O Servidor SisPetro é um programa que controla e faz a validação da conexão remota (de outro local, através da internet, por exemplo) dos programas SisPetro Remoto e SisPetro Controladoria. Além disso, tem outras funções como envio e recebimento de e-mail, controle do serviço de licenciamento de versão (SL) e validação do arquivo de licenciamento de versão.
Dica: feitas todas as configurações necessárias, ANTES de obter o arquivo de licenciamento de versão, clique em INICIAR SERVIDOR. Mostrará a mensagem que não foi possível validar o arquivo de licenciamento. Feche a mensagem e então obtenha o arquivo de licenciamento. Com isso o processo de obtenção do arquivo fica mais rápido.
O Servidor SisPetro, a máquina aonde o banco de dados é iniciado e a máquina onde o SisPetro (seja ele normal, remoto ou controladoria) deverão ter a mesma data, para maior segurança dos processos internos. Caso alguma dessas três máquinas não estiverem com a mesma data, surgirá a mensagem de erro abaixo e o usuário não conseguirá se conectar.
Para que o SisPetro possa ser executado, é precisa que o Servidor SisPetro esteja ativo para que a conexão ao banco de dados seja feita, porém, não basta apenas que o servidor esteja ativo, deve-se configurá-lo de forma correta.
Endereço IP:
O Servidor SisPetro precisa de um endereço IP válido para que ele possa se conectar ao banco de dados. Normalmente é o endereço da máquina onde o banco de dados está ativo e o próprio Servidor SisPetro é iniciado. Deve-se informar esse endereço de duas formas:
Nas configurações do Socket do Servidor é possível configurar o endereço IP que o servidor deve localizar para se conectar ao banco.
Útil para máquinas com mais de uma placa de rede e quando se precisa alterar o IP na próxima execução.
Na configuração do arquivo ServidorSispetro.ini, deve pode-se indicar o endereço IP da máquina, embora não seja obrigatório configurar o arquivo ini do servidor sispetro.
A partir da versão 9.3 o Sispetro grava os dados de configuração do Servidor Sispetro no arquivo INI ao invés de gravar no registro do Windows como era realizado anteriormente.
Ver novo parâmetro do arquivo INI em Liberação de usuários inativos no Servidor Sispetro.
Escolha de DataSource
O Servidor SisPetro deverá ser vinculado a um ODBC de 32 bits configurado. Para isso, o usuário deverá:
- Clicar no botão Escolha de DataSource;
Sera exibido a tela abaixo, onde devesse informar os dados para conexão do Banco de Dados.
Usuário: Usuário de acesso ao banco, por padrão da Futura o usuário é dba.
Senha: Nesse campo informamos a senha do usuário.
Servidor (Server Name): É informado o nome do Serviço do Banco de Dados.
IP (Host): Nesse campo é informado o IP do Servidor onde o Banco de Dados está em execução.
Porta: Porta do Banco de Dados.
O padrão do SisPetro é: Nome do usuário dba e nome do servidor scgwin. Para saber a senha e mais detalhes entre em contato com o suporte técnico.
Informações sobre as abas:
- Log: Log
- Email: Habilitando Serviço de E-mail
- Servidor de Licenciamento: Serviço de Licenciamento de Versão (SL)
- Servidor de Segurança: Servidor Sispetro de Segurança (S3)
- Certificado Digital : Configuração do Certificado Digital,
Demais funcionalidades do Servidor SisPetro:
Sessões DataBase:
Neste campo será configurada a quantidade de conexões que serão abertas inicialmente para serem compartilhadas entre os usuários. O padrão são 3 conexões e o Servidor SisPetro abre mais conexões caso seja necessário.
Compressão:
A finalidade da compressão é compactar os dados, evitando um maior tráfico na rede.
Para utilizar a compressão, o usuário deve marcar a opção "Compressão" e obrigatoriamente criar uma linha no arquivo INI de todos os executáveis referentes ao Sispetro (SisPetro Normal - scg.ini, SisPetro Remoto - sispetro.ini, Controladoria - sptcont.ini e Monitor de Conexões - servidorsispetro.ini), conforme abaixo:
Compressao=1
Estas configurações devem ser realizadas ao mesmo tempo, isto é, para a compressão funcionar, tanto o cliente como o servidor devem estar configurados de acordo. O padrão é não ter compressão (no arquivo de configuração, caso não exista a linha Compressão).
Para não haver compressão, basta desabilitar o campo "Compressão" no servidor e no cliente, ou apagar a linha Compressão do arquivo de configuração ou configurar a variável igual a zero.
Criptografia:
Criptografia tem como objetivo escrever em cifras. Isso ocorre em função de um conjunto de operações matemáticas que transformam um texto claro em um texto cifrado. O emissor do documento envia o texto cifrado, que será reprocessado pelo receptor, transformando-o, novamente, em texto claro, igual ao emitido.
Para habilitar a criptografia dos dados, deve-se realizar os seguintes procedimentos:
- No servidor SisPetro habilitar a opção "Criptografia" inserindo-se uma palavra no controle de edição, ao lado do controle "Criptografia" que servirá de base para a criptografia dos dados. Esta palavra pode ter qualquer tamanho e ser uma palavra existente ou não.
- É obrigatório criar uma linha no arquivo INI de todos os executáveis referentes ao SisPetro (SisPetro Normal - scg.ini, SisPetro Remoto - sispetro.ini, Controladoria - sptcont.ini e Servidor SisPetro- servidorsispetro.ini), conforme abaixo, substituindo o texto <palavra criada no servidor> pela palavra preenchida no item anterior (no exemplo, FABULA):
Criptografia=<palavra criada no servidor>
Estas configurações devem ser realizadas ao mesmo tempo, isto é, para a criptografia funcionar, tanto o cliente como o servidor devem estar configurados de acordo. O padrão é não ter criptografia(no arquivo de configuração, caso não exista a linha Criptografia).
Para não haver criptografia, basta desabilitar o controle Criptografia no servidor e no cliente (arquivo INI) apagar a linha Criptografia.
A palavra utilizada para a criptografia deve ser exatamente igual nas duas configurações (cliente e servidor).
Liberação de Memória Após Processamento:
A cada processo de processamento executado no Servidor SisPetro é alocado memória no mesmo, com o tempo passa a utilizar muita memória do Sistema Operacional chegando ao ponto de travar o servidor. Para isso foi criado este perfil que descarrega esta memória.
Remover usuários conectados que estejam inativos:
A partir da versão 8.19.2, quando usuários perdem a conexão com o Servidor SisPetro é possível removê-los, evitando que licenças fiquem em utilização. Para mais informações, ver help Liberação de usuários inativos no Servidor Sispetro.
Gerar DANFE/DACTE em PDF:
A partir da versão 8.19.2, se marcada, será gerado o DANFE/DACTE para envio ao destinatário.
Mensagens:
No painel Usuários existe a opção de se enviar uma mensagem a todos os usuários ou a determinado(s) usuário(s) do SisPetro Remoto, SisPetro Controladoria e/ou SisPetro Normal.
A partir da versão 8.34 é possível identificar o usuário pelo nome utilizado no login. Será apresentado na coluna "Nome Usuário SisPetro". Facilitando o trabalho de desconectar e mandar mensagem.
Para enviar a mensagem, basta selecionar o(s) usuário(s) NO QUADRO Usuários.
Em seguida, preencher o campo "Mensagem" e apertar o botão "Enviar".
- Para selecionar mais de um usuário, basta pressionar <SHIFT> e os usuários que deseja.
O cliente selecionado irá receber a mensagem:
Para desconectar usuários conectados ao Servidor Sispetro, basta selecioná-los na lista de usuários e clicar no botão "Desconecta".
Na tela de usuários, é possível visualizar a versão que o mesmo está executando.