Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 43 Próxima »

Esta tabela é uma das mais importantes do Sistema. Ela define uma série de propriedades que, no momento da emissão da Nota Fiscal, o módulo de faturamento utilizará para corretamente emitir a Nota Fiscal.

Assim, esta tabela deve ser manipulada somente por alguém que realmente conheça o que está fazendo. Além disso, por configurar a ligação entre o módulo de faturamento e financeiro, deve ter acesso restrito somente a um usuário de confiança dos gestores.

Para manipular a Tabela com as Naturezas de Operação acione a partir do menu principal as opções - Tabelas Auxiliares / Faturamento / Natureza Operação.

Para inserir uma nova Natureza de Operação acione o botão de inclusão de novo registro.

O Sistema exibe a tela abaixo.

Devem ser atribuídos os dados gerais à nova Natureza.
Notar que estes dados se referem a todas as empresas (painel Geral), isto é, o cadastramento de uma natureza de operação pode ser realizada em qualquer empresa pois ela irá constar para todas as empresas - deve-se, contudo, após o correto cadastramento destes dados gerais, configurar os dados de impostos e layout da Nota Fiscal para cada empresa (painel Por Filial) cadastrada - caso haja diferença na utilização da natureza de operação entre empresas.

  • Código: Deve ser um código único (definido pelo usuário). Sugerimos iniciar o código por uma letra que identifique informalmente o tipo de movimentação que se deseja para esta natureza de operação. Assim, inicie com V quando for Vendas, T quando transferências, C quando compras e assim por diante para facilitar a pesquisa e agrupá-las convenientemente.
  • CFOP: Código Fiscal da Operação. Será impresso na Nota Fiscal que utilizar esta natureza de operação.
  • Entrada ou Saída de produto: Para separar em relatórios as Notas Fiscais de Entrada ou Saída e validar se a operação escolhida é compatível ao tipo de Nota Fiscal que está sendo emitida.
  • Série da Nota Fiscal: Código da série da Nota Fiscal (a série da Nota Fiscal é definida numa outra tabela e sua única função é controlar a numeração da Nota Fiscal). Assim, normalmente temos a série Única para Entradas e Saídas de Notas Fiscais emitidas pela empresa. Caso não saiba, aperte <enter> para visualizar os códigos disponíveis.
  • Descrição: Descrição para uso interno somente (para pesquisas e relatórios).
  • Descrição para a Nota Fiscal: Descrição que será utilizada na impressão da Nota Fiscal (pode ser diferente da descrição interna).
  • Histórico padrão para a Nota Fiscal: Histórico que será gerado no módulo financeiro / contábil no momento do faturamento com esta natureza de operação.
  • Tipo de Histórico- Por meio deste campo é possível configuramos como será gerado o histórico do lançamento do lote gerencial, permindo 3 opções:
    • Conforme padrão- Irá gerar no histórico do lançamento do lote gerencial um texto pré-definido pelo SISPETRO (Tipo da Nota #Pedido: <Número do Pedido> #NF:<Número da NF>

      Exemplo:
      No caso de uma Nota Fiscal de venda número 3015 com o pedido 1020, ficaria VENDA #Pedido: 1020 #NF: 3015).

    • Conforme Código de Histórico - Irá gerar no histórico do lançamento do lote gerencial o conforme o Histórico padrão para a Nota Fiscal definido na Natureza.
    • Conforme Fórmula - Neste caso o histórico do lançamento do lote gerencial será gerado em função da fórmula informada no campo Histórico presente neste grupo.
  • Informações Adicionais: Permite concatenar texto a determinados campos da Nota Fiscal para consultas futuras ao lançamento contábil desta nota, para realizar uma conferência da fórmula empregada pressione o botão "Testa Formula" localizado ao lado do campo. Ver Teste de Fórmula.
  • Tipo de documento: Indica qual o tipo de documento a ser gerado através desta natureza de operação. Sugere como padrão aquele que estiver configurado para a empresa, geralmente Nota Fiscal/Fatura, permitindo alterar no inclusão da nota fiscal quando nas configurações da empresa estiver marcado "Controla Tipo Documento origem movto financeiro" (Ferramentas / Sistema / Financeiro) e na natureza de operação o item "Permite alterar tipo de documento na nota fiscal". Se a Natureza for contabilizar descontos, deve-se portanto, selecionar um Tipo de Documento que esteja configurado corretamente para fazer a Contabilização de Descontos-Acréscimos.
  • Permite alterar código de exportação: Indica se na emissão da Nota Fiscal será permitido a alteração do código de exportação. No caso desta opção estar desmarcada o sistema utilizará o código de exportação indicado nesta mesma tela.
  • Acesso restrito: Determina se esta natureza de operação será visualizada somente por determinados usuários (aqueles que em seu perfil esteja habilitada no painel Segurança a opção "Acessa Natureza Operação específica");
  • Gera Imposto Renda: Campo utilizado na elaboração do custo de uma venda. Quando esta natureza de operação for utilizada e este campo estiver habilitado, o Sistema irá deduzir da margem (diferença entre preço final da Nota Fiscal e custo total do produto calculado pelo módulo de simulação de custo de venda) o percentual indicado pelo campo % Imposto Renda incluindo este item ao custo do produto.
  • % Imposto Renda: Percentual utilizado no módulo de cálculo de custo do produto para o Imposto de Renda (ver item Gera Imposto Renda);
  • Permite duplicidade #NF: Esta opção permite que haja duplicidade na numeração da Nota Fiscal mesmo quando a opção da empresa não permite a duplicidade.
  • Testa capacidade veículo contra qtde NF: Se, no momento da emissão da Nota Fiscal, Sistema deve comparar a capacidade do veículo utilizado (cadastro de frotas) na Nota Fiscal com a quantidade emitida na NF e alertar o usuário de eventuais discrepâncias.
  • Gera comissão: Se gera comissão para módulo de vendas.
  • Ativo: Se usuários podem utilizar esta natureza de operação. Caso a natureza de operação não seja mais válida ou por qualquer motivo, os usuários não possam utilizá-la, caso já tenha havido notas fiscais com este código, o Sistema não permitirá sua exclusão. Assim, deve-se proceder com a sua inativação (deixar desabilitado o campo Ativo). Com isso, esta natureza não aparecerá em telas de pesquisa para utilização.
  • Movimenta estoque: Se movimenta estoque escritural no módulo de estoque.
  • NF Devolução Clientes - Produtos Compostos - Movimenta Estoque Produtos Básicos: Na devolução de clientes de produtos compostos, se marcada esta opção, o Sispetro dará entrada nos produtos básicos que compõe o produto básico devolvido. Utilizado também para calcular custos, caso a devolução de clientes participe do CMV. Nota: movimentação somente do estoque escritural.
  • Movimenta estoque mesmo se fechado: Indica se poderá incluir notas fiscais mesmo com o estoque fechado, desde que no perfil de sistema, painel Estoque, a opção "Trava quando existir fechamento de estoque posterior ao movimento" não esteja marcada.
  • Participa do DPMP/DCP: Indica se notas com esta natureza devem ser consideradas no DPMP e DCP.
  • Uso somente em Vendas: Impede a utilização desta natureza em Notas Fiscais cujo tipo não seja venda, como devoluções, outras entradas, etc.
  • Relaciona despesas com Frota: Habilita botão para a indicação de despesas relacionadas ao Frota na emissão da Nota Fiscal.
  • Utiliza Adiantamentos no Faturamento para quitação: Faz com que após a emissão da NF seja feita a baixa automática dos títulos em aberto da entidade (cliente ou fornecedor) utilizando os adiantamentos (créditos) cadastrados para ela na mesma empresa.
  • Participa do CMV: Caso esta opção esteja marcada, todas as Notas Fiscais com esta natureza de operação participarão da apuração do CMV (Custo das Mercadorias Vendidas) no Sispetro Controladoria ou no Fechamento de Estoque.
  • Operação Interestadual: Define como uma operação interestadual, e pode impedir que seja utilizado uma natureza de operação discrepante na Nota Fiscal, caso o sistema esteja configurado para isso. Ou seja, será feita uma validação da UF da entidade e UF da empresa, identificando se é uma operação interestadual ou não e bloqueando a finalização da NF caso não esteja de acordo com a definição na natureza de operação. Mas somente será feita esta validação se em Sistema, na aba Nota Fiscal, estiver marcada a opção abaixo.
  • Permite associar a OC a mais de uma NF: que deverá ser configurado para que na emissão de nota fiscal através de ordem de carregamento (exceto NF de venda), possa ser feito mais de uma NF utilizando a mesma OC. Este recurso pode ser interessante, por exemplo, para o caso de haver transferência de produtos com duas notas fiscais para uma mesma ordem de carregamento, podendo ser faturado parcialmente a OC para cada NF. Vide mais informações sobre esse item no tópico Preenchimento de Dados na Nota Fiscal.
  • Sugere custo médio notas fiscais outras saídas: Quando esta opção estiver marcada na inclusão das notas fiscais de outras saídas o sistema irá pesquisar o custo médio do produto e do deposito e irá sugerir no preço unitário.
  • Permite Venda Direta: Quando esta opção estiver marcada, esta natureza poderá ser utilizar para faturar um Pedido de Venda Direta para gerar uma Nota Fiscal Venda Direta.

Ainda no painel Dados Gerais, um pouco mais abaixo temos:

  • Obriga informar número do pedido de compra: Quando esta opção está marcada, na finalização de uma nota fiscal, será verificado se cada item da nota está devidamente vinculado a um pedido de compra. Para isso é necessário receber mercadorias através de Ordem de carregamento vinculada a um pedido de compra, ou recebê-las diretamente do pedido de compra.
  • Gera dados de importação na inclusão da NF: Indicará se deve gerar dados de importação durante a inclusão da nota fiscal.
  • Cria dados para Imobilizado na entrada da NF: Cria dados para o cadastro de bens de acordo com a quantidade dos produtos informados. Porém, só será levado em consideração se na tela Sistema - painel Compras estiver marcada a opção "Habilita módulo de Patrimônio". Tais bens serão consultados no módulo Contábil.
  • Realiza acerto para operação de estoque zero: Quando esta opção está marcada, indica que será feito um ajuste automático de movimento na nota fiscal para zerar o estoque e possibilita definir um histórico do ajuste realizado automaticamente. Caso não seja indicado, será utilizado o código da próprioa nota fiscal originária do movimento. Mais detalhes no tópico Acerto Automático Estoque Zero.
  • Permite alterar valor do bem na inclusão via NF: Quando esta opção está marcada, será permitido informar o valor do bem para a conversão do produto em ativo fixo, no Módulo Patrimonial do Sispetro Controladoria. Mais detalhes no tópico Como emitir Nota Fiscal de Bem Patrimonial.
  • Informação sobre densidade e temperatura: Mais detalhes sobre esse perfil no tópico Temperaturas e densidade na Impressão da Nota Fiscal.
  • Participa no cálculo de Ressarcimento SP: Mais detalhes no tópico Ressarcimento Imposto SP.
  • Via de Transporte: Tipo de transporte utilizado para movimentação de produtos quando a nota fiscal tiver esta natureza de operação. Entrar em contato com área contábil da empresa para definir estes dois campos.
  • Tipo Emissão: Própria ou Terceiros. Para notas fiscais emitidas por terceiros utilize a opção Terceiros. Para notas fiscais da empresa, utilize a opção Própria.
  • Dados para DCP: Código de movimentação do DCP para este tipo de natureza de operação. No momento da geração do DCP (Arquivo com movimento de entradas e saídas da Empresa), o Sistema obtem o código de operação de acordo com este campo.
  • Dados para o DPMP: Vide explicação no tópico DPMP.
  • Gera Contas a Pagar/Receber: quando habilitado irá gerar automaticamente após finalização da nota fiscal, movimento pendente no módulo Financeiro, seja no contas a pagar ou no contas a receber.
    • Título Recorrente:Este perfil permitirá ao usuário vincular uma nota fiscal a um título recorrente ainda não efetivado. Este perfil pode ser:
      • Não efetiva títulos recorrentes: Não obriga o usuário a informar se utilizará título recorrente para a nota fiscal.
      • Solicita um título recorrente (opcional): Permite ao usuário vincular um título recorrente a nota fiscal, mas não o obriga.
      • Exige a excolha de um título recorrente válido: Obriga o usuário a vincular um título recorrente a nota fiscal.

        Importante
        Ao vincular um título recorrente NÃO EFETIVADO a uma nota fiscal, o sistema irá efetivar automaticamente o título recorrente.

  • Vínculo de Frete
    • Tipo de vínculo: Definição do tipo de vínculo da nota fiscal com o frete
      • Baixa do Contas a Pagar não permite vínculo com Frete
      • Baixa do Contas a Pagar exige vínculo com Frete do mesmo valor
      • Baixa do Contas a Pagar exige vínculo com Frete de qualquer valor
  • Importação NF´s
    • Campo CST do Item da NF
      • Utiliza Configuração da Natureza ou Produto: Ao realizar a Importação de NF, o CST do Item será preenchido de acordo com o valor cadastrado no campo "C.S.T Produto" da Aba "Por Filial/Geral" da Natureza, caso o mesmo não esteja preenchido, será utilizado o valor definido na "Aba Ficha" Produto do cadastro de Produto. 
      • Utiliza CST vindo do arquivo (quando houver): Na importação será carregado o valor do CST contido no arquivo de Importação. Veja Manutenção de Importação de Notas Fiscais.
    • Série da NF
      • Utiliza Configuração da Natureza: Ao realizar a Importação de NF, a Série vinda no arquivo de importação será ignorada e utilizada a série definida na Natureza de Operação.
      • Aplica De/Para Quando Possível:  Nesse caso o código da Série vinda do arquivo sofre a transformação De/Para previamente cadastrada. Veja Manutenção De/Para.

DECLAN _ RJ

Configurar se a Nota Fiscal deve ser considerada como Ajuste de Valor Adicionado RJ.
Na aba Geral/Dados Gerais terá um novo campo "Ajuste de Valor Adicionado - Declan IPM RJ" com três opções:

  • Não participa
  • Ativo Imobilizado
  • Uso e Consumo

Caso a opção "Vincula Documentos manuais de Arrecadação no SPED?" esteja marcada, ao final da inclusão da NF será aberta uma tela para preenchimento das informações referentes aos documentos de Arrecadação do SPED, veja mais detalhes no tópico Documentos de Arrecadação SPED.

O painel Dados gerais também possui configurações por empresa. Para acessar essas configurações, o usuário deve clicar no painel "Por Filial".

  • NF Bombeio: Permite a associação da Nota Fiscal a bombeios cadastrados no sistema.
  • Gera Obrigação Antecipada: Não utilizado.
  • Inclui itens na Nota Fiscal: Se a Nota Fiscal deve ter itens ou somente uma descrição (notas fiscais de ressarcimento por exemplo, não possuem itens, somente uma descrição de seu objetivo). Caso esta opção esteja desabilitada, o Sistema não mostrará, no momento da emissão da Nota, a tela de itens para ser preenchida.
  • Informa frete nos itens da nota: Esse perfil habilita no item da nota fiscal o campo de valor de frete unitário, permitindo ao usuário o seu preenchimento.
  • Transfere Frete unitário do PMM para a Nota Fiscal: Essa opção faz com que o frete unitário informado em um PMM (tipo Recebimento Direto do Fornecedor) seja atribuido para os itens da Nota Fiscal de Compra. Consequentemente, se assim configurado, será transferido também para Manutenção de Frete.
  • Participa da DNF
  • Participa do arquivo de Comercialização da ANP
  • Destaca frete no Rodapé da NF: através deste campos temos uma maior flexibilidade quanto ao calculo do frete, sendo possível três formas:
    • "Repita o perfil da empresa": neste caso a Natureza de Operação irá destacar o frete conforme estiver marcado no parametro da empresa para a filial em questão ( 0Ferramentas / Sistema / Fretes ) ;
    • "Força o destaque do frete": neste caso ao selecionar a natureza da operação o campo de "Destaca frete no Rodapé da Nota Fiscal" será marcado automaticamente, independente da configuração da empresa;
    • "Não destaca o frete": ao selecionar a natureza de operação o campo "Destaca frete no Rodapé da Nota Fiscal" será desmarcado automaticamente, independente da configuração da empresa. Ver também Destaque de frete na Nota Fiscal.
  • Incorpora Valor do Frete na Base de ICMS
  • Verificação dos dados de densidade e temp. na NF: Para melhor compreensão desse perfil, acesse o tópico: Temperaturas e densidade na Impressão da Nota Fiscal.
  • C.S.T. Produto: Código da Situação Tributária do Produto a ser alterado, ou seja, ao faturar a nota, se este campo estiver preenchido, na nota irá salvar o CST da natureza de operação e não o que estiver cadastrado no produto. Este caso pode ocorrer quando surgir alguma operação ao qual o CST do produto para aquela operação seja diferente do padrão.
    O campo deve ser preenchido com 3 (três) caracteres, podendo informar o caracter "?" (interrogação), que indica que no lugar da "?", será substituído pelo valor que estiver cadastrado no CST do produto na mesma posição da "?".

    Exemplo:
    CST informado na natureza de operação: ?4?
    CST cadastrado no produto: 123
    Valor que será salvo ao faturar a nota: 143

    Se este campo não estiver preenchido ou o tamanho do conteúdo informado for menos que 3 (três), a nota irá salvar o CST com o CST cadastrado no produto.
  • Exige autorização da CODIF - SP: Indica que na Nota Fiscal será exigida o código da autorização da CODIF - SP. Esta opção somente estará disponível se no perfil do sistema (menu Ferramentas / Sistema / painel Nota Fiscal / caixa Codif), campo CODIF, estiver marcado na opção "Integração semi-automática com CODIF-SP". Se exigir autorização da CODIF e desejar imprimir a Nota Fiscal sem a autorização, marcar a opção "Imprime sem autorização da CODIF", no painel Impressão NF.
  • Habilita NF-eletrônica: Indica que é uma nota fiscal eletrônica. Esta opção somente estará disponível se no perfil do sistema (menu Ferramentas / Sistema / painel Nota Fiscal / caixa NF-eletrônica), o campo "Habilita emissão de NF-eletrônica" estiver marcado.
  • Quadro Vínculo de Nota Fiscal:
    • Permite ser NF de Origem p/ controle de quantidade) no vínculo entre NF's: permitirá que na tela de Seleção de Notas para Vínculos só apareçam as notas fiscais que foram emitidas com esse perfil marcado.
    • Permite vincular NF a outra NF Emitida: Permite ao usuário vincular uma nova nota com outras existentes. Para maiores informações sobre os vínculos, vide tópico de Seleção de Notas para Vínculos.
      • Sem ação: não irá utilizar este perfil na tela de inclusão de notas fiscais.
      • Sugere referenciar outras NF: irá permitir que o usuário faça vínculo com uma ou mais nota já existente, ficando a critério do usuário vincular ou não as outras notas fiscais.
      • Força referência a outras NFs: irá forçar o vinculo com outras notas, obrigando ao usuário a seleção das notas.
    • Validação de Qtde. no Vínculo de NF:irá controlar a quantidade dos itens de uma nota fiscal vinculada a outra nota fiscal.
      • Não controla qtde. no vínculo: não irá validar a quantidade na tela de seleção de notas para vínculos.
      • Avisa qtde. de vínculo maior que origem: irá avisar ao usuário caso a nota fiscal a ser vinculada possui uma quantidade do item maior que a nota fiscal de origem, porém permitirá o vínculo.
      • Barra qtde. de vínculo maior que origem: não permitirá ao usuário vincular uma nota fiscal com a quantidade do item maior que a nota fiscal de origem.
  • Quadro Controle Despesas Acessórias:
    • Tipo: Se deve ser informado o valor de despesas acessórias e como, as opções são:
      • Não Habilitado
      • Fixo em Valor: deve então ser informado o valor que será utilizado sempre para cada item da nota. No momento da geração da Nota Fiscal serão utilizados estes parâmetros influenciando no preço de pedido do item da Nota.
      • Fixo em % sobre o valor dos produtos: deve então ser informado o percentual, e só serão aceitos valores de 0 a 100, que será utilizado sempre para cada item da nota. No momento da geração da Nota Fiscal serão utilizados estes parâmetros influenciando no preço de pedido do item da Nota.
      • Variável - usuário pode editar: neste caso habilitado para ser informado o tipo de rateio entre os itens da NF.
    • Valor: Para preenchimento do valor fixo da despesa acessória, ou do percentual.
    • Rateio entre os Itens da NF:
      • Rateia pelo Valor do Produto (qtde x preço): grava nos itens da nota o valor da despesa acessória informada para a nota fiscal, contudo a regra para se realizar o rateio é feito em função do valor total do item

        Exemplo:
        Supanhamos que temos uma despesa acessória de 50 reais e dois itens na nota, o primeiro com quantidade de 200 a um valor de 0,50 centavos e o segundo item com quantidade de 100 a um valor de 2,10 reais para esse caso será gravado na coluna de despesa acessória no primeiro item um valor de 16,13 e no segundo item 33,87.

      • Rateio pela Quantidade: grava nos itens da nota o valor da despesa acessória da nota fiscal, contudo a regra para se realizar o rateio é feito em função da quantidade do item

        Exemplo:
        Supanhamos que temos uma despesa acessória de 50 reais e dois itens na nota, o primeiro com quantidade de 200 e o segundo item com quantidade de 100, nesse caso será gravado na coluna de despesa acessória no primeiro item um valor de 33,33 e no segundo item 16,67.

        Sendo importante também lembramos que o valor da despesa acessória é considerada no sistema como valor integrante do valor informado, logo ao informarmos um produto que possua um valor de 0,50 centavos dentro do sistema é considerado que esse valor já tem embutido o valor da despesa acessório vinculada ao mesmo.
  • Quadro Controle Despesas Seguro:
    • Tipo: Se deve ser informado o valor do seguro, as opções são:
      • Não Habilitado
      • Fixo em Valor: deve então ser informado o valor que será utilizado sempre para cada item da nota. No momento da geração da Nota Fiscal serão utilizados estes parâmetros influenciando no preço de pedido do item da Nota.
      • Fixo em % sobre o valor dos produtos: deve então ser informado o percentual, e só serão aceitos valores de 0 a 100, que será utilizado sempre para cada item da nota. No momento da geração da Nota Fiscal serão utilizados estes parâmetros influenciando no preço de pedido do item da Nota.
      • Variável - usuário pode editar: neste caso habilitado para ser informado o tipo de rateio entre os itens da NF.
    • Valor: Para preenchimento do valor fixo do seguro, ou do percentual.
    • Rateio entre os Itens da NF:
      • Rateia pelo Valor do Produto (qtde x preço): grava nos itens da nota o valor do seguro informado para a nota fiscal, contudo a regra para se realizar o rateio é feito em função do valor total do item
      • Rateio pela Quantidade: grava nos itens da nota o valor do seguro da nota fiscal, contudo a regra para se realizar o rateio é feito em função da quantidade do item
  • Quadro SPED:
    • SPED-Vincular NF Última Entrada: Dá opção de vincular a última NF de Entrada ao item da nota, com duas opções:
      • Não Salva
      • Salva se tiver Ressarcimento ST, ou seja, se for uma Nota Fiscal Interestadual de Saída, de um produto cujo ICMS foi Retido, e na diferença de alíquotas entre a origem e o destino, o destino for menor, gerando Ressarcimento, o Sispetro localiza a última NF de Entrada e vincula a esta NF de Saída que está sendo feita.

        Esse recurso será útil para preenchimento do Registro C176 do SPED-EFD que é específico para Ressarcimento ST.

        Veja maiores detalhes em Vínculo de NF com Última NF de Entrada

  • Obtém Volume para NF a Partir do Carregamento: Para mais detalhes, acesse o tópico: Faturamento a 20ºC - Dados da Movimentação Física

Para fazer a cópia de uma natureza já existente para uma natureza nova, utilize o botão na parte superior da tela ou o menu Edição/Cópia. Informe um código de natureza de operação com até 5 dígitos e que ainda não esteja cadastrado. A cópia é muito útil (principalmente quando há uma pequena diferença entre a natureza original e a nova) porque copia inclusive os parâmetros de impostos, nota fiscal e etc e faz isso inclusive por empresa.

Para efetivar a inclusão ou alteração das informações na natureza de operação, o usuário deve clicar no botão "OK".

Para retornar ao Menu principal acione o botão Sair

O usuário deve configurar os demais painéis da natureza de operação (links mencionados abaixo), que estão relacionados diretamente a correta emissão da nota fiscal e são gerenciados pela natureza:

Impostos Natureza Operação
Impressão NF
Custos
Conhecimento
Outros Impostos
Documento Associado
Processo Referenciado
DPMP
Teste de Formulas
Dados Adicionais
Contabilização

  • Sem rótulos