Implementamos, há algumas versões atrás, o REINF, porém o usuário era obrigado a digitar todas as informações. Como a ideia é automatizar o processo aos poucos, iniciamos com o preenchimento automático do Registro 4020.
Configurações necessárias:
- Cadastro de Produtos - aba Dados Adicionais
No cadastro de produtos devemos informar o tipo de serviço no campo 'Tipo Serviço REINF'. O código desse serviço será utilizado no campo de infoTpServ_tpServico do REINF.
- Configurações de Sistema - aba Livro Eletrônico
No perfil de sistema 'Tipo de Desconto Retenção INSS' devemos informar o Tipo de Desconto que a empresa vai utilizar. O preenchimento automático só será realizado para as Notas cujo o Tipo de Desconto seja o informado para a Empresa em questão.
Preenchendo os Registros:
Após realizar as configurações acima, basta acionar o botão Preenche na tela de Manutenção do Reinf que todas as notas que utilizam o mesmo tipo de desconto informado no perfil de sistema serão carregadas no registro R-4020.
No Cadastro de Produtos, aba Dados Adicionais, grupo REINF, adicionar o campo:
“Natureza do Rendimento (Registro 4020)” e permitir que se escolha entre uma das Naturezas existentes.
No Tipo de Documento, na configuração dos Descontos, acrescentar no campo “Classificação da Retenção” a opção “Valor agregado (PIS/COFINS/CSLL)"
Tanto no Tipo de Documento como na Manutenção de NFs, a Classificação da Retenção deve ser apresentada devidamente.
Na Manutenção do REINF, botão Preenche
Preencher automaticamente o Registro 4020
Após finalizar o preenchimento os registros serão salvos no R-4020.
Para o período selecionado, caso os registros R-2010 não tenham recibo, ao fazer o preenchimento automático mais de uma vez os registros serão apagados e gerados novamente. Tendo recibo não será permitido preencher novamente.
Para mais informações:
- SPED REINF - Configurações
- Registros - REINF
- Painel Livro Eletrônico
- Painel Fiscal
- Manutenção do Reinf
- Preenchimento de dados - SPED/Reinf
- Processamento do SPED/Reinf