Geralmente a compra de combustíveis exige o pagamento antecipado. Assim, para se ter o controle financeiro do que está sendo pago ao fornecedor, já que o produto e a Nota Fiscal só vão chegar posteriormente, é possível que o usuário inclua um crédito manual para o fornecedor e conforme for chegando a(s) Nota(s) Fiscal(is), os títulos do Contas a Pagar serão quitados utilizando estes adiantamentos.
Para inclusão é necessário acessar a tela de manutenção de Adiantamentos de Fornecedores (menu Movimentação / Financeiro / Contas a Pagar / Manutenção Adiantamentos Fornecedores
).
Na versão 8.42 foi incluída a opção de "Bloquear/ Desbloquear Baixa". De forma resumida permite ou não que um adiantamento seja utilizado nas baixas, veja informações mais abaixo.
Na tela acima, o Sistema mostra todos os créditos pendentes de cada entidade. Créditos pendentes são todos os créditos que não foram totalmente utilizados. Caso o usuário deseje visualizar os créditos utilizados, basta mudar o Status para Quitados na barra de comandos
Filtro de visualização:
- Somente Adiantamentos de Entidades: são os adiantamentos IDENTIFICADOS (clientes ou fornecedores) e os NÃO IDENTIFICADOS.
- Somente Adiantamentos de Uso Interno: são os adiantamentos transferidos para contas contábeis.
- Todos: mostra todos os adiantamentos sejam de entidades sejam de uso interno.
Bloquear/ Desbloquear Adiantamento
Na versão 8.42 foi criada as opções "Bloq. Baixa" e "Lib. Baixa", que servem para bloquear e desbloquear um adiantamento, evitando que seja utilizado em alguma baixa. Veja um exemplo prático
Na entre-safra a Distribuidora faz pagamentos antecipados à Usina para garantir um bom preço no Álcool. Porém esses adiantamentos só serão utilizados quando os carregamentos se iniciarem, então até essa data o PMM não estará disponível e os adiantamentos serão criados avulsos. Com o início das retiradas, o usuário poderá utilizar estes adiantamentos transferindo-os para uma conta transitória de onde seriam criados os adiantamentos vinculados ao contrato (PMM).
O Sispetro, nos processos de baixa, permite que qualquer adiantamento seja utilizado, e se for por processo automático, pega sempre os antigos. Com isso, esses adiantamentos "reservados" podem ser utilizados em qualquer NF, quando deveriam aguardar o início das retiradas. Para que isso não ocorra basta "bloquear" este adiantamento e desbloqueá-lo quando for preciso.
Primeiro é preciso dar permissão ao usuário de bloquear/ desbloquear os adtos. Procure pelo perfil "Pode bloquear/desbloquear Adiantamentos a Fornecedores para utilização em baixa". Veja mais informações em Painel Financeiro (Usuário)
Para bloquear basta selecionar o adiantamento e clicar no botão
, o adto. será apresentado na tela com a seguinte legendaPara desbloquear, basta clicar no botão
É possível, na inclusão do adiantamento dizer se ele será incluído como Bloqueado ou Desbloqueado, basta informar ao sistema no campo Bloqueado para Baixa
Para incluir um crédito, aperte o botão Inclui
Preencher os seguintes campos:
- Código da Entidade: Código da entidade que será a detentora do crédito.
- Código do Comprador: Código da entidade compradora, será preenchida conforme o código da entidade.
- CC Banco: Conta contábil da onde o montante correspondente ao adiantamento está saindo (normalmente uma conta de banco). Caso seja alguma outra conta que não do tipo Banco, deve-se desabilitar o controle Sugere somente contas de Banco para que o Sistema mostre todo o plano de contas na pesquisa de contas.
- Moeda Informar qual moeda esta sendo utilizado no adiantamento para o fornecedor (no caso de importação a moeda pode ser diferente do real) . Para mais detalhes, acesso o link Conversão de valores para Adiantamento.
- Número do Documento: O Número do documento que originou este crédito. É possível fazer a verificação de número de documento duplicado, mais detalhes vide tópico Verificação de Número de Documento em Adiantamentos.
- Valor Original: Valor Original do adiantamento.
- Informa PMM: Caso o adiantamento seja vinculado a um Pedido de Movimentação de Material deve-se marcar essa opção.Caso esse pedido esteja vinculado a representante é possível visualizar na pesquisa de PMM. Mais informações Controle de Representantes.
- Pedido Mov. Material: Se foi marcada a opção acima, informe o número do Pedido de Movimentação de Material.
- Código Histórico: Ao informar o código do histórico o sistema preenche a descrição do histórico e as informações adicionais caso haja.
- Histórico: Digite um histórico para este crédito.
- Informações Adicionais: Utilizado para complementar o histórico. Existe uma opção em "Sistema / Históricos / Na inclusão de crédito sugere a razão social do cliente como informações adicionais do histórico" que se for marcada irá copiar a razão social da entidade para o campo de informações adicionais ao informar o cliente ou fornecedor.
Caso o adiantamento tenha sido recebido em cheque, habilite o controle Em Cheque para incluir o cheque ou utilize o botão Lista Cheques Recebidos para vincular mais de um cheque. Maiores detalhes em Cheques Recebidos.
Aperte o botão OK para confirmar o crédito.
Alteração do valor unitário
Será possível alterar o o valor unitário pré preenchido pelo o PMM que controla Adiantamento quantificado.
Para isso o usuário precisará ter habilitado o perfil "Pode alterar preço em Adiantamentos Quantificados de PMM" - Veja informações Perfil de Usuário - Compras
Esta alteração de valor unitário do Adiantamento Quantificado vinculado ao PMM, só servirá para controle monetário, sendo assim, não irar alterar o valor original do PMM.