A Partir da versão 7.19, o SisPetro está preparado para utilizar os adiantamentos de outras filiais no processo de baixa automática, procure neste help por Baixa automática utilizando créditos de outras Filiais
Para que a Baixa Automática funcione, é preciso configurar alguns parâmetros antes:
Perfil de Sistema
- Aba Financeiro
- É preciso habilitar o perfil: "Faz baixa automática"
- Informar a data da baixa e data fluxo, com as seguintes opções:
- Data Atual: Data do dia
- Maior entre Data Crédito e Data NF: Maior data entre Data Crédito (Data do Fluxo do Adiantamento) e Data NF (Data da Emissão do Título).
- Menor entre Data Crédito e Data NF: Menor data entre Data Crédito (Data do Fluxo do Adiantamento) e Data NF (Data da Emissão do Título). - Verifica débitos na inclusão de adiantamentos
Com este perfil habilitado, caso haja algum débito para o cliente ou fornecedor, quando for incluído um adiantamento o sistema verificará e se houver o quitará.
- Aba Históricos
Informar os códigos de Históricos a serem utilizados
Se o histórico permitir fórmula, a fórmula deste histórico será convertida no momento da baixa. Veja maiores esclarecimentos na Manutenção de Históricos
- Aba Contab. Real
Caso esteja utilizando o módulo de Controladoria, é necessário informar os códigos de contabilização
Feita essas configuração o SisPetro esta pronto para que a Baixa Automática seja feita na leitura do Arquivo de Cobrança para os registros do tipo Contra Recibo.
Baixa automática utilizando créditos de outras Filiais
A partir da versão 7.19, é possível configurar a Baixa Automática para utilizar créditos de outras filiais, lembrando que o cliente ou fornecedor deve ser o mesmo.
É preciso habilitar em Perfil de Sistema/Financeiro o perfil Pode utilizar Adiantamentos de outras empresas na Baixa , depois de habilitado será possível utilizar os créditos nas seguintes situações:
1. Ao incluir um título via nota fiscal, se a natureza estiver configurada para tal, o SisPetro irá procurar por adiantamentos na empresa emissora da nota. Se não for encontrado vai buscar créditos nas outras empresas e, se for encontrado, todo adiantamento será transferido para a empresa emissora, quitando (parcialmente ou não) o título.
Exemplo:
Empresa 1:
- Nota Fiscal no valor de R$ 10.000,00
- Não há adiantamentos para o cliente faturado
Empresa 2:
- Adiantamento(crédito) no valor de R$ 13.000,00
Se o Perfil Pode utilizar Adiantamentos de outras empresas na Baixa e o restante da baixa automática estiver configurado, o Sistema vai transferir o adiantamento da empresa 2 para empresa 1, assim quitando o título em aberto. Lembrando que será transferido o adiantamento TODO, e o cliente ficará com crédito, neste caso.
2. Ao incluir um título manualmente, quando um título for incluído manualmente o SisPetro procederá da seguinte forma:
O título não vai ser baixado como na inclusão de NF, pois não estaria correto. Quando o usuário for baixá-lo e quiser utilizar um adiantamento de outra empresa, será dada o possibilidade. Lembrando que se for utilizar um adiantamento de outra empresa, ele será transferido na sua totalidade.
Se o adiantamento puder ser utilizado, o quadro #recibo estará disponível
Para baixar um título via tela de Bancos o procedimento é o mesmo
Processo de baixa automática:
- A primeira verificação do Sispetro é de como é feita a Contabilização de Lançamentos Gerenciais:
sendo;
- Por comprador;
- Por entidade faturada.
Em seguida, o sispetro verifica os títulos em aberto para a entidade;
Sendo:
- Comprador se a contabilização é por comprador
- Entidade Faturada se a contabilização é por Entidade Fatura.
- Nota Fiscal, Adiantamento ou Pedido de Venda quando existe Contra recibo em ordem de recebimento.
O Sispetro verifica os títulos mais antigos.
- O próximo passo é verificar se para a empresa onde tem o título em aberto, a entidade (com o mesmo critério: o comprador no caso de contabilização por comprador ou a entidade faturada no caso de contabilização por entidade faturada) possui um adiantamento cadastrado.
- Se sim, vai utilizando o adiantamento conforme o valor do título e do adiantamento.
- Caso não haja, e o sistema estiver configurado para utilizar créditos de outras filiais, o mesmo processo é feito, porém nas outras empresas.