GIA-MT
Para gerar a mídia GIA-MT, o usuário deve acessar o menu Ferramentas / Geração Mídia Gia/Gim.
Através do painel GIA-MT, o usuário poderá gerar um arquivo contendo as informações necessárias para serem validadas pelo programa da Gia-MT.
Geração do Arquivo:
- De: informe a data inicial e a data final
- Tipo: Normal ou Substitutiva
- Motivo: Normal, Baixa, Paralisação Temporária, Reativação, Mudança de Domicilio Fiscal ou Revisão de Estimativa
- Tipo Contabilista: Para Contabilista, Escritório ou Individual
- Periodicidade: Mensal, Anual ou Semestral
- Gera dados para o Anexo III (GIA-ICMS): caso marcado, o SisPetro incluirá no arquivo um grupo para o anexo III. O ideal nesse caso, é optar por gerar dados do anexo III em dezembro, já que a periodicidade dele é anual.
- Movimentação Interestadual no Exercício: caso marcado, será gerada a movimentação interestadual do período selecionado para a geração do arquivo.
Dados do Arquivo:
- Layout de Exportação: selecione o layout a ser utilizado para gerar o arquivo. Para mais informações, ver Manutenção Exportação de Dados
- Nome do arquivo: informe a pasta onde o arquivo será gravado e o nome do arquivo
- Clique no botão OK para iniciar a geração do arquivo ou no botão Cancela para cancelar.
Algumas considerações devem ser observadas para que o arquivo seja validado com sucesso:
- Cadastrar o código de todos os municípios de Mato Grosso na Tabela Cidades (Sispetro Normal), campo Código do Município (uso da UF)
- Nas configurações da empresa, Painel Dados Gerais, preencher os campos Data Cadastro Junta Comercial e Data Cadastro Secretaria Fazenda
- Configurar devidamente todas as naturezas de operação, no SisPetro Normal em Dados Adicionais (Fiscal) (Painel Geral)) que devem sair no Anexo 1 e 2, através do quadro GIA-MT, preenchendo os campos Grupo de Operações e COP
- Conferir o código para GNRE na Tabela Unidades Federativas - UF em SisPetro Normal, campo Código Estadual, pois será utilizado no Anexo III (GIA-ICMS).
O programa da Gia-MT é muito criterioso, portanto, é importante que os dados do livro fiscal (CFOP, Valor Contábil, UF, E/S) não contenham inconsistências, evitando assim problemas na validação do arquivo gerado.