Seção Geral

A seção [Geral ] do arquivo INI, contém informações sobre parâmetros de segurança, inicialização e diretórios de trabalho.

Parâmetros que podem ser usados na seção [ Geral ] do Arquivo SCG.INI:

  • CaracteresSenhaMinimo - Informe o número mínimo de caracteres que a senha dos usuários deve conter, com isso ao se cadastrar uma nova senha, enquanto não alcançar o número mínimo de caracteres o registro não será salvo. O SisPetro utiliza como padrão 4(quatro) ou seja as senhas informadas devem conter no mínimo quatro caracteres. Exemplo: CaracteresSenhaMinimo=4
  • PrazoTrocaSenha - Informe quantidades dias para troca de senha dos usuários. Este parâmetro serve para definir a cada quantos dias será exibida uma janela para que o usuário troque sua senha ou mesmo re-confirme sua senha anterior. O SisPetro utiliza como padrão 15(quinze) ou seja, a cada quinze dias será solicitado ao usuário que ele re-digite a sua senha podendo altera-la ou não. Exemplo: PrazoTrocaSenha=15
  • SplashTempo de espera da apresentação da tela do SisPetro (em segundos) - Valor padrão: 5. Exemplo:  Splash=5
  • IP - IP ou nome do servidor onde está executando o Servidor Hermes que deve ser conectado. Exemplo: IP=127.0.0.0 ou IP=nomedoservidor
  • Porta - Porta do Servidor Hermes que deve ser conectado. Exemplo: Porta=9000
  • CaminhoArquivosAuxiliares - Indica o caminho para os arquivos de estado do usuário (arquivo criado e mantido automaticamente pelo SisPetro com a ordem de alguns grids, posição de telas, itens de menu da barra do usuário, último arquivo aberto no gerenciador de relatórios, etc) e arquivos de layouts de relatórios (extensão RTM) gerados via menu e os layouts de formulários eventualmente customizados pelo usuário. Dessa forma, indicando um caminho neste tópico, é possível deixar somente o executável do SisPetro numa pasta e marcá-la como leitura para que o mesmo não seja sobrescrito inadvertidamente.
  • SenhaSeguranca - Caso tenha sido definida uma senha de conexão, esta deve ser informada.
  • LeParametrosServidorSefazAoExecutarQuando o cliente Sispetro vai executar uma rotina, ele deve decidir antes para qual servidor enviar o comando.
    A lista de rotinas é lida ao inicializar o cliente uma única vez, que é o procedimento mais comum (parâmetro = 0). Porém é possível que, sempre que se execute uma rotina, os parâmetros sejam lidos (parâmetro = 1).
  • SemServidorSispetro - Parâmetro que define se o cliente está utilizando o Servidor Sispetro para acesso (parâmetro = 0) ou somente o Hermes (parâmetro = 1).
    Este campo é temporário, já que todas as rotinas serão executadas pelo Hermes em breve.

    Observação:
    Não se deve incluir o item CaminhoArquivosAuxiliares sem mover todos os relatórios (extensão RTM) da pasta do executável - local original dos mesmos - para a nova pasta pois senão o SisPetro não encontrará os layouts de relatórios e mesmo de certos formulários que estavam originalmente na pasta do executável. Outro ponto fundamental é alterar via script ou manualmente os locais de certos layouts (vide tópico de Passo-a-Passo) cujo local está indicado em tabela auxiliar (por exemplo, o layout do boleto bancário está indicado na tabela de tipos de cobrança e deve ser alterado via manutenção de tipos de cobrança).

Parâmetros que podem ser usados na seção [ Log ] do Arquivo SCG.INI:

  • NivelLog - Os níveis de configuração do log do usuário conectado no Servidor SisPetro (conexão dele no Servidor), podem ser configurados independente da configuração do log no Servidor SisPetro. Valores possíveis: (0=Modo Sem Log / 1=Modo Normal (exibe no log os principais procedimentos executados) / 2=Modo Debug (detalha no log cada um dos procedimentos executados) Exemplo: NivelLog=0.
  • RotacaoLog - Permite definir a periodicidade da geração do Log, podendo ser Diário (0), Semanal (1) ou Mensal (2).
  • TamanhoMaximoLog - Tamanho máximo do arquivo de log gerado, podendo ser de, no máximo, 10GB (o padrão considerado é de 4GB). Ao atingir este tamanho, sistema gera um novo arquivo.
  • NumeroArqLog - Número máximo de arquivos de log gerados no diretório, sendo que o padrão é 10, podendo atingir no máximo 30 arquivos. Ao ultrapassar esse limite o sistema apaga os arquivos mais antigos.
  • ModoLog - Modo do Log gerado, sendo Produção (0) ou Desenvolvimento (1). Este item deve ser sempre considerado como Produção - não deve ser utilizado como desenvolvimento sem orientação da Futura.
  • DestinoLog - Caminho onde será gerado o arquivo de log.

Esta seção do arquivo SCG.Ini deve ficar parecido com a estrutura abaixo:

[Geral]
CaracteresSenhaMinimo=4
PrazoTrocaSenha=60
ip=192.168.0.111 ou nomedoservidor
Porta=8098
CaminhoArquivosAuxiliares=F:\Estrutura\DocsAux
SenhaSeguranca=010101
LeParametrosServidorSefazAoExecutar=1
SemServidorSispetro=1

[Log]

NivelLog=1
RotacaoLog=0
TamanhoMaximoLog=4
NumeroArqLog=30
ModoLog=0
DestinoLog=F:\Estrutura\DocsAux
 
[Roteador]
Rotear=0


Para maiores informações quanto a configuração do Sispetro veja Configuração do SisPetro.

Acesse Estrutura do Arquivo INI do Servidor Hermes para maiores informações.