O Painel Geral da Tabela Natureza de Operação permite ao usuário configurar informações padrões para todas as empresas. Tudo o que é configurado neste Painel, valerá para todas as filiais cadastradas no SisPetro.
A criação de uma Natureza de Operação poderá ocorrer em qualquer empresa conectada, pois ela irá constar para todas as empresas. Deve-se, contudo, após o correto cadastramento destes dados gerais, configurar os dados de impostos, custos entre outros no Painel Por Filial - Natureza de Operação da natureza cadastrada, caso haja diferença na utilização da natureza de operação entre as empresas.
O nome do perfil Realiza acerto de Estoque Zero foi alterado para Quantidade de Acerto nos Itens da NF. Foi criada, também, uma nova forma de se trabalhar. O usuário poderá informar a quantidade de acerto porém sem gerar pedido de ajuste, no estoque. Veja mais informações abaixo.
O SisPetro permite controlar os dados de densidade e temperatura armazenados na NF pelo depósito selecionado. Para isso basta informar no perfil Informação sobre densidade e temperatura da Manutenção de Natureza de Operação a opção Respeita configuração do depósito. Para mais informações, ver Depósitos - Aba Dados Adicionais
Ao cadastrar uma nova Natureza de Operação, se atente para a configuração de cada campo e perfil. Vejamos:
- Código: deve ser um código único (definido pelo usuário). Sugerimos iniciar o código por uma letra que identifique informalmente o tipo de movimentação que se deseja para esta natureza de operação. Assim, inicie com V quando for Vendas, T quando transferências, C quando compras e assim por diante para facilitar a pesquisa e agrupá-las convenientemente.
- CFOP: Código Fiscal da Operação. Será impresso na Nota Fiscal que utilizar esta natureza de operação.
- Tipo de Emissão: esse campo pode ser marcado como próprio ou de terceiros. Assim que escolher qual a opção condizente verifique também na aba Dados Adicionais (Fiscal) o campo Tipo de Emissão para uso no SPED pois, por exemplo, no caso de importação de notas próprias esse campo estará marcado como Terceiros e o do SPED poderá ser marcado como própria.
- Entrada/ Saída: para separar em relatórios as Notas Fiscais de Entrada ou Saída e validar se a operação escolhida é compatível ao tipo de Nota Fiscal que está sendo emitida.
- Descrição para NF: descrição que será utilizada na impressão da Nota Fiscal (pode ser diferente da descrição interna).
- Histórico padrão para NF: histórico que será gerado no módulo financeiro / contábil no momento do faturamento com esta natureza de operação.
- Informações Adicionais: permite concatenar texto a determinados campos da Nota Fiscal para consultas futuras ao lançamento contábil desta nota, para realizar uma conferência da fórmula empregada pressione o botão Testa Formula localizado ao lado do campo. Para mais informações, ver Teste de Fórmula.
- Quadro Composição do Histórico:
- Tipo de Histórico: por meio deste campo é possível configuramos como será gerado o histórico do lançamento do lote gerencial, permitindo 3 opções:
- Conforme padrão: irá gerar no histórico do lançamento do lote gerencial um texto pré-definido pelo SisPetro (Tipo da Nota #Pedido: <Número do Pedido> #NF:<Número da NF>
Exemplo:
No caso de uma Nota Fiscal de venda número 3015 com o pedido 1020, ficaria VENDA #Pedido: 1020 #NF: 3015). - Conforme Código de Histórico: irá gerar no histórico do lançamento do lote gerencial o conforme o Histórico padrão para a Nota Fiscal definido na Natureza.
- Conforme Fórmula: neste caso o histórico do lançamento do lote gerencial será gerado em função da fórmula informada no campo Histórico presente neste grupo.
- Conforme padrão: irá gerar no histórico do lançamento do lote gerencial um texto pré-definido pelo SisPetro (Tipo da Nota #Pedido: <Número do Pedido> #NF:<Número da NF>
- Histórico: será habilitado conforme a definição do campo Tipo Histórico.
- Tipo de Histórico: por meio deste campo é possível configuramos como será gerado o histórico do lançamento do lote gerencial, permitindo 3 opções:
- Tipo de documento: indica qual o tipo de documento a ser gerado através desta natureza de operação. Sugere como padrão aquele que estiver configurado para a empresa, geralmente Nota Fiscal/Fatura. Se a Natureza for contabilizar descontos, deve-se portanto, selecionar um Tipo de Documento que esteja configurado corretamente para fazer a Contabilização de Descontos-Acréscimos.
- Permite alterar tipo de documento na nota fiscal: este perfil trabalhando em conjunto com o perfil Controla Tipo Documento origem movto financeiro em Ferramentas > Sistema > Financeiro, permitirá ao usuário alterar o Tipo de Documento na inclusão da Nota Fiscal.
- Permite alterar código de exportação na NF: indica se na emissão da Nota Fiscal será permitido a alteração do código de exportação. No caso desta opção estar desmarcada o sistema utilizará o código de exportação indicado nesta mesma tela.
- Acesso restrito: determina se esta natureza de operação será visualizada somente por determinados usuários (aqueles que em seu perfil esteja habilitada no painel Segurança a opção Acessa Natureza Operação específica);
- Descrição: descrição para uso interno somente (para telas de pesquisas e relatórios).
- Habilita digitação de Número NF Estendido (maior que 9 dígitos)?: esta opção permite que seja habilitado o campo de preenchimento de número de nota fiscal de serviço, quando este número tiver um tamanho maior que nove dígitos. Para mais informações, ver Número de Nota Fiscal Estendido para Nota Fiscal de Serviço
- Duplicidade #NF: esta opção permite que haja duplicidade na numeração da Nota Fiscal mesmo quando a opção da empresa não permite a duplicidade.
- Não Permite: utilizando essa opção não será permitido emitir a nota caso exista duplicidade.
- Permite duplicar livremente: ao utilizar essa opção será permitido emitir notas com duplicidade.
- Permite somente para CFOP diferente: utilizando essa opção, só será possível incluir a nota duplicada caso a CFOP seja diferente.
- Testa capacidade veículo contra qtde NF: se, no momento da emissão da Nota Fiscal, Sistema deve comparar a capacidade do veículo utilizado (cadastro de frotas) na Nota Fiscal com a quantidade emitida na NF e alertar o usuário de eventuais discrepâncias.
- Ativo: se marcado, os usuários podem utilizar esta natureza de operação. Caso a natureza de operação não seja mais válida ou por qualquer motivo, os usuários não possam utilizá-la, caso já tenha havido notas fiscais com este código, o Sistema não permitirá sua exclusão. Assim, deve-se proceder com a sua inativação (deixar desabilitado o campo Ativo). Com isso, esta natureza não aparecerá em telas de pesquisa para utilização.
- Movimenta estoque: se movimenta estoque escritural no módulo de estoque.
- Quadro NF Devolução Clientes - Produtos Compostos
- Movimenta Estoque Produtos Básicos: na devolução de clientes de produtos compostos, se marcada esta opção, o SisPetro dará entrada nos produtos básicos que compõe o produto básico devolvido. Utilizado também para calcular custos, caso a devolução de clientes participe do CMV.
- Nota: movimentação somente do estoque escritural.
- Movimenta Estoque Produtos Básicos: na devolução de clientes de produtos compostos, se marcada esta opção, o SisPetro dará entrada nos produtos básicos que compõe o produto básico devolvido. Utilizado também para calcular custos, caso a devolução de clientes participe do CMV.
- Movimenta estoque mesmo se fechado: indica se poderá incluir notas fiscais mesmo com o estoque fechado, desde que no perfil de sistema, painel Estoque, a opção "Trava quando existir fechamento de estoque posterior ao movimento" não esteja marcada.
- Quadro Série NF: definição de séries para emissão de nota fiscal Geral (serviço e outros tipos) e para notas fiscais eletrônicas para os ambientes de Homologação, Produção e Contingência. Para mais informações sobre, ver Tabela Série Nota Fiscal.
- Quadro CMV
- Participa do CMV desmarcada: não será contabilizado no Fechamento de Custos e será apresentado detalhado.
Participa do CMV marcada: será contabilizado no Fechamento de Custos e será apresentado agrupado.
Não é possível utilizar em conjunto com a Sugestão de Custo Médio (somente Saídas) igual a Valor Unitário da NF.
- Sugestão de Custo Médio (somente Saídas): esta opção permite selecionar de que modo as notas de saídas que não participam nos custos vão interferir ou não nos cálculos do custo médio.
- Não se Aplica: naturezas de entrada ou naturezas de saídas que não são de produtos combustíveis
- Valor Unitário da NF: terá interferência no custo médio final do Fechamento de Custo com o valor unitário da NF
Não é possível utilizar em conjunto com Participa do CMV marcada
- Último Custo Médio Conhecido: não terá interferência no custo médio final do Fechamento de Custo
- Caso tenha alterações neste quadro, deve utilizar a ferramenta Atualização da Participação no CMV. Caso tenha custos fechados, devem ser reabertos. As alterações serão aplicadas após novos fechamentos.
- Operação Interestadual: define como uma operação interestadual, e pode impedir que seja utilizado uma natureza de operação discrepante na Nota Fiscal, caso o sistema esteja configurado para isso. Ou seja, será feita uma validação da UF da entidade e UF da empresa, identificando se é uma operação interestadual ou não e bloqueando a finalização da NF-e caso não esteja de acordo com a definição na natureza de operação. Mas somente será feita esta validação se em Sistema, na aba Nota Fiscal, estiver marcada a opção abaixo.
- Participa do DPMP/DCP: indica se notas com esta natureza devem ser consideradas no DPMP e DCP.
- Tipo de Nota Fiscal: na importação do CT-e, se a NF de entrada estiver lançada no SisPetro, será vinculado automaticamente o CT-e a NF-e acobertada. Para isso as naturezas de CT-e devem ser configuradas, neste campo, como sendo Conhecimento. Caso contrário não será feito o vínculo automático. Para mais informações, ver Vinculo automático CT-e e frete gerado.
Para notas do tipo Conhecimento:- Inclusão Manual: na aba de frete (da tela de inclusão da NF-e), deve-se definir a cidade de origem e de destino.
- Importação: as informações serão extraídas dos campos de remetente e destinatário da nota fiscal
- Permite associar a OC a mais de uma NF: que deverá ser configurado para que na emissão de nota fiscal através de ordem de carregamento (exceto NF-e de venda), possa ser feito mais de uma NF-e utilizando a mesma OC. Este recurso pode ser interessante, por exemplo, para o caso de haver transferência de produtos com duas notas fiscais para uma mesma ordem de carregamento, podendo ser faturado parcialmente a OC para cada NF-e.
- Uso somente em Vendas: impede a utilização desta natureza em Notas Fiscais cujo tipo não seja venda, como devoluções, outras entradas, etc.
- Sugestão de Preço em NF de Emissão Própria: esta opção permite utilizar preço de tabela ou custo médio do produto e de depósito na inclusão das notas fiscais de emissão própria (entradas e saídas), sugerindo no preço unitário.
- Utiliza tabela de preços por produto/empresa: quando essa opção estiver selecionada será utilizado o preço da tabela de preço por produto/empresa (padrão).
- Utiliza o último custo médio do Fechamento: quando esta opção estiver selecionada na inclusão das notas fiscais de emissão própria (entradas e saídas) o sistema irá pesquisar o custo médio do produto e do deposito e irá sugerir no preço unitário.
- Relaciona despesas com Frota: habilita botão para a indicação de despesas relacionadas ao Frota na emissão da Nota Fiscal.
- Permite Venda Direta: quando esta opção estiver marcada, esta natureza poderá ser utilizar para faturar um Pedido de Venda Direta para gerar uma Nota Fiscal de Venda Direta.
- Utiliza Adiantamentos no Faturamento para quitação: faz com que após a emissão da NF-e seja feita a baixa automática dos títulos em aberto da entidade (cliente ou fornecedor) utilizando os adiantamentos (créditos) cadastrados para ela na mesma empresa.
- Obriga informar número do pedido de compra: quando esta opção está marcada, na finalização de uma nota fiscal, será verificado se cada item da nota está devidamente vinculado a um pedido de compra. Para isso é necessário receber mercadorias através de Ordem de carregamento vinculada a um pedido de compra, ou recebê-las diretamente do pedido de compra.
- Exige que seja através de OC (NFs de saída): a nota fiscal de saída emitida através dessa natureza de operação deve ter Ordem de Carregamento.
- Quantidade de Acerto nos Itens da NF: há 3 modos de se trabalhar com o Estoque Zero, veja abaixo:
- Não permite informar: desta forma o SisPetro não trabalhará com Acerto de Estoque, não será possível o usuário informar a quantidade.
- Permite informar e faz ajuste com a diferença: desta forma o campo estará disponível na inclusão da Nota Fiscal e será feito um ajuste automático de movimento na nota fiscal para zerar o estoque e possibilita definir um Código histórico do ajuste realizado automaticamente. Caso não seja indicado, será utilizado o código da própria nota fiscal originária do movimento.
- Só informa e não faz ajuste: o usuário poderá informar a quantidade de diferença, porém não gerará nenhuma movimentação de estoque (referente ao Estoque Zero).
- Permite data de movimento anterior à data de emissão: permitirá ao usuário alterar na tela de Inclusão da nota fiscal se pode ou não ter a data de movimento anterior à data de emissão.
- Permite utilizar na inclusão manual?: este perfil permite incluir uma nota fiscal manual e/ou somente através de importação.
- Não, Só Permite Via Importação: não permite inclusão manual de nota fiscal, prevalecendo o perfil por filial.
- Sim, Permite Manual e Via Importação - perfil padrão: permite incluir nota fiscal manualmente e via importação, prevalecendo o perfil por filial.
- Informação sobre densidade e temperatura: perfil é utilizado em Temperaturas e densidade na Impressão da Nota Fiscal.
- Conforme perfil de sistema (Tanque ou cadastro de produtos): ao fazer a nota fiscal utilizando a natureza de operação configurada com essa opção, será utilizada a configuração do sistema para as informações de temperatura e densidade.
- Usuário informa na inclusão da nota fiscal: o SisPetro irá sugerir os dados configurados no próprio sistema, ou por tanque ou por produto, porém, permitirá que no momento de emitir a nota fiscal, o usuário possa alterar os valores de temperatura e densidade.
- Respeita configuração do Depósito: ao fazer a nota fiscal utilizando a natureza de operação configurada com essa opção, será utilizada a configuração do Depósito para as informações de temperatura e densidade.
- Peso Total da Nota Fiscal: este perfil permite ao usuário a opção de alterar o Peso Bruto e Líquido da Nota fiscal. É mais utilizado quando se trata de uma nota Importada, ou seja, uma nacionalização de produto onde o peso do produto deve ser exatamente igual ao que consta da Declaração de Importação.
- Totaliza o peso dos itens (respeita a configuração do cadastro de produto): desta forma o usuário não poderá interferir no cálculo do peso, será calculado a partir da densidade, peso padrão ou unidade de medida.
- Permite ao usuário informar (despreza o peso dos itens): desta forma o peso será calculado, como na opção acima, porém o usuário poderá alterar. O SisPetro gravará exatamente o que for informado.
- Participa no cálculo de Ressarcimento SP: se marcada participará do Ressarcimento SP.
- Permite diferença de R$ 0,01 nf NF: se marcada a opção, o SisPetro não permitirá emissão de notas fiscais (entradas ou saídas) com diferença de 0,01. Diferenças maiores não são permitidas, independente da opção marcada ou não.
- Nota: as SEFAZ permitem diferença de R$ 0,01 nos cálculos da nota fiscal.
- Envia 0 (zero) na Qtde da NF-e Complemento: é possível enviar a nota de complemento de imposto com a quantidade 0 no campo referente a quantidade do item no xml, para isso basta marcar essa opção.
- Usa Fator de Conversão para Unidade: a partir da versão 8.29 é possível utilizar unidade de medidas diferente do Litro para Devolução p/ fornecedor, assim sendo é preciso marcar este perfil nessas naturezas, mesmo sendo emissão própria.
- Via de Transporte (DCP/ Sintegra): tipo de transporte utilizado para movimentação de produtos, e que definirá as informações que sairão no XML.
- Rodoviária: o XML será gerado com as tag's <transporta> (Dados da transportadora) e <veicTransp> (dados da placa). Recomendamos utilizar com um Frota que tenha o campo Tipo como Carreta, Treminhão, Truck ou Toco e também o Tipo de Transporte como Rodoviário.
- Ferroviária: o XML será gerado com as tag's <transporta> (Dados da transportadora) e <vagao> (dados do vagão). Recomendamos utilizar com um Frota que tenha o campo Tipo como Vagão e também o Tipo de Transporte como Ferroviário.
- Cabotagem, Lacustre, LongoCurso, Oleoduto/Gasoduto, Alcoduto, Aérea e Rodoferroviária: o XML será gerado com a tag <transporta> somente (Dados da transportadora). Poderá ser utilizado para um Frota de qualquer Tipo e seu respectivo Tipo de Transporte.
- Sem Transporte: os campos Transportadora e Frota da emissão da nota fiscal ficarão desabilitados. Para mais informações, ver Preenchimento de Dados na Nota Fiscal. Nessa situação, os XML de notas de emissão própria não terão a tag <transporta> (Dados da transportadora).
- Fato gerador não realizado (para saídas)
- CFOP a ser utilizado no arquivo
- Valor a ser utilizado nas entradas
- Tipo Emissão: Própria ou Terceiros. Para notas fiscais emitidas por terceiros utilize a opção Terceiros. Para notas fiscais da empresa, utilize a opção Própria.
- Informa dados para DCP:
- Tipo de Operação: código de movimentação do DCP para este tipo de natureza de operação. No momento da geração do DCP (Arquivo com movimento de entradas e saídas da Empresa), o Sistema obtém o código de operação de acordo com este campo.
- Informa dados para o DPMP:
- Operação para agente regulado
- Operação para agente não regulado
- Modalidade de Transporte
- Série da Nota
- Cód. Produto/Operação Resultante
- Quadro Financeiro:
- Gera Movimentação Financeira: quando habilitado irá gerar automaticamente, após finalização da nota fiscal, movimento pendente no módulo Financeiro, seja no contas a pagar ou no contas a receber. O SisPetro valida o valor do título, não permitindo gerar com valor igual ou menor do que zero.
- Título Recorrente: este perfil permitirá ao usuário vincular uma nota fiscal a um título recorrente ainda não efetivado. Este perfil pode ser:
- Não efetiva títulos recorrentes: não obriga o usuário a informar se utilizará título recorrente para a nota fiscal.
- Solicita um título recorrente (opcional): permite ao usuário vincular um título recorrente a nota fiscal, mas não o obriga.
Exige a escolha de um título recorrente válido: obriga o usuário a vincular um título recorrente a nota fiscal.
Ao vincular um título recorrente NÃO EFETIVADO a uma nota fiscal, o SisPetro irá efetivar automaticamente o título recorrente.
- Título Recorrente: este perfil permitirá ao usuário vincular uma nota fiscal a um título recorrente ainda não efetivado. Este perfil pode ser:
- Valor do adiantamento na NF Devolução: permite que seja definido o valor de adiantamento que será gerado quando incluída uma nota fiscal de devolução.
- Total da NF Origem x Qtde devolvida: o valor do adiantamento será o mesmo valor da nota fiscal de origem.
- Total da NF Origem x Qtde devolvida menos frete: o SisPetro gerará o valor do adiantamento como sendo o valor total da nota fiscal de origem menos o valor do frete da mesma nota fiscal de origem.
- Gera Movimentação Financeira: quando habilitado irá gerar automaticamente, após finalização da nota fiscal, movimento pendente no módulo Financeiro, seja no contas a pagar ou no contas a receber. O SisPetro valida o valor do título, não permitindo gerar com valor igual ou menor do que zero.
- Quadro Produtos Importados:
- Gera dados de importação na inclusão da NF: indicará se deve gerar dados de importação durante a inclusão da nota fiscal.
- Informa data de referência da moeda (que informa taxa)
- Quadro Vínculo de Frete
- Tipo de vínculo: definição do tipo de vínculo da nota fiscal com o frete:
- Baixa do Contas a Pagar não permite vínculo com Frete
- Baixa do Contas a Pagar exige vínculo com Frete do mesmo valor
- Baixa do Contas a Pagar exige vínculo com Frete de qualquer valor
- Tipo de vínculo: definição do tipo de vínculo da nota fiscal com o frete:
- Quadro Imobilizado/Bens
- Cria dados para Imobilizado na entrada da NF: cria dados para o cadastro de bens de acordo com a quantidade dos produtos informados. Porém, só será levado em consideração se no perfil de sistema > painel Patrimônio estiver marcada a opção Habilita módulo de Patrimônio. Tais bens serão consultados no módulo Contábil.
- Permite alterar valor do bem na inclusão via NF: quando esta opção está marcada, será permitido informar o valor do bem para a conversão do produto em ativo fixo, no Módulo Patrimonial do SisPetro Controladoria.
- Pode ser indicada como NF de Baixa de Bem: deve ser habilitado nas naturezas que serão utilizadas nas NF-e de imobilizado e que serão vinculadas as Transferências ou Vendas de imobilizado.
- Vínculo c/ NF Comodato e outros: perfil tem a opção de realizar ou não vinculo com a nota fiscal.
- Não se aplica: opção padrão, não solicita vinculo com Bem.
- Via Inclusão da NF: solicita ao usuário que informe o bem para o vinculo no momento da inclusão da Nota Fiscal.
- Via Cadastro de Bens: possibilita o vinculo posterior a emissão da Nota Fiscal, através da tela de produtos no SisPetro Controladoria.
- Inclusão da NF ou Cadastro de Bens: possibilita o vinculo do bem na emissão da Nota Fiscal ou Posteriormente através da tela de produtos no SisPetro Controladoria.