou o título não seja de cobrança eletrônica, não será gerado erro no procedimento e sim o arquivo será criado vazio.


Notar que a maior parte dos problemas relacionados à geração da segunda via de boleto pelo SispetroWeb/SispetroApp, decorrem do caminho do layout do boleto estar configurado incorretamente (o Servidor Hermes não encontra este arquivo).