A emissão da NFS-e, utilizada por Armazenadoras para cobrança do Serviço de Armazenagem e por outras empresas do grupo que, por ventura, emita NF de Serviços diversos.
A NF de Serviços é de âmbito municipal e a inclusão da Nota Fiscal de Serviço é realizada através da tela de Outras Saídas. Para mais informações, ver Como emitir Nota Fiscal Outras Entradas/Outras Saídas.
Configurações
Ferramentas / Sistema / Aba NF-e/CT-e
Habilita NFS-e
- Produção
- Homologação: caso queira emissão em ambiente de teste
- Layout de impressão
- Informe o caminho do layout do RTM
Para mais informações, ver Painel NF-e/CT-e
- Tabelas Auxiliares / Faturamento / Cidades
- Aba Detalhes / Quadro URL
- informar a URL de comunicação com a prefeitura
- Produção
- Homologação: caso queira emissão em ambiente de teste
- informar a URL de comunicação com a prefeitura
- Tipos de Layout:
- GINFES
- GINFES
- Envio Tag de Desc Incondicionado
- Envia com Valor Zero: a tag é enviada com valor zerado.
- Não Envia: a Tag não é enviada
- Envio Tag de Desc Condicionado
- Não Envia: a Tag não é enviada
- Não Envia: a Tag não é enviada
- Envio informações de Contato:
- Para layout tipo Ginfes e Abrasf
- Envia: as informações de telefone e e-mail do cadastro de clientes são enviadas
- Não envia: as informações não são enviadas.
- Para layout tipo Ginfes e Abrasf
- Aba Detalhes / Quadro URL
Para mais informações, ver Tabela Cidades
- Outros Impostos
- O cadastro dos impostos INSS, IRRF, CSLL, COFINS, PIS e ISS, é realizado através da Tabela Outros Impostos, e vinculado com a Natureza de operação na aba Outros Impostos (Painel Por Filial)
Para mais informações, ver Exemplos de cadastros de Outros Impostos para NFS-e e Outros Impostos
- O cadastro dos impostos INSS, IRRF, CSLL, COFINS, PIS e ISS, é realizado através da Tabela Outros Impostos, e vinculado com a Natureza de operação na aba Outros Impostos (Painel Por Filial)
- Natureza de Operação
- Dados Gerais (Painel Por Filial)
- Habilita NF-Eletrônica
- Selecione a opção É NFS-e
- Selecione a opção É NFS-e
- Habilita NF-Eletrônica
Quadro de NFS-e
No quadro de NFS-e selecione o código a ser utilizado na nota. Cada município utiliza seu próprio código, e informe o CNAE. Para mais informações, ver Painel IE Substituição/CNAE
- Cada município vai apresentar os códigos correspondentes as regras do seu município.
- As informações desses campos só serão apresentadas se o município da Empresa tiver liberada para emissão da NFS-e.
Aba ImpressãoNF
A discriminação do serviço será obtida das observações da nota. Ela pode ser pré-cadastrada na Natureza de operação ou na emissão da Nota Fiscal.
Para mais informações, ver Impressão NF (Painel Por Filial)
- Aba Outros Impostos
- Os impostos que serão destacados no xml são vinculados nessa aba.
- Para mais informações, ver Outros Impostos (Painel Por Filial) e Tabela Outros Impostos
- Os impostos que serão destacados no xml são vinculados nessa aba.
- Aba lateral Geral > Aba rodapé Dados Gerais Em alguns casos o valor total da nota não condiz com o valor cobrado do cliente, onde é enviado para o cliente um boleto sem o valor dos impostos. Para esses casos indicamos a utilização um desconto nas notas. Para isso, basta informar o Tipo do Documento.
- Para mais informações, ver Configuração de Desconto na Nota Fiscal e Tabela Tipo de Documento
- Para mais informações, ver Configuração de Desconto na Nota Fiscal e Tabela Tipo de Documento
Numeração da Nota Fiscal
A numeração da nota fiscal de serviço é diferente das notas fiscais eletrônicas onde o usuário informa a numeração e envia para a SEFAZ.
Nas notas fiscais de serviço a numeração é controlada pela prefeitura e só saberemos a real numeração da nota após receber o retorno da nota já autorizada.
No SisPetro não há como obter essa numeração antes da autorização da nota. O que indicamos é consultar na prefeitura qual o último número de nota e ajustar o Número da próxima nota na Tabela Série Nota Fiscal. Dessa forma a numeração das notas no SisPetro ficará igual à numeração das notas emitidas pela prefeitura.
Em casos de cancelamento ou alteração de numeração de notas na prefeitura, o usuário deve se atentar a ajustar a numeração na Tabela Série Nota Fiscal. Caso não seja feito isso a numeração da nota fiscal do SisPetro ficará diferente da numeração da nota que a prefeitura enviou.Exemplo: emissão de 2 Notas
A primeira nota (2842) foi verificada a última nota emitida na prefeitura e ajustado na a numeração na Tabela Série Nota Fiscal. Ao processar a nota e autorizar a numeração obtida pela prefeitura ficou igual a do SisPetro.
A segunda nota (2846), o usuário realizou o cancelamento e exclusão de 3 notas (2843, 2844 e 2845) no SisPetro sem enviar para a prefeitura. Após emitir a nota 2846, enviou para a prefeitura que autorizou a nota. Veja que o retorno da prefeitura foi a numeração de nota 2843 que é o real numero da nota.Para emissão dessa segunda Nota (2846) o correto seria após emitir a nota e por algum motivo tiver que cancelar e excluir a mesma antes de autorizar na prefeitura, deve-se ir na Tabela Série Nota Fiscal e ajustar a última numeração, para quando for emitir a próxima nota, a numeração da mesma ficar compatível com a numeração retornada pela prefeitura.
Para notas de serviço do município de Guarulhos o controle da numeração segue a mesma lógica que a nota fiscal eletrônica, onde basta a numeração não estar duplicada para a série que está sendo utilizada.
- Dados Gerais (Painel Por Filial)
Particularidades
- Particularidades Nota Fiscal de Serviço GINFES (Guarulhos)
Como o retorno das rejeições de notas de serviço GINFES não vem de forma clara, a consulta do motivo da rejeição deve ser realizada a partir do portal da prefeitura de Guarulhos, dentro do portal basta acessar a Consulta de Lote Rps informar o numero do lote e consultar, na tela ira apresentar o motivo da rejeição da nota. Para pegar o número do lote no SisPetro temos 2 formas bem simples, podemos pegar via tela indo em Manutenção de Notas Fiscais, aba Fiscal, aba NF-e/CT-e, na coluna Recibo, ou ainda na tela de Manutenção de Notas Fiscais, aba Fiscal, aba movimentações, seleciona o primeiro comando de Recibo/Protocolo NFS-e GINFE, aciona o botão XML Retorno, pega a numeração informada dentro da Tag "Ns3:Protocolo". Veja a ilustração das 2 formas abaixo:- Consultando o Lote via tela:
- Consultando o Lote via XML:
Cancelamento NFS-e Guarulhos
O cancelamento da Nota fiscal de Serviço para Guarulhos exige que seja informado um Código de Cancelamento. Hoje enviamos um código fixo "0001".Caso haja a necessidade de enviar um outro código o usuário deve entrar em contato com o Suporte da Futura e solicitar a alteração.
- Consultando o Lote via tela:
- Particularidades Nota Fiscal de Serviço GINFES (Paulínia)
- No cadastro de Cidades, campo Envio de Tag de Desconto Incondicionado deve ser marcado como Não Envia. Se for enviado com valor zerado o retorno será que o xml está fora da estrutura.
O número da nota fiscal exibido na Manutenção de Notas Fiscais de Saída é o mesmo número do RPS
O retorno da autorização da nota é tardio (demora em torno de 10 segundos), por isso, na consulta do protocolo sempre o SisPetro tem como retorno a mensagem de LOTE AINDA NÃO PROCESSADO (tentar novamente em instantes. Para receber o retorno de autorização, basta acessar o menu Movimentação / Nota Fiscal Eletrônica / Manutenção de NF-e Pendentes e processar a nota.
- Particularidades Nota Fiscal de Serviço ABRASF (Rondonópolis)
- O número da nota fiscal exibido na Manutenção de Notas Fiscais de Saída é o mesmo número do RPS
- Solicite ao Suporte da Futura para que providencie o De/para da Tabela de Motivo de Cancelamento da sua empresa com a tabela de Códigos de Cancelamento da Prefeitura via script
Para NFS-e não temos:
- Envio de E-mail (com XML) automaticamente
- Inutilização de Número
- Geração de XML Distribuição
- Emissão de MDF-e
Após a emissão da Nota Fiscal de Serviço, caso tudo esteja configurado corretamente, será enviado um e-mail com cópia do DANFE em PDF da sua nota fiscal ao cliente faturado/transportadora