Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 17 Próxima »

Este tipo de transferência o tipo de transferência considerada interna ao estoque da empresa embora envolva normalmente outra empresa (origem da transferência).

É considerada interna, pois os depósitos envolvidos na transferência pertencem à mesma empresa.

Neste item também, são inlcuídas as compras de combustíves em usinas, devendo portanto, ser feito a Ordem de Transferência entre o Depósito da Usina e o depósito da empresa. Maiores detalhes sobre compras, vide tópico Roteiro para Área de Compras.

Exemplo: Quando transferimos determinada quantidade de produto de uma Usina para a base armazenadora, estamos na realidade movimentando dois depósitos (Usina e Base) internos da própria empresa (embora o depósito Usina seja considerado depósito de terceiros, seus produtos são de propriedade da empresa).

Assim, para realizarmos este tipo de transferência temos os seguintes passos a realizar:

1. Emissão da Ordem de Carregamento de Transferência.

Aqui, vamos emitir a Ordem de Carregamento de Transferência do depósito Origem para o depósito destino. Temos de indicar também um depósito Trânsito onde o Sistema irá alocar a mercadoria enquanto esta não tiver chegado no destino.
Assim, para iniciar o processo, incluimos a Ordem de Carregamento (Movimentação / Estoque / Ordem de Carregamento).

Incluimos as seguintes informações:

  • Tipo de Ordem de Carregamento: Deve-se escolher OC tipo Transferência entre Depósitos.
  • Entidade: Escolha a usina ou fornecedor remetente dos produtos.
  • Contrato de Venda: Indique o número do contrato de venda, caso for necessário. Vide Vínculo com Contrato de Venda.
  • Depósito Origem: Depósito previamente cadastrado na empresa origem das mercadorias. Caso não saiba aperte <enter> para pesquisar os depósitos existentes.
  • Depósito Destino: Depósito previamente cadastrado na empresa destino das mercadorias. Caso não saiba aperte <enter> para pesquisar os depósitos existentes. Normalmente é a base armazenadora.
  • Depósito Trânsito: Depósito fictício onde o Sistema irá alocar a quantidade da Ordem de Carregamento para indicar que esta mercadoria não está disponível para venda ainda e ainda não chegou no destino. Caso não saiba aperte <enter> para pesquisar os depósitos existentes. Nas pesquisas, este depósito está em negrito (indicando um depósito do tipo indisponível para venda).
  • Transportadora: Indique o código da transportadora dos produtos.
  • Frota: Indique a frota
  • Informa Pedido Mov. Mat. Marque essa opção caso essa OC for através de Pedido de Movimentação de Material para informar o número do contrato de compra. Essa opção pode ou não obrigar informar o número do pedido de compra, mas isso depende das Configurações do Perfil do Sistema do PMM.
  • Produtos: Inclua todos os produtos transportados (um em cada linha) informando seu código (caso não saiba, aperte <enter> para pesquisar), quantidade, frete unitário e se for o caso, informe o número do PMM.
    Para informar o número do PMM no campo reservado para esse fim nos itens da OC, é possível realizar uma pesquisa (clique no botão ... no canto do campo) dos PMM existentes para o fornecedor selecionado, nesse PMM é possível que tenha um Deposito Destino Forçado e será possível visualizá-los na pesquisa, conforme pode ser visto na imagem abaixo:

Caso o deposito destino seja diferente do que foi informado no PMM será exibido uma mensagem de erro conforme a abaixo:

O valor do frete unitário pode ou não ser informado pelo usuário na inclusão da OC. Caso a empresa opte por não permitir que o usuário informe o valor do frete, deve-se desmarcar (por padrão pode informar) a permissão no perfil do Usuário /painel Carregamento, opção:

O cálculo do frete para esse tipo de Ordem de Carregamento pode ser controlado pelo perfil da empresa. Maiores informações no tópico Controle de Frete por tipo de Ordem de Carregamento.

Caso deseje, poderá introduzir a compartimentação deste carregamento apertando o botão Compartimentação. Este procedimento deve ser realizado se for imprimir uma Ordem de Carregamento ou documento que conste esta compartimentação. Para distribuição de produtos na compartimentação da OC, vide tópico Compatimentação de OC.

Aperte OK para confirmar a inclusão da Ordem de Carregamento.

Caso haja necessidade, poderá imprimir em seguida a OC.

O Sistema irá subtrair da quantidade disponível do deposito Origem as quantidades indicadas nesta OC e somá-las à quantidade indisponível no depósito Trânsito, deixando-a no estado Pendente.

Confirmação da Ordem de Carregamento de Transferência entre Depósitos
Esse tipo de OC sempre exigirá a sua confirmação com ou sem Pedido de Movimentação de Material, independente do perfil do sistema se exige ou não confirmação. Caso essa confirmação seja feita após fechamento de estoque e o perfil do Sistema, Menu Ferramentas / Sistema / painel Ordem Carregto a opção "Exige a data da confirmação carregto nas OC's de transferências" estiver desmarcada, o sistema irá emitir uma mensagem reclamando que não pode concluir pois há fechamento de estoque.
Portanto, se a opção acima estiver marcada é possível que seja informada uma outra data que não seja a da OC no momento da confirmação, para que esta data seja utilizada na movimentação do depósito de origem versus depósito de trânsito.

2.Recebimento da Mercadoria no momento da chegada desta à Empresa.
Quando as mercadorias contidas na OC chegarem ao seu destino, devem ser incluidas através do processo de Recebimento de mercadorias. Assim, o Sistema irá mudar o status da OC indicada pelo usuário neste procedimento para recebida e fazer as devidas mudanças de estoque.
Ver tópico Transferências recebidas de outro depósito

  • Sem rótulos