Integração com Sistema de Automação

A partir da versão 10.16 do SisPetro, é possível trabalhar com a troca de arquivo com os sistemas automatizados Basecom e Infitech   


A integração com sistemas de automação permite a troca de arquivos txt de gravação e leitura entre o SisPetro e os equipamentos de automação, otimizando o processo de carga e descarga com o processamento automático da troca de dados, conforme ilustrado abaixo. 


Configurações Necessárias 

Veja em Configurações Integração com Sistema de Automação a configuração necessária para a utilização de sistemas de automação. 

Estrutura dos arquivos

Veja a estrutura dos arquivos em Layout dos arquivos utilizados na integração com Sistemas de Automação.

Demonstração do Processo utilizando a integração com Sistema de Automação:

Portaria de Entrada

Após realizar as devidas configurações no SisPetro, na portaria de entrada será possível gerar um Ticket onde será gravado um arquivo de texto na pasta de gravação, ao realizar a leitura do arquivo de retorno é gravado em cada compartimentação da OC o ticket obtido do Sistema de Automação.

Para que o usuário tenha acesso ao botão  é necessário que o usuário esteja com o perfil Faz Portaria Entrada/Saída marcado, para isso basta ir em Ferramentas / Usuário / Perfil / Carregamento /  Faz Portaria Entrada/Saída.


 O resultado final é gravar em cada compartimentação da OC o ticket obtido do Sistema de Automação, que é a senha para permitir o carregamento/descarga daquele compartimento.


Ao clicar no botão  será apresentada a tela de Integração com o Sistema Automatizado, onde o usuário poderá visualizar algumas informações da ordem de carregamento tais como o caminho do banco de dados do Sistema de Automação, a pasta onde está sendo salvo o Ticket, a pasta de onde o SisPetro vai obter o retorno do sistema automatizado, e dados do Depósito, Fila e nome do arquivo.

Só será possível realizar a Integração e gerar o arquivo, para Ordens de Carregamento que contem compartimentação informada.

Título da Tela

O Título da tela será apresentado conforme a DLL do Sistema de Automação Basecom ou Infitech configurado para a Base

Para obter o retorno do Ticket com a sua confirmação basta clicar no botão Obtém Dados, dessa forma o SisPetro lê o arquivo retornado pelo Sistema de Automação que foi gravado na pasta destinado a leitura. Após obter o arquivo de retorno clicando no botão Obtém Dados caso o arquivo esteja OK o Status da Obtenção de Dados é confirmado ficando com o símbolo (seleção) e é apresentada a a mensagem abaixo com a confirmação da leitura, após realizar a confirmação o Carregamento passa da Portaria de Entrada para a a Portaria de Saída.

Após realizar a confirmação na tela acima, o SisPetro exibe uma mensagem questionando se o usuário quer realizar a impressão do relatório com os dados do carregamento.

A impressão dos dados de carregamento na portaria de entrada, também pode ser realizada acionando o botão  que fica na tela inicial da Portaria de Entrada, lembrando que essa opção só será possível caso a Leitura do arquivo ainda esteja pendente.


As informações referente a automação apresentadas no relatório só são preenchidas quando é obtido o retorno do Sistema de Automação. Veja maiores informações no tópico abaixo Impressão de carregamento.

  

Portaria de Saída 

Após a ordem de carregamento sair da Portaria de Entrada ela vai para a portaria de Saída onde será realizado o carregamento do combustível, ao clicar no botão caso o arquivo de retorno do Sistema de Automação NÃO esteja na pasta, será apresentado a tela de Integração com o Sistema de Automação onde o usuário poderá visualizar algumas informações da ordem de carregamento tais como o caminho do banco de dados do Sistema de Automação, a pasta onde está sendo salvo o Ticket, a pasta de onde o Sistema vai obter o retorno do Sistema de Automação, dados do Depósito, Fila e nome do arquivo.

Título da Tela

O Título da tela será apresentado conforme a DLL do Sistema de Automação Basecom ou Infitech configurado para a Base.

Caso o arquivo de retorno do Sistema de Automação já esteja na pasta, sua leitura será realizada de forma automática sem ser apresentado a tela de integração com o Sistema de Automação. 



Dados de carregamento

Após realizar o processo de integração do Sistema de Automação com o SisPetro é possível verificar os dados salvos no sistema através da tela de Manutenção de Carregamento/Descarga.

 O SisPetro pega do arquivo somente o Volume de automação e a Temperatura Automação.

O usuário pode informar no sistema, via perfil de Sistema, qual o volume a ser utilizado no carregamento e na descarga. Para mais informações, ver Painel Ordem Carregto.

Quando o carregamento contém mais de um compartimento do mesmo produto, para realizar o preenchimento da Temperatura, o sistema realiza a média do mesmo. No exemplo abaixo temos 3 compartimentos, onde para cada compartimento foi informado uma temperatura diferente (20,5 / 22,5 / 23,0). Ao ler o arquivo o sistema realiza a média das temperaturas de cada um dos 3 compartimentos e preencherá, na temperatura de automação, a temperatura de 22,00.

CompartimentosQtdeTemperatura
Compartimento 1500020,50
Compartimento 2500022,50
Compartimento 31000023,00


( 20,5 + 22,5 + 23,0) / 3 = 22,00

No exemplo acima a média da temperatura é 22,00

Impressão de carregamento


É possível realizar a emissão do relatório de dados de Carregamento ao finalizar a  integração com o automatizado através do botão 


Os campos do relatório referentes á automação e ao volume  de automação só são preenchidos quando obtido retornos do Sistema de Automação.
  • #AUTOMAÇÃO: o campo referente ao número da automação é preenchido na portaria de entrada quando a integração realiza a leitura do arquivo de retorno, e o mesmo vem preenchido com um valor válido.
  • VOL. AUTOMAÇÃO: o volume da automação só é informado no relatório quando é realizado a portaria de saída e o arquivo de retorno foi obtido e validado com sucesso.