A partir da versão 8.3, as configurações de sistema referentes a: Nota Fiscal eletrônica e Conhecimento de Frete eletrônico, terão um painel separado, pois assim é mais fácil de se configurar.
A partir da versão 9.14 foi adicionado o perfil Habilita NFS-e onde disponibiliza a opção de incluir notas fiscais de serviço. veja maiores detalhes em Como Emitir Nota Fiscal de Serviço
O acesso a essa tela se dá através de Ferramentas / Sistemas / NF-e/CT-e
Neste painel esta todos os perfis e configurações de SISTEMA referentes a NF-e e CT-e.
Para informações sobre Configuração da Empresa para NF-Eletrônica
Conhecendo os perfis existentes:
Quadro Configurações Gerais
Habilita Nota Fiscal Eletrônica: Essa opção habilita a nota fiscal eletrônica para a Empresa.
Ambiente de Trabalho: Nessa opção o usuário define o ambiente de trabalho para emissão de nota Fiscal Eletrônica.
Habilita NFS-e: Essa opção define o ambiente para emissão de nota Fiscal de serviço. Veja mais em Como Emitir Nota Fiscal de Serviço
Agrupa Envio E-mail por OC
Este perfil, quando marcado "Agrupo o Envio do E-mail por OC" trabalha em conjunto com o perfil de cliente (Cadastro Detalhado (Clientes)) "Agrupa envio de e-mail conforme perfil de sistema" . Veja maiores informações em Enviar e-mail para Cliente Comprador e Agrupar e-mails por Ordem de Carregamento
Habilita Horário de Verão
Este perfil é utilizado no Layout 3.1 da Nota Fiscal Eletrônica. Caso a empresa opere em locais que tenham horário de verão não precisará mais se preocupar com falhas no processamento de NF-e, resultantes do espaço de tempo entre a empresa e a SEFAZ. Para mais informações veja o help Nota Fiscal Eletrônica 3.1
Quadro Outros Impostos
A partir da versão 9.14 o quadro de Outros Impostos foi retirado do painel NF-e/CT-e, agora não á mais necessidade de vincular os códigos dos outros impostos no perfil de sistema, os mesmos são cadastrados individualmente direto na tabela de outros impostos. Veja mais em Tabela Outros Impostos
Tempo máximo execução WebService (segundos)
Perfil que determina a configuração de TimeOut para conexão de WebServices. Caso o WebService não responda no tempo informado a conexão é desfeita.
Versão dos dados SEFAZ para CT-e
A partir da versão 8.10 a empresa poderá/deverá optar pela versão 2.00 do conhecimento de frete.
Lembrando que todos os CT-e´s ,da versão antiga, devem estar corretos, ou seja, se tiver que cancelar, sincronizar ou processar algum, faça-o na versão que foi emitido, pois a SEFAZ pode validar alguns campos que são novos ou que não existem mais na versão 2.00 e ocorrerá erros. A versão 2.00 será desabilitada pelas Sefaz a partir de 04/12/2017.
A partir da versão 9.17 a empresa poderá optar pela versão 3.00 do conhecimento de frete, sendo que a partir de 04/12/2017 será obrigatório usar a versão 3.00.
Lembrando que todos os CT-e´s ,da versão antiga, devem estar corretos, ou seja, se tiver que cancelar, sincronizar ou processar algum, faça-o na versão que foi emitido, pois a SEFAZ pode validar alguns campos que são novos ou que não existem mais na versão 3.00 e ocorrerá erros.
A partir da versão 9.37 foi implementado perfil para configuração de tempo mínimo para processamento de Recibo/Protocolo de uma NF-e assegurando que não ocorrerá bloqueio na SEFAZ por uso indevido de web service.
Valida intervalo mínimo para processamento de Recibo/Protocolo
Valida intervalo mínimo para processamento de Recibo/Protocolo: Marcando este perfil o sistema analisará o intervalo minimo informado, e bloqueará o processamento de NF-e, caso a solicitação esteja fora do intervalo mínimo informado.
Intervalo mínimo (em segundos): Informar intervalo mínimo que o sistema considerará para o bloqueio do processamento de NF-e.
Estes parâmetros são importantes para que o sistema não fique conectando-se ao Web Service da Sefaz, punindo assim a empresa por consumo indevido.
Quadro EPEC
Através dos perfis do quadro de EPEC que podemos ativar o modo de EPEC para NF-e e CT-e. Veja também EPEC - Evento Prévio de Emissão em Contingência.
Quadro NF-e
Situação Sistema de Contingência Eletrônica(EPEC): Ativa ou inativa a contingência para a NF-e.
Endereço WebService Solicitação EPEC(Produção): Nesse campo é informado a URL do ambientante de produção, para solicitação do EPEC de NF-e na Sefaz.
Endereço WebService Solicitação EPEC(Homologação): Nesse campo é informado a URL do ambientante de homologação para solicitação do EPEC de NF-e na Sefaz.
Quadro CT-e
Situação Sistema de Contingência Eletrônica(EPEC): Ativa ou inativa a contingência para a CT-e.
Endereço WebService Solicitação EPEC(Produção): Nesse campo é informado a URL do ambientante de produção, para solicitação do EPEC de CT-e na Sefaz.
Endereço WebService Solicitação EPEC(Homologação): Nesse campo é informado a URL do ambientante de homologação para solicitação do EPEC de CT-e na Sefaz.
Código IBGE para EPEC de CT-e: Nesse campo deve-se informar o código de IBGE para EPEC de CT-e
Quadro Impressão
- NF-e DANFE: Nesse campo indicamos o caminho do layout do Danfe.
- CT-e DACTE: Nesse campo indicamos o caminho do layout do Dacte.
- NFS-e Layout: Nesse campo indicamos o caminho do layout do Danfe da NFS-e.
Quadro Diversos
- Nº Máximo de Dias para EMissão de Carta de Correção: Nesse campo indicamos o número máximo de dias para emitir Carta de Correção;
- Ação no cancelamento de NF-e/CT-e sem protocolo: Nesse campo indicamos a ação do Sispetro ao cancelar uma NF-e/CT-e que não possui protocolo;
- Inutiliza Numeração na Sefaz;
- Não Processa Nada na Sefaz (mantém Numeração Ativa);
- Valida Chave de Acesso informada em NFs de terceiros: Quando marcado o Sispetro valida a Chave de Acesso nas NFs de Terceiros;
- Entidade do Conhecimento para o Livro Fiscal e Envio de Email/XML: Nesse campo indicamos qual a entidade do Conhecimento será enviada no Livro Fiscal, e Email/XML;
- Destinatária;
- Remente;
- Pagadora;
- Consignatário;
- Aviso de NF-e/CT-e Pendente: Avisa se possui NF-e/CT-e Pendentes de envio;
- Não avisa sobre NFs Pendentes;
- Avisa NF-e Pendente e Permite incluir NF;
- Avisa NF-e Pendente e Bloqueia Emissão de NF (Somente online);
Autorizados para download CT-e
Na versão 2.0 do CT-e, é possível escolher as entidades que podem baixar os arquivos .XML referente aos conhecimentos( como escritórios de contabilidade, contadores e etc). Anteriormente, apenas as entidades emitentes ou destinatários podiam fazer isso.