Uma forma de controle utilizada pelos Bancos onde existe um grande volume de depósitos, é o Depósito Identificado, onde a empresa recebe um código. A empresa informa esse código ao seu cliente que efetuará o depósito utilizando esse código. Com isso é possível identificar cada depósito analisando seu extrato e desta forma saber quem depositou.
Desta forma, realizando a leitura de um Arquivo de Retorno específico, é possível que o SisPetro identifique os lançamentos, gere um Adiantamento e faça a Baixa Automática com os depósitos identificados.
Hoje no SisPetro temos implementado apenas para o Banco Bradesco com o Produto DP06, que é específico para Depósito Identificado.
O Processo de Depósito Identificado no SisPetro é feito em 3 partes:
- Leitura: será feita a leitura do arquivo de retorno e identificar quantas linhas possui, código do Banco, Tipo de Depósito, Data, Número do Depósito e Valor;
Após ser realizada a Leitura, será feito o Pré-Processamento:
- Pré-Processamento: será feita a análise geral do arquivo e se o status da leitura for 2 - Concluído Ok, identificará em cada linha do arquivo qual o cliente que efetuou o depósito.
Concluído o Pré-Processamento, será realizado o Processamento:
- Processamento: serão incluídos os Adiantamentos para os registros encontrados se o status do pré-processamento for 2 - Concluído Ok. Caso também utilize a Baixa Automática, executará também este processo.
Configuração
Para utilizar o Depósito Identificado, é necessário que configure:
- Banco: No cadastro do Banco deve estar configurado que utiliza o Depósito Identificado. Para mais detalhes veja Tabela Bancos.
- Tipo de Cobrança: No cadastro de Tipo de Cobrança, deve estar vinculado a um Banco que utilize o Depósito Identificado. Para mais detalhes veja Aba Diversos.
Geração do Código de Depósito Identificado
No momento da emissão da NF, utilizando um Tipo de Cobrança configurado com o Depósito Identificado o SisPetro irá gerar o Código conforme definido no cadastro.
O Bradesco possui duas formas de gerar o código de Depósito Identificado, uma delas é o próprio CNPJ e a outra é um código de escolha da empresa (Número da NF) que deve ser acompanhado de um Dígito Verificador, em um dos padrões disponibilizados pelo banco.
No layout da NF é possível incluir um campo com o código de Depósito Identificado, facilitando para o cliente realizar o depósito no banco.
Manutenção de Depósito Identificado
Para fazer a Leitura do Arquivo de Retorno de Depósito Identificado, vá em Movimentação / Financeiro / Depósito Identificado.
Ler arquivo
Esta tela é onde será importado o arquivo de retorno do Banco com as informações de Depósitos Identificados
Selecione o Banco e o Diretório onde está o arquivo de retorno e em seguida clique em Ler Arquivo;
Na tela Dados Lidos serão apresentadas as informações referentes aos registros identificados no arquivo e, caso todos estejam corretos, alterará o status de Leitura para 2- Lido Ok, apresentando a mensagem;
Ao clicar em Sim, o SisPetro identificará quais são os clientes destes depósitos
Clicando em Processar, o SisPetro gerará os Adiantamentos referentes a estes Registros, deixando disponíveis para Baixa Manual ou Automática.