A partir da versão 8.26 é possível salvar os XMLs da Consulta de NF-e mesmo sem o Fornecedor ter lhe enviado. Veja mais informações em Consulta de NF-e e CT-e emitido para um CNPJ e Salvar XML de Manifestações processadas como Ciência. Para que o processo funcione as pastas, descritas abaixo, precisam estar devidamente configuradas.
A partir da versão 8.26, foram separadas as configurações dos e-mail enviados e dos XML's recebidos. Nesta aba são configurados os caminhos das pastas onde serão salvos os XML. Veja abaixo
Anexos Duplicados ou Com Erros
- Move para a Pasta de Erros: os anexos XML's duplicados ou com erros serão movidos para a pasta especificada em Pasta dos Anexos com Erro.
- Renomeia o Arquivo: os anexos XML's duplicados ou com erros serão movidos para a pasta especificada em Pasta dos Anexos com Erro e renomeados, mantendo todos os anexos recebidos.
- Sobrepõe o Arquivo: nesta situação não há sobreposição. Os anexos XML duplicados ou com erros serão movidos para a pasta especificada em Pasta dos Anexos com Erro e renomeados, mantendo todos os anexos recebidos
- Essas pastas devem existir e ter as permissões necessárias de leitura, gravação, alteração e exclusão. O botãoTestar Acesso da Pasta verifica se o caminho da pasta e as permissões estão corretas.
- Caso utilize o serviço, deve configurar as pastas onde devem ser gravados os anexos XML com ou sem erro:
- Pasta dos XML´s Recebidos: nesta pasta, todo anexo XML recebido, válido ou não, é gravado e depois movido para sua respectiva pasta (duplicado ou com erro, NFe ou CTe). O processo é feito automaticamente pelo SisPetro, não sendo necessário intervenção do usuário.
- Pasta dos XML´s com Erro: quando um anexo XML não for de NFe ou CTe ou estiver duplicado, será movido para esta pasta, ficando à disposição do usuário para análises futuras. Os anexos não são apagados automaticamente.
- Pasta de Destino das NF-e's Recebidos: nesta pasta são gravados os arquivos XML's válidos de NF-e's.
Pasta de Destino das CT-e's Recebidos: nesta pasta são gravados os arquivos XML's válidos de CT-e's.
Os erros eventualmente encontrados no momento da leitura dos e-mail's recebidos são mostrados na Aba LOG, facilitando uma análise.
Nomenclatura da Pasta de Destino - níveis: podem ser criadas até 3 níveis de pastas dentro das pastas definidas para gravar os anexos XML's recebidos, com exceção das Pasta dos Anexos e Pasta dos Anexos com Erro. Os níveis tem 4 opções cada um: Nenhum, Filial, CNPJ Emissor e Mês/Ano.
- Nenhum: os anexos XML's serão gravados na pasta indicada, sem criação de pastas e sub-pastas.
- Filial: os anexos XML's serão agrupados por Filial e gravados em uma pasta para cada Filial. A pasta é criada automaticamente no momento que o anexo XML é baixado.
- CNPJ Emissor: os anexos XML's serão agrupados por CNPJ do Emissor e gravados em uma pasta para cada CNPJ. A pasta é criada automaticamente no momento que o anexo XML é baixado.
Mês/Ano: os anexos XML's serão agrupados por Mês e Ano e gravados em uma pasta para cada Mês/Ano. A pasta é criada automaticamente no momento que o anexo XML é baixado.
Os níveis podem ser combinados de várias formas, observando:
- Quando o Nível 1 for configurado para NENHUM, os demais níveis são desconsiderados.
- Quando o Nível 1 for diferente de NENHUM e o Nível 2 for configurado para NENHUM, o Nível 3 é desconsiderado.
- Quando todos os níveis forem configurados iguais (exceto NENHUM), são criadas pastas e sub-pastas iguais.
Somente arquivos XML's serão baixados para as pastas especificadas. Demais tipos de arquivos não serão baixados.
É de responsabilidade do usuário criar as pastas, definir os níveis de pastas e sub-pastas e a forma como serão tratados os arquivos XML's com erros ou duplicados. Também é de responsabilidade do usuário dar as devidas permissões nessas pastas e sub-pastas, devendo prever também o espaço necessário no disco rígido para comportar os arquivos baixados.