O SisPetro trabalha de modo a acompanhar a movimentação dos cheques recebidos. Para isso, foram identificados os seguintes pontos onde os cheques podem ser interceptados pelo sistema:
- Vínculo com a Nota Fiscal: No momento em que é feito o vínculo o cheque já é incluído no sistema, mas sem ser atribuído uma conta para sua localização. É possível, no entanto, ter o controle do portador. Para isso, no Menu
Ferramentas / Sistema, painel Financeiro
, deve-se marcar a opção Habilita controle portador cheques no faturamento e se informar o portador devidamente.
- Baixa do Contas a Pagar/Receber: Caso o cheque já tenha sido incluído pelo processo de vínculo é possível selecionar os cheques desejados, caso contrário, é possível providenciar a inclusão neste momento.
- Adiantamentos de Clientes/Fornecedor: Idem a baixa, porém a possibilidade de ter ocorrido o vínculo é menor, se levarmos em consideração que a maior parte dos cheques para adiantamentos chegam antes da emissão da Nota Fiscal.
- Transferências entre Bancos: Nas transações de depósito em Conta Corrente ou envio de cheques para desconto ou custódia.
- Pagamentos de despesas extraordinárias: Nos pagamentos de despesas utilizando cheques recebidos de clientes.
- Recebimentos extraordinários: Nos recebimentos extraordinários que tiveram cheques na transação.
- Contas a Pagar/Receber: No controle de cheques devolvidos, onde pode ser selecionado o cheque lançado na baixa, ou caso os processos anteriores não tenham providenciado a sua inclusão, pode ser providenciada a inclusão do mesmo.
Nos processos citados acima teremos sempre um botão semelhante ao seguinte:
Ao clicar neste botão será apresentada a tela para para pesquisa e inclusão de cheques:
Digite os dados padrões que serão utilizados para inclusão de novos cheques, que são Data Emissão, Bom Para, Tipo de Documento e Portador.
Digite o número do cheque em #Cheque. Caso haja algum cheque cadastrado no sistema com esta numeração para o mesmo banco e agência informados, seus dados serão apresentados em tela e será apresentada a informação ALTERAÇÃO no lado direito da tela. Altere o que for necessário e clique no botão confirma para selecionar este cheque. Caso o cheque em mãos tenha a mesma numeração que o cheque encontrado, mas não seja o mesmo (conta diferente), marque a opção Inclusão e preencha os dados deste cheque. Se o cheque não foi encontrado será apresentada a mensagem INCLUSÃO e você deve preencher os dados e clicar no botão Confirma.
É possível utilizar o botão Pesquisa Cheque para pesquisar um cheque específico em períodos anteriores, para isso, caso o processo tenha especificado uma conta fixa, será possível escolher o filtro da pesquisa, conforme opções abaixo:
- Indiferente: Mesmo o processo especificando uma conta fixa, será possível escolher qualquer cheque de outra conta.
- Cor diferente p/ outras contas: Mesmo o processo especificando uma conta fixa, será possível escolher qualquer cheque de outra conta, porém os cheques das outras contas serão apresentados com o fundo na cor amarela.
- Somente cheques da conta: Só poderá ser escolhido um cheque da conta especificada pelo processo.
Digite todos os cheques seguindo o processo acima. Caso tenha incluído/selecionado um cheque indevidamente. Selecione-o entre os cheques apresentados e clique no botão Exclui.
Antes de concluir o processo, caso seja necessário relacionar os cheques listados, utilize o botão Imprime. O arquivo de layout utilizado é ListaCheque.rtm e deve estar no mesmo diretório que o executável. Tal arquivo pode ser editado no Gerenciador de Relatórios.
Ao concluir o processo clique no botão OK para confirmar a seleção de cheques.
Se na tela que solicitou a tela de cheques recebidos tiver a informação do tipo de documento, o valor total dos cheques selecionados será verificado ou não com o valor de movimento da tela origem. Vide em Tipos de Documentos o item Valida valor do movimento associado.