2. Executar Ordem de Fabricação

 

Apenas tanque que sejam do tipo Formulação poderão ser utilizados na Execução da Ordem de Fabricação. Veja mais informações sobre o Tipo do Tanque em Manutenção de Tanques

 

Execução da OF

Caso a OF esteja aprovada, poderá ser executada.

30-10-2024 09-33-22.jpg

Neste momento, o usuário poderá:

  • Alterar a quantidade final da OF (para bater com a quantidade real) informando a régua inicial/final do tanque destino.

  • Vincular o certificado previamente cadastrado na Manutenção de Certificados

  • Alterar a quantidade dos produtos tanque informando a quantidade real utilizada de cada tanque. A soma da quantidade dos produtos tanque deve bater com a quantidade final produzida.

Para saber a quantidade real de produtos básicos que deverá ser movimentada em cada tanque, devemos respeitar a participação (em percentual) dos produtos básicos no produto tanque até um limite mínimo de volume (volume corte) abaixo do qual todo o produto deve ser utilizado.

Exemplificando estamos utilizando dois tanques de Heptano (F3 e F7). O tanque F3 tem um saldo total de 100.000 lts. Iremos movimentar todo o saldo deste tanque nesta OF. Portanto, iremos movimentar 75.000 litros do produto básico Heptano A e 25.000 do produto básico Heptano B (cada um com seu respectivo CMV).
Vamos supor que o usuário informasse que, ao contrário do que a OF estipulou, foi movimentado somente 95.000 lts deste tanque.
Neste caso, tentando respeitar a proporção de cada produto básico no tanque, teríamos:

Produto Básico

Saldo Original

Proporção no Tanque

Volume Movimentado

Saldo Final

Produto Básico

Saldo Original

Proporção no Tanque

Volume Movimentado

Saldo Final

Heptano A

75.000

75%

71.250

3.750

Heptano B

25.000

25%

23.750

1.250

Continuando no exemplo, caso fosse estipulado que o volume de corte do tanque é de 1.500 lts, teríamos de alterar a proporção novamente (para utilizar todo o volume do Heptano B pois seu saldo após a movimentação seria inferior ao volume de corte):

Produto Básico

Saldo Original

Proporção no Tanque

Volume Movimentado

Saldo Final

Volume Corrigido

Saldo Final após Correção Volume Corte

Produto Básico

Saldo Original

Proporção no Tanque

Volume Movimentado

Saldo Final

Volume Corrigido

Saldo Final após Correção Volume Corte

Heptano A

75.000

75%

71.250

3.750

70.000

5.000

Heptano B

25.000

25%

23.750

1.250

25.000

0

 

O volume de corte é um parâmetro global do depósito (em percentual) e que pode ser ajustado tanque a tanque (em volume) manualmente. Assim, caso o parâmetro no depósito seja de 1%, todos os tanques vinculados a ele terão um limite mínimo em volume de 1% da capacidade do tanque por padrão. Porém, o usuário pode alterar este volume manualmente estipulando um outro valor que será respeitado nos cálculos posteriores.

Após a confirmação, o saldo de cada produto primário necessário será verificado, não sendo permitida a execução de uma OF caso exista algum produto primário sem saldo disponível. O SisPetro mostrará a mensagem abaixo:

 

30-10-2024 10-54-25.jpg

 

Caso tudo OK, Sispetro movimentará o estoque dos respectivos produtos primários respeitando suas proporções na formulação e sua participação no respectivo produto tanque criando o produto destino no tanque destino.
O estoque físico será atualizado automaticamente assim que o produto for fabricado assim como o estoque dos tanques. O estoque escritural será atualizado mediante disponibilização via manutenção de OFs (a fim de permitir o controle das vendas). Esta disponibilização poderá ser total ou parcial.

O produto destino deverá ser um produto básico seja ele correlato ao produto tanque armazenado no tanque destino ou o próprio produto tanque armazenado no tanque destino.