Por meio deste recurso no sistema é possível realizar a alteração da transportadora empregada na Ordem de Carregamento e Nota Fiscal.
Exemplo:
Supondo que, inicialmente, a nota tenha sido emitida para a transportadora "ABC", contudo o cliente mudou de ideia e solicitou que fosse realizada a entrega pela transportadora "DEF".
Analisando o exemplo acima, se a solicitação foi feita antes da emissão da Nota Fiscal, basta acessar a tela de Manutenção de Ordem de Carregamento, selecionar a OC e optar por Mudar a Transportadora, e assim emitir a NF corretamente.
Neste caso, a tela de mudança de transportadora já irá sugerir a OC e os dados atuais da mesma:
No quadro Atual os dados da OC serão apresentados. O usuário deverá informar a nova transportadora e o novo frota no quadro Nova.
Caso a OC já tenha uma Nota Fiscal e Frete gerados, o usuário poderá optar por mudar também nesses locais. Neste caso, marque o perfil Muda também nas notas fiscais e fretes. Este perfil só estará disponível para uso caso o perfil de Sistema Pode mudar dados nas Notas Fiscais através da mudança de transportadora na OC esteja marcado. Veja maiores informações no tópico Painel Ordem Carregto. Além disso, o usuário deverá ter o perfil Pode mudar nota fiscais através da mudança de transportadora na OC marcado. Veja maiores informações no tópico Painel Faturamento (Usuários).
A partir da versão 8.23, com a implementação do Controle de Lacres, quem optar por utilizar, deverá tomar os devidos cuidados na mudança de transportadora na OC. É feita uma validação permitindo a troca de frota somente se o número total de lacres do frota anterior for igual ao do novo frota. A quantidade de lacres por compartimento é configurada na Tabela Frotas.
O número total de lacres é calculado multiplicando a quantidade total de compartimento do frota (truck, toco, carreta e treminhão) pela quantidade de lacres por compartimento.
Exemplo:
- Carreta com 6 compartimentos e 3 lacres por compartimento = 18 lacres
- Treminhão com 6 compartimentos e 3 lacres por compartimento = 18 lacres
- Total = 36 lacres
Pode ser alterado para um outro frota que tenha um total de 36 lacres:
- Truck com 9 compartimentos e 4 lacres por compartimento = 36 lacres.
Nesse caso, a mudança do frota será feita.
Caso a nota fiscal já tenha sido emitida, é possível incluir a Carta de Correção através do botão Carta de Correção localizado no painel interno Nota Fiscal. Maiores informações, veja o tópico Carta de Correção Eletrônica.
Agora, considerando que a nota fiscal já tenha sido emitida, bastaria acessar a tela Muda Transportadora Nota Fiscal através do menu Movimentações / Faturamento.
Neste caso, a tela de mudança de transportadora já irá sugerir a Nota Fiscal os dados atuais da mesma:
No quadro Atual os dados da OC serão apresentados. O usuário deverá informar a nova transportadora e o novo frota no quadro Nova.
Se os perfis de sistema e do cliente comprador "Restringe Frotas no Pedido de Venda Retira" estiverem marcados, o sistema validará se o frota principal e os 3 frotas vinculados a ele (se existirem), estão vinculados para a Entidade. Veja maiores informações em Frotas Permitidos
Se os perfis de sistema e do cliente comprador "Restringe Transportadoras/Motoristas no Pedido de Venda Retira" estiverem marcados, o sistema validará se a transportadora/motorista estão vinculados para a Entidade. Veja maiores informações em Transportadoras/Motoristas Permitidos.
Esse processo gera um log da alteração realizada na Nota Fiscal. Veja maiores informações no tópico Log Eventos.
Importante: Ao alterar a transportadora será realizada a validação da modalidade de frete (maiores informações veja Verificação da modalidade de frete da Transportadora).