Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 69 Próxima »

O perfil de Data/hora de movimento das NFs deve ser configurado na Natureza de operação. Para mais informações, ver Importação NF (Painel Geral).

Na versão 9.22 foi criado o perfil Origem da Data/Hora de Movimento onde permite informar uma data fixa ou conforme configurado na Natureza.


Após realizarmos todas pré-configurações necessárias para realização da importação, conforme os itens:

Pode-se iniciar o processo de importação da nota fiscal por meio do arquivo magnético. Para mais informações, ver Estrutura do Layout de Importação.

Para acessar a Importação de Nota Fiscal, o usuário deve acessar o menu Ferramentas > Importação de Dados > Importação NF

Para iniciar a importação da nota fiscal é preciso informar o Processo que será realizado, este carregará a Importação que será utilizada e o De/Para a ser empregado, bem como as notas que tiveram sua importação iniciada, mas não tiveram seus dados totalmente validado ou não foram processadas. Estes dados serão apresentados no quadro Configuração do processo selecionado.

Informe o Depósito para o qual destina-se a Nota Fiscal. Lembrando que este será o depósito onde ocorrerá a movimentação escritural da nota fiscal, considerando que a natureza de operação utilizada esteja marcada para movimentar estoque.

Configure o campo Origem da Data/Hora de Movimento, podendo ser:

  • Respeita a natureza de Operação: Marcando esta opção a data de movimento vai vir conforme configuração do perfil "Data/Hora Movimento NF importada" da Natureza de operação . Para mais informações, ver Importação NF (Painel Geral)
  • Informa uma Data Fixa: Esta opção quando definida irá disponibilizar o campo de "Data/Hora de Movimento" para digitação do usuário.

Para atualizar a tela basta clicar no botão 

Havendo informações pendentes em tela, serão apresentadas com este recurso nas abas Erros de ImportaçãoDados a serem validadosNotas fiscais a serem processadas.

Para importar novos arquivos temos 2 opções, através do botão importa, ou via Buscar, veja maiores detalhes abaixo:

  • Importando arquivo através do botão Importa.


Para importar novos arquivos, basta clicar no botão 

Através deste recurso, a tela para localizar os arquivos será aberta para definição do usuário.

Localize o diretório e selecione os arquivos desejados para importação. Ao término da seleção, clique em Abrir

A primeira validação a ser feita é a de estrutura. Existindo erros de estrutura, estes serão apresentados na aba Erros de Importação ou através de mensagens, tais como:


Considerando que a estrutura está correta, o próximo passo é a validação das configurações feitas pelo De/Para com os dados existentes no SisPetro. Esta poderá ser feita através do botão 

Este processo visa validar o conteúdo do arquivo a ser importado com os dados cadastrados atualmente no SisPetro, considerando também as configurações do De/Para.

Após a correção dos dados necessários, e a validação completa, pode-se iniciar o processamento das notas fiscais através do botão 

Veja maiores informações sobre importação de notas fiscais através do tópico Como importar manualmente notas fiscais e também no tópico Roteiro para Importação de XML.

Além disso, existe outros recursos na tela que poderão ser utilizados, sendo:

  • Caso existam registros antigos, que não serão mais importados ou que apresentam erros, pode-se clicar no botão 
  • Caso necessite editar informações dos registros a serem importados, pode-se clicar no botão 
  • Caso seja preciso editar as configurações feitas no De/Para, existe um atalho através do botão . Para mais informações, ver 1. Manutenção De - Para - NFs
  • Caso queira imprimir o registro selecionado, clique no botão 

Para sair da tela, basta clicar no botão 


  • Importando arquivo através do botão Buscar.

Ao acionar o botão  o SisPetro ira abrir a tela de Busca de NF, onde iremos informar uma chave de acesso e um diretório válido. Através dessas informações o SisPetro buscará arquivos do tipo .XML cuja descrição contenha essa chave de acesso. A pesquisa é realizada dentro da pasta que foi informada no campo Diretórios dos Arquivos e em suas Sub-Pastas.

  • Chave de Acesso: Nesse campo é informado uma chave de acesso que contenha 44 caracteres, essa chave sera utilizada para realizar a busca do arquivo.
  • Diretório dos Arquivos: Nesse campo é informado um diretório valido para a realização da pesquisa, a pesquisa sera realizada dentro do diretório informado e em suas Sub-Pastas.

Após informar a Chave de Acesso e uma pasta basta clicar em Busca XML para iniciar a busca.

Caso contenha 2 arquivos no diretório informado que possuem a mesma chave de acesso na descrição do arquivo, o SisPetro ira abrir a tela abaixo, onde serão apresentado os arquivos. Nesse caso basta selecionar o arquivo que deseja importar e clicar em Escolher Arquivos Selecionados. 

Caso a Busca da chave de acesso encontre somente um arquivo, ou seja selecionada um dos arquivos e clicado em Escolher Arquivos Selecionados, o SisPetro realizará as mesmas validações que a importação via botão Importa.

A Inscrição Estadual do Fornecedor da nota a ser importada pode ser considerada a do cadastro do Fornecedor (que é o padrão), ou pode  pegar do arquivo xml, tudo vai depender do perfil 'Obtenção da IE da Entidade na NF' selecionado na natureza de operação. Para mais informações, ver Importação NF (Painel Geral)

Vínculo de Frete e Vinculo de Notas Fiscais

A importação de CT-e verificará a chave de acesso da NF-e vinculada a este. Este processo facilitará o vínculo das Notas Fiscais de entrada, de usina por exemplo, com os fretes a serem pagos. 

É possível verificar qual a chave de acesso da NF-e em dois lugares.

  • Aba Dados a Serem Validados: caso haja algum erro de DE/PARA, o CT-e ficará nesta aba, até que sejam resolvidas as pendências. Nela é possível verificar a chave de acesso da NF-e vinculada ao CT-e.

  • Aba Notas Fiscais a serem processadas: depois de feito todos os DE/PARA, o CT-e irá para a aba Notas Fiscais a serem processadas. Nesta foi criada uma nova aba Notas Vinculadas, que mostrará todas as chaves de acessos que o CT-e possui. Caso estas chaves de acesso ainda não estejam no SisPetro não acontecerá nada, apenas não será feito o vinculo do Frete. 

Através do botão  é possível realizar o vinculo da nota, selecionando a nota a ser vinculada através da tela Seleção de Notas Fiscais.

Para realizar o vinculo manual basta  buscar a nota a ser vinculada, após encontrar a nota selecionar a nota, clicar no botão depois em 

O vínculo da nota fiscal é realizado de forma automático caso no XML a tag  <RefNF> esteja preenchida com uma chave existente no SisPetro.

Se houver uma NF no SisPetro igual a chave de acesso informado no XML,  é validado se ela:

  • É da mesma Entidade
  • É da mesma Empresa
  • É não cancelada

Estes vínculos podem ser verificados pela Manutenção de Notas Fiscais aba "Fiscal" sub aba "Documentos Fiscais Vinculados por Nota". Nela serão exibidos todos os vínculos que a NF possuí, esteja ela vinculada ou referenciada.

Pode ser verificado o vínculo do Conhecimento com os Fretes, através da tela Manutenção de Frete.

A partir da versão 9.31, a importação de NF-e, passará a considerar os dados do FCP de NFs emitidas por terceiros. Os dados serão exibidos no grid da tela de importação e na aba Dados FCP  da tela de Alteração - Importação de NF.

Na versão 10.4 foi implementado a opção que possibilita o usuário alterar o tipo de documento na importação de Notas Fiscais.

Para que o campo "Tipo de Documento" fique habilitado na edição da nota é necessário que a  o perfil "Permite alterar Tipo de Documento na nota fiscal" esteja marcado na Natureza de Operação, aba "Geral - Dados Gerais"

Aba Parcelas

Pode ser visualizado através da aba de Parcelas, todas as parcelas existentes no arquivo XML. 

Ao realizar a importação da nota as parcelas serão importadas conforme for definido no perfil de natureza Geração de Parcelas do Contas Pagar/Receber.   

Os valores das parcelas serão distribuídos proporcionalmente entre os itens da Nota Fiscal. A soma das parcelas será igual ao valor contido no arquivo .XML.

Para os casos que a natureza de operação gerar Contas Pagar/Receber e estiver configurada para usar os vencimentos do arquivo, quando a nota tem mais que um item, ou parcelas com o mesmo vencimento, elas serão agrupadas, somando seus valores, tendo somente uma parcela por data de vencimento.

Alterando as parcelas

Para alterar as parcelas basta acessar aba de Parcelas, selecionar a parcela em questão e acionar o botão de Edita.

Após isso basta informar uma data/valor valida.

 

A mesma lógica se aplica para alterações de parcelas quando o a nota se encontra em Dados a serem validados, Basta acessar a aba de parcelas, selecionar a parcela e acionar o botão de edita. 

 

Após isso será aberta uma tela de Importação de NF-e/CT-e, onde logo abaixo teremos um grid com todas as parcelas, onde podemos incluir parcelas, alterar ou ate mesmo excluir.

Por essa tela podemos realizar qualquer alteração nas parcelas, porem lembrando que o valor total das mesmas tem que ser igual ao valor total da nota.




  • Sem rótulos