Para emitir o Conhecimento de Frete, a filial deverá ser uma empresa transportadora ou Conjugada (Transportadora / Distribuidora), para isso na configuração da empresa, menu Ferramentas / Sistema /Dados Gerais, deve-se selecionar um dos campos:
Aviso |
---|
A partir da versão 10.24, será possível liberar ou bloquear a edição da alíquota de ICMS e ICMS retido na inclusão do conhecimento de frete. Para permitir ou bloquear a edição é preciso liberar o perfil do usuário em Painel Fretes (Usuários). |
Aviso |
---|
Para gerar Conhecimento de Transporte/Frete eletrônico veja o tópico Como Emitir um Conhecimento de Frete Eletrônico - CTe. |
...
O conhecimento de frete poderá ser dividido em três tipos de movimento, sendo eles:
1. Venda: Útil para empresas que queiram vincular as notas de venda da Distribuidora a este conhecimento. Assim, a Entidade Remetente seria a Distribuidora e a Entidade Destinatária o cliente da nota de venda a ser vinculada. O usuário deverá informar a empresa da nota de venda a ser vinculada e o número da nota, sendo os dados desta nota já sugeridos na tela, facilitando a inclusão do conhecimento. O valor de frete sugerido na tela dependerá do frete cadastrado na nota de origem. (Para mais detalhes sobre o vinculo de NF-E com CT-e, verifique Referência de NF-e no CT-e)
...
- Entidade Remetente: Entidade que está remetendo o produto para o qual está sendo gerado o Conhecimento de Frete
- Entidade Destinatário: Entidade que receberá o produto transportado, ao ser informado poderá carregar automaticamente uma Natureza de Operação - veja Configurações Complementares.
- Natureza Operação Frete: Natureza a ser empregada no Conhecimento de Frete que está sendo cadastrado. A natureza é sugerida automaticamente se o perfil responsável estiver devidamente configurado nas configurações da empresa menu
Ferramentas / Sistema / Frete
:
Botão Seleciona NF-e Inclusão de conhecimento a partir de um XML da NF-e : Através do botão Seleciona NF-e é possível realizar o preenchimento dos dados do conhecimento a partir de um XML de uma NF-e, dessa forma agilizando o processo de inclusão e preenchimento de boa parte dos campos. Veja maiores detalhes em
...
- Depósito: De onde está saindo o produto a ser transportado.
- Série NF: Será preenchida automaticamente pelo sistema conforme a série configurada na natureza de operação utilizada. Mais detalhes nos tópicos Tabela Natureza Operação e Tabela Série Nota Fiscal.
# Conhecimento: Será gerado automaticamente pelo sistema, conforme númeração da série NF.
Nota Não será possível alterar o número do Conhecimento via tela, caso seja necessário a alteração, fazê-la via Série Nota Fiscal.
- Data Emissão: Data de emissão do conhecimento.
- Data Prestação: Nesse campo poderá ser informada a data de entrega do frete.
- Nota Fiscal de Origem estará disponível apenas para os Conhecimento de Frete do tipo "Venda" e "Transferência". O usuário deverá vincular o conhecimento a empresa e ao número da nota fiscal pelo qual deve-se vincular o conhecimento, através dos campos "Empresa" e "NúmeroNF". Quando o conhecimento for do tipo "Avulsa", o usuário deve informar as notas vinculadas no campo "Notas Fiscais Números".
- Produto: Informe neste campo o produto qu e será transportado e para o qual está sendo gerado o conhecimento de frete.
- Qtde: Quantidade do produto a ser transportado, também empregado no calculo do Valor total do frete.
- Preço Total: Valor total da fiscal
Na aba "Geral"
- Transp./Motorista: Transportadora/Motorista responsável pela realização do transporte da do Conhecimento de Frete.
- Frota: Frota empregada no transporte do Conhecimento.
- Tem Carreta: Poderá ser informado se foi utilizada uma carreta no frota selecionado, devendo ser informada a carreta, caso o campo tenha sido marcado.
- Tem Treminhão: Poderá ser informado se foi utilizado um treminhão no frota selecionado, devendo ser informada a carreta, caso o campo tenha sido marcado.
- Frete: Neste grupo quando a filial tratar-se de uma transportadora será por meio do valor total que poderemos ter um Frete a Pagar, conforme configuração definida pela mesma (maiores informações Configurações Complementares). Quando marcada a opção Frete a Pagar? será gerado um registro para controle na Manutenção de Fretes. O valor do frete nos casos onde o tipo de Conhecimento venha a ser de Venda será o frete unitário do item da nota de venda, para os outros tipos será empregado o cálculo de Frete Padrão (maiores informações Tabela Distâncias)
- Empresa que trabalham com a entidade retira (campo "Informa entidade de retirada da mercadoria no Conhecimento de Frete" presente na aba "Frete" da Configuração de Sistema deverá estar marcado) será calculada a distância entre a Retirante e o Destinatário
- Empresa não trabalha com entidade retira, será calculada a distância entre o Remetente e o Destinatário.
- Despesas Acessórias: Campo para cálculo da base de cálculo de ICMS no conhecimento de frete. Veja maiores detalhes em Despesas Acessórias.
- ICMS Frete: Conforme o produto predominante ele localiza a tabela de ICMS e sugere o % do ICMS de frete cadastrado.
- CST: O CST será sugerido conforme cadastrado na Natureza Operação.
- A validação do CST e a formação do XML do CT-e começará a valer a partir da versão 8.7, veja informações em Validação do CST e formação do XML no conhecimento de frete
...
- Gerar Contas a Receber: Quando esse campo estiver marcado será gerado um contas a receber em função do Valor Total do Frete definido para o Conhecimento de Frete, sendo importante também observar que para a geração correta do contas a receber esse processo irá funcionar em conjunto com o campo Gera Contas Receber p/ afim de definir a quem será gerado o contas a receber (para habilitar a marcação do campo leia Configurações Complementares).
- Se marcado indique o responsável:
- Remetente: Indica que o responsável pelo contas a receber será o remetente. Quando não configura em perfil de sistema, o remetente será o padrão selecionado em todo novo conhecimento de frete.
- Destinatário: Indica que o responsável pelo contas a receber será o destinatário.
- Consignatário: Indica que o responsável pelo contas a receber será o consignatário informado na aba outras informações.
- Caso queira que a indicação do responsável pela cobrança do frete seja diferente do Remetente, alterar no perfil de sistema no Painel Fretes, quadro Conhecimento, opção "Responsável do Contas a Receber a ser Sugerido".
- Se desmarcado, a contabilização pode ser feita ou não conforme configurado no perfil de empresa, menu
Ferramentas/ Sistemas/ painel Contas Contábeis
, campo "Ação Contábil em Conhecimento":- Ao selecionar a opção "Contabiliza na conta configurada", deverá ser informada a conta contrapartida, que será contabilizada na conta de débito:
- Ao selecionar a opção "Contabiliza na conta configurada", deverá ser informada a conta contrapartida, que será contabilizada na conta de débito:
- Se marcado indique o responsável:
- Base ICMS Retido: informe o valor da base de cálculo do ICMS retido. Utilizado para CST 060.
- %: informe a alíquota referente ao ICMS Retido. Utilizado para CST 060.
- Nota: a natureza de operação deve estar configurada para Gerar ICMS Retido Fonte.
- Código do Histórico: Através do código de histórico será sugerido o texto do campo Histórico a ser utilizado na contabilização gerencial e real.
- Receita Transportes: Conta de Receita que será utilizada na geração do lançamento gerencial (maiores informações sobre o campo veja Configurações Complementares).
- Tipo Cobrança: Empregado para definir o tipo de cobrança que será realizada no contas a receber.
- Condição de Pagamento: Empregado para geração das parcelas no contas a receber.
Na aba "Outras Inf."
- Observações: Neste campo poderão ser lançados dados a serem impressos na nota fiscal conforme o layout configurado.
- Entidade Retirada: Por padrão será a mesma entidade definida como Remetente, contudo caso a filial necessite de alterar em determinados caso será possível realizar essa mudança (maiores informações veja Configurações Complementares).
- Valor p/ Contas a Receber: Por padrão será o mesmo valor total do frete, sendo permitido caso a filial necessite alterar para gerar um valor diferente no contas a receber. (maiores informações veja Configurações Complementares).
- Responsável pelo Seguro: possibilidade de informar quem é o responsável pelo seguro, podendo ser: Remetente, Expedidor, Recebedor, Destinatário, Emitente do CT-e, Tomador de Serviço.
- Importante: Durante os testes realizados em maio de 2013, a Sefaz não aceitou Expedidor, Recebedor ou Tomador de Serviço como responsável pelo seguro, gerando o código de erro 666 (Rejeição: O responsável pelo seguro da carga indicado não foi relacionado no CT-e).
- Tipo de Carga: Possibilidade de informar qual o Tipo de Carga que se se trata o serviço, podendo ser:
- Lotação: quando em uma mesma carga tem um único tomador do serviço, independente do número de CT-e emitidos.
- Na impressão do DACTE, o quadro específico de Lotação ficará disponível na parte inferior do layout, conforme Manual do CT-e:
- Na impressão do DACTE, o quadro específico de Lotação ficará disponível na parte inferior do layout, conforme Manual do CT-e:
- Fracionada: quando em uma mesma carga tem dois ou mais tomadores do serviço diferentes.
- Na impressão do DACTE, o quadro específico para transporte Fracionado ficará disponível na parte inferior do layout, conforme Manual do CT-e:
Informações No XML, será gerada a tag lota, podendo ser 0 - Fracionada ou 1 - Lotação.
- Na impressão do DACTE, o quadro específico para transporte Fracionado ficará disponível na parte inferior do layout, conforme Manual do CT-e:
- Lotação: quando em uma mesma carga tem um único tomador do serviço, independente do número de CT-e emitidos.
- Comissão Motorista: Veja Configurações Complementares
- Consignatário: Definição da empresa que paga o conhecimento de frete mas que não está fazendo parte das entidades envolvidas no frete, que atualmente são a entidade remetente, a destinatária e a de retirada.
- Transp. Redespacho: Uma outra transportadora responsável pelo transporte. Normalmente ocorre quando uma transportadora contrata outra transportadora para efetuar o transporte em seu lugar. Ou seja, durante o percurso, o transporte é feito por mais de uma transportadora.
- Quadro Notas Fiscais que acobertam o Conhecimento: Neste grid poderão ser lançadas todas as notas fiscais que serão transportadas pelo Conhecimento e os dados necessários para a emissão do Sintegra. No caso de notas de venda ou transferência, alguns dados já serão sugeridos. Caso necessite que o usuário sempre informe no mínimo uma nota será necessário configurar na empresa (maiores informações no tópico Configurações Complementares).
- O preenchimento dessa informação se dará de acordo com o Tipo Movimento selecionado, que segue:
- Tipo Movimento VENDA: Os dados da NF serão preenchidos automaticamente de acordo a Nota Fiscal vinculada. Sem possibilidade de alteração.
- Tipo Movimento TRANSF: Os dados da NF serão preenchidos automaticamente de acordo a Nota Fiscal vinculada. Sem possibilidade de alteração.
- Tipo Movimento AVULSO: Utilizando os Botões de Incluir, Editar e Excluir, as NFs deverão ser lançadas manualmente, na tela abaixo, levando em consideração as observações logo abaixo:
- O preenchimento dessa informação se dará de acordo com o Tipo Movimento selecionado, que segue:
- Modelo NF será sugerido automaticamente como 55 e a Série será sugerida automaticamente como 1 (normalmente utilizada), com possibilidade de alteração.
- Caso o Modelo seja 55, serão validados os campos Chave de acesso, Valor do Produto e Número NF para que estejam preenchidos.
- Caso o Modelo seja diferente de 55, serão validados os campos CFOP, Valor Produto e Número NF para que estejam preenchidos.
Informações A Chave de Acesso da Nota Fiscal vinculada ou informada neste campo, poderá ser acrescentada no quadro Documento Originários do Dacte.
Para isso, na edição do RTM, acesse o SubReport1: ConhecimentoItens, acrescente um novo objeto de texto do Banco de dados, e informe o campo ChaveAcesso. Em caso de dúvida, conte o Suporte Futura Tecnologia
...
A partir da versão 8.13 foi adicionado no SisPetro a possibilidade de escolher o Tipo de Conhecimento e Tipo de Serviço. Para maiores informações vide help Tipos de Conhecimento e Tipos de Serviços
- Tipo de Conhecimento: Informar qual o tipo do conhecimento.
- Normal
- Complemento de Valores
- Anulação
- Substituto
- Tipo de Serviço: informar o tipo do serviço.
- Normal
- Sub Contratação
- Redespacho
- Redespacho Intermediário
- CT-e Referenciado: quando o CT-e for do tipo "Normal" não há motivos para referenciar outro CT-e. Assim este campo estará disponível caso o "Tipo de Conhecimento" seja Complemento de Valores, Anulação ou Substituto e quando o CT-e for do tipo "Normal" e o tipo de serviço for "SubContratação" (neste caso, a chave de acesso do CT-e emitido pela transportadora contratante). Para buscar o Conhecimento no SisPetro, basta clicar no botão "Busca CT-e", será apresentado uma tela de pesquisa com todos os CT-es dentro do período configurado no perfil de sistema Painel Nota Fiscal. Caso o CT-e seja de uma transportadora contratante, basta informar a chave de acesso desse CT-e.
- CT-e/NF-e Anulação: Este campo estará disponível quando o CT-e for do tipo Substituto.Para buscar o Conhecimento no SisPetro, basta clicar no botão "Busca CT-e", será apresentado uma tela de pesquisa com todos os CT-es dentro do período configurado no perfil de sistema Painel Nota Fiscal.
- Entidade Documento Anterior: o usuário deve escolher a entidade anterior nos casos do Tipo de Serviço Sub Contratação.
- Data Decl. não Contr.: só estará habilitada quando o Tipo de Conhecimento for "Anulação".
- Transportadora de Redespacho: informar a empresa de redespacho.
- Transportadora Redespachante: informar a empresa redespachante.
Para informações sobre os Tipos de Serviços e Tipos de Conhecimento, veja help Tipos de Conhecimento e Tipos de Serviços
Aba "Comp.":
A partir da versão 8.16 foi implementada no SisPetro a possibilidade de informar componentes referentes a prestação de serviços, entre os quais o Vale Pedágio. Para maiores informações, veja o help Tabela Componentes da Prestação de Serviço.
...
Os componentes do tipo OUTROS são enviados os campos Nome Fisco e Valor. Para os componentes do tipo VALE PEDÁGIO, são enviados os campos Nome Fisco, CNPJ Fornecedor, CNPJ Pagante, Número Comprovante Vale Pedágio e Valor, sendo neste tipo TODOS os campos validados pela Sefaz.
- Botão Inclui: permite incluir um outro componente que esteja cadastrado mas não vinculado à empresa conectada.
- Botão Edita: permite editar os dados de um componente.
- Botão Exclui: permite excluir um componente.
Aba "Dados para MDF-e":
Aviso |
---|
A partir da versão 10.11 foi adicionada a tabela de Manutenção de Seguradora, para empresa que emite CT-e e MDF-e. |
A partir da versão 9.16, com a implementação da versão 3.00 do MDF-e, para emitentes de CT-e é obrigatório informar os dados abaixo.
- CIOT: informar o número
- CNPJ CIOT: informar o CNPJ da empresa responsável pelo CIOT
- Seguradora: escolher a seguradora previamente preenchida em Manutenção de Seguradora
- Num. Averbação: informar o número
- Responsável Seguro:
- Emitente do MDF-e
- Responsável pela contratação do serviço de transporte
- Painel Dados Comprovante de Entrega
- Passível de Compr. Entrega: Habilitando essa opção o conhecimento ira gerar um comprovante de entrega. Essa opção só ira vir habilitado caso o perfil de Sistema 'Envia comprovante de Entrega' esteja habilitado.
- Nome do Recebedor: Nome do Recebedor da Entrega, o preenchimento desse campo vira de acordo com os dados preenchidos no cadastro de cliente no campo Nome do Recebedor.
- Documento do Recebedor: O campo Documento do Recebedor será preenchido automaticamente de acordo com os dados preenchidos no cadastro de cliente no campo Documento do Recebedor.
- Data/Hora Entrega: Nesse campo informamos a data de Entrega para o comprovante de entrega. Seu preenchimento dependera do perfil de Sistema '#Dias padrão para Data Entrega (a partir da Data da Prestação)'. veja maiores detalhes em Painel NF-e/CT-e.
- Latitude: Latitude da coordenada de onde será realizado à entrega, seu preenchimento será sugerido com a Latitude informada no cadastro do cliente.
- Longitude: Longitude da coordenada de onde será realizado à entrega, seu preenchimento será sugerido com a Longitude informada no cadastro do cliente.
...
É possível realizar a alteração dos dados acima utilizados no MDF-e, após já ter emitido o Conhecimento. Para isso basta acionar o botão Manutenção de Nota Fiscal.
na tela deA tela só sera acionada e permitira ser realizado a alteração, caso o conhecimento NÃO esteja cancelado, e NÃO tenha um MDF-e para o conhecimento.
...
Durante a visualização de um conhecimento via Manutenção de Notas Fiscais é possível navegar entre os Conhecimentos de Frete, diretamente pela tela, os quais estão ordenados pelo campo Sequencial. Basta utilizar os botões Anterior e Próximo
O frete gerado pelo conhecimento de frete, poderá ser consultado na manutenção de frete. Maiores detalhes Manutenção de Frete.
...