Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 25 Atual »

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas e físicas, em complemento ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial.

Tem por objeto a escrituração de rendimentos pagos e retenções de Imposto de Renda, Contribuição Social do contribuinte exceto aquelas relacionadas ao trabalho e informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas. Substituirá, portanto, o módulo da EFD-Contribuições que apura a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB).

Foi implementado na versão 9.29 do SisPetro a manutenção, geração de xml e transmissão dos dados para a Sefaz.

Importante reforçar que a Futura realizou todos os testes de envio de dados do Sped-Reinf à Sefaz somente em ambiente de Homologação.
Durante o processo de desenvolvimento e testes, o ambiente de Homologação da Sefaz para envio dos dados, encontrava-se bem instável, muitas vezes apresentando inconsistências que na sequência geravam recibos de entrega das obrigações.


Para iniciar a utilização, deve-se revisar as configurações de sistema em Painel Fiscal e habilitar os direitos dos usuários de acordo com as informações em Painel Fiscal (Usuários).

A manutenção do Reinf deve ser realizada através do menu Movimentação / Controladoria / Manutenção do Reinf

Abaixo detalhamos as funcionalidades dos botões:

  • Inclui: ao clicar, sistema solicita o preenchimento do nome da empresa e do período para geração do Reinf, gerando o registro 0000 e deixando seu status como Aberto.
  • Preenche: utilizado para refazer o preenchimento das tabelas configuradas para preenchimento automático. Esta opção não altera dados de tabelas de preenchimento manual.

Atualmente, somente os registros R-2010, R-2099 e R-4099, são preenchidos automaticamente, porém é fundamental que o usuário faça a conferência dos registros de eventos que foram enviados. Para mais informações, ver Preenchimento Automático REINF - R2010
Os dados referente eventos de fechamentos da R-2099 a partir da versão 10.50 serão preenchidos automaticamente.

  • Altera: ao clicar, SisPetro é direcionado para edição do conjunto de dados, a partir do registro principal (0000), permitindo informar os dados para todos os registros, exceto:
    • R-2098: Reabertura do Período
    • R-9000: Exclusão de Eventos
    Para mais informações, ver Preenchimento de dados - SPED/Reinf.
  • Exclui: exclui o registro selecionado. Não permite a exclusão de registros que possuem recibo.
  • Processa: utilizado para gerar o xml e transmitir os dados. Para mais informações, ver Processamento do SPED/Reinf.
  • Atualiza: atualiza os dados da tela
  • Sair: sai da tela.

Na Aba Principal, o SisPetro apresentará os períodos por empresa para envio das informações preenchidas.

Na Aba Registros, são apresentados todos os registros incluídos, separando-os na abas inferiores:

Nesta aba você poderá excluir os registros e ver o xml enviado e o xml de retorno, ambos gerados por registro. Assim, se, por exemplo, foram enviados registros do R-2010, R-2020 e R-2040, o sistema apresentará um xml para cada registro.

Ao lançar os registros, caso não utilize o botão Preenche, deverá preencher manualmente os registros R-2099 e R-4099.


Na aba Comunicação o SisPetro apresentará todos os registros de comunicações realizadas, bem como os xml de envio e de retorno.
O xml apresentado nesta tela é o que foi enviado em cada processo de comunicação. Assim, se, por exemplo, foram enviados registros do R-2010, R-2020 e R-2040, o sistema apresentará apenas um xml com todas as informações e o xml de Retorno com sucesso ou erro.

Para mais informações:

  • Sem rótulos