Perfil de Usuário
- Ferramentas > Usuário > aba Faturamento
- Definir o perfil Pode Alterar Outros Impostos na NF
- É preciso ter permissão para alterar os Outros Impostos na Nota Fiscal, e com esse perfil marcado será possível incluir/ alterar o vínculo de Outros Impostos na Natureza de Operação.
Perfil de Empresa
- Ferramentas > Sistema > aba Dados Gerais
- Configurar os dados cadastrais da empresa
- Ferramentas > Sistema > aba Livro Eletrônico
- Configurar as Informações da Empresa:
- Nº PIS/PASEP
- Nº Suframa
- Inscrição Municipal
- Escrituração
- Estabelecimento centralizador de Escrituração
- Estabelecimento com escrituração centralizada
- Estabelecimento sem escrituração centralizada
- Definir para a empresa conectada qual a opção para Apuração de PIS/Cofins
- Tributado por Alíquota: para cálculo por Alíquota, ou seja, por percentual. Utilizada para CST PIS/COFINS de Operação Tributável com Alíquota Básica;
- Tributado por Valor Fixo por m3: para cálculo por Valor Monetário, ou seja, por Unidade de Medida. Utilizada para CST PIS/COFINS de Operação Tributável com Alíquota por Unidade de Medida de Produto;
- Definir o campo Método de Apropriação de Crédito
- Método de Apropriação Direta: No arquivo do SPED o desmembramento de valores de créditos referentes ao CST de Tributação Mista - Tributado ou Não Tributado - (Por exemplo: CST 53) será detalhado. Além disso, o registro 0111 não será gerado, com o detalhamento da Receita Tributada ou Não Tributada.
- Método de Rateio Proporcional (Receita Bruta): Com esta configuração o método será proporcional a receita da empresa. Consequentemente é preciso enviar o registro 0111 com o detalhamento da Receita Tributada ou Não Tributada. Trabalhará junto com o perfil Rateio créditos com CST de Tributação Mista?
- Definir o campo Rateio Créditos com CST de Tributação Mista?, que trabalha em conjunto com o perfil Método de Apropriação de Crédito
Cliente / Fornecedor
O arquivo da EFD deverá conter somente UM CNPJ por entidade, independente de ser cliente ou fornecedor. Neste caso, quando houver um cliente com o mesmo CNPJ de um fornecedor, deve-se definir qual deles será enviado na EFD: o cliente ou o fornecedor. Para isso, faça as seguintes configurações:
- No caso do Cliente ser enviado no SPED:
- Acessar o cadastro do fornecedor (que não será enviado na EFD) e configurar o campo Código Entidade para uso no Livro Eletrônico informando o código do Cliente.
- Arquivos > Fornecedores > aba Detalhes > aba inferior Observações;
- No caso do Fornecedor ser enviado no SPED:
- Acessar o cadastro do cliente (que não será enviado na EFD) e configurar o campo Código Entidade para uso no Livro Eletrônico infomando o código do Fornecedor.
- Arquivos > Clientes > aba Detalhes > aba inferior Cadastro Detalhado;
- Relatório para Conferência de CNPJ: SPEDConfCGCEntidade.rtm
Tabela Clientes
- Arquivos > Clientes > aba Detalhes > aba inferior Dados Gerais
- Indicar a opção de Apuração de PIS/Cofins com as seguintes opções;
- Respeita configuração para a empresa: Esta opção irá respeitar a definição do perfil de empresa Apuração de PIS/Cofins, citado no item de Perfil de Empresa
- Tributado por Alíquota: Esta opção irá trabalhar com cálculo por Alíquota, ou seja, por percentual. Utilizada para CST PIS/COFINS de Operação Tributável com Alíquota Básica;
- Tributado por Valor Fixo por m3: Utilizar esta configuração, pois a Base de Cáculo não será o valor total da Nota Fiscal. Esta opção irá trabalhar com cálculo por Valor Monetário, ou seja, por Unidade de Medida. Utilizada para CST PIS/COFINS de Operação Tributável com Alíquota por Unidade de Medida de Produto.
Tabela Fornecedores
- Arquivos > Fornecedores > aba Detalhes > aba inferior Dados Gerais
- Indicar a opção de Apuração de PIS/Cofins com as seguintes opções;
- Respeita configuração para a empresa: Esta opção irá respeitar a definição do perfil de empresa Apuração de PIS/Cofins, citado no item de Perfil de Empresa
- Tributado por Alíquota: Esta opção irá trabalhar com cálculo por Alíquota, ou seja, por percentual. Utilizada para CST PIS/COFINS de Operação Tributável com Alíquota Básica;
- Tributado por Valor Fixo por m3: Utilizar esta configuração, pois a Base de Cáculo não será o valor total da Nota Fiscal. Esta opção irá trabalhar com cálculo por Valor Monetário, ou seja, por Unidade de Medida. Utilizada para CST PIS/COFINS de Operação Tributável com Alíquota por Unidade de Medida de Produto.
Notas Fiscais
- Para que os dados da EFD Contribuições sejam gerados corretamente é preciso configurar a Natureza de Operação para gerar tais informações. Mas não basta somente a Natureza de Operação, temos também Outros Impostos. Porém, o primeiro passo a ser feito é a definição das operações de Débito e Crédito.
- Definir operações que geram Débito:
- Normalmente são as operações de Venda de Álcool Hidratado, mas pode ser que a empresa tenha outras operações geradoras de débito
- Definir operações que geram Crédito, podendo ser passíveis de Crédito:
- Compra de Álcool Hidratado
- Compra de Álcool Anidro
- Aquisições de Serviço
- Aquisições de Frete
- Notas de Energia Elétrica
- Notas de Comunicação
Lembre-se que essa decisão varia de empresa a empresa e a área Fiscal deve estar envolvida.
Tabela Produtos
- Arquivos > Produtos > aba Detalhes > aba inferior Dados Adicionais
- Através destes campos será possível definir os valores fixos por m³ para o produto selecionado.
- Os valores a serem utilizados também dependerão das configurações de Apuração Pis/Cofins do cadastro de Cliente/ Fornecedor.
- Informar os campos conforme a definição de empresa, considerando:
- Quadro Geral
- Todas as empresas que se encaixam no perfil de Distribuidora, Transportadora, Conjugada (Distribuidora/Transportadora), Armazenadora.
- Quadro Congêneres
- Deve ser utilizado para empresas que possuem este perfil.
- Para notas fiscais emitidas pela empresa em questão, os valores utilizados serão conforme o perfil de sistema É Congênere?.
- Campos a serem preenchidos em seu respectivo quadro:
- Quadro Débito
- Valor fixo PIS por m3: Definir o valor para Débito do PIS neste campo quando a empresa trabalhar com Alíquota por Unidade de Medida de Produto.
- Alíquota PIS: Definir o valor para Débito do PIS neste campo quando a empresa trabalhar com Alíquota Fixa.
- Valor fixo COFINS por m3: Definir o valor para Débito do PIS neste campo quando a empresa trabalhar com Alíquota por Unidade de Medida de Produto.
- Alíquota COFINS: Definir o valor para Débito do PIS neste campo quando a empresa trabalhar com Alíquota Fixa.
- Quadro Crédito
- Valor fixo PIS por m3: Definir o valor para Crédito do PIS neste campo quando a empresa trabalhar com Alíquota por Unidade de Medida de Produto.
- Alíquota PIS: Definir o valor para Crédito do PIS neste campo quando a empresa trabalhar com Alíquota Fixa.
- Valor fixo COFINS por m3: Definir o valor para Crédito do PIS neste campo quando a empresa trabalhar com Alíquota por Unidade de Medida de Produto.
- Alíquota COFINS: Definir o valor para Crédito do PIS neste campo quando a empresa trabalhar com Alíquota Fixa.
- Quadro Débito
- Quadro Geral
Tabela Outros Impostos
- Tabelas Auxiliares > Faturamento > Outros Impostos
- Antes de configurar a natureza de operação, é preciso cadastrar e configurar os outros impostos que serão gerados na Nota Fiscal.
- Informar os campos:
- Descrição
- Tipo: define se o imposto será por alíquota ou por fórmula, podendo ser:
- Alíquota Fixa: Esta opção irá trabalhar com cálculo por Alíquota que deverá ser informada diretamente no Cadastro de Produto.. Utilizada para CST PIS/COFINS de Operação Tributável com Alíquota Básica. Por Exemplo: CST 01
- Por Fórmula: Utilizar esta configuração, pois a Base de Cáculo não será o valor total da Nota Fiscal. Esta opção irá trabalhar com cálculo por Valor Monetário baseado na fórmula a ser definida. Utilizada para CST PIS/COFINS de Operação Tributável com Alíquota por Unidade de Medida de Produto. Por Exemplo: CST 03
- Tipo Alíquota: após definir o campo Tipo como Por Fórmula, defina o tipo de alíquota:
- Calculada como Taxa Percentual: é o modo como era calculado anteriormente quando definido o imposto por alíquota.
- Calculada como Valor Monetário: quando o usuário definir que o imposto vai ser calculado a partir do valor monetário, se a fórmula estiver correta, o SisPetro irá fazer os cálculos com base na quantidade em metros cúbicos e qual o valor definido pelo governo, sobre este mesmo metro cúbico.
- Nº de Decimais Alíquota: Definir o número de casas decimais, que por padrão deverá ser 4;
- PIS/COFINS: Definir o Imposto a que se refere, podendo ser:
- PIS
- COFINS
- Não é PIS/COFINS
- Tipo Receita: conforme for selecionado o campo PIS/COFINS deve-se definir este campo como:
- Não é Receita
- Receita não Cumulativa: para empresas que trabalham com regime de alíquota de 0,65% (PIS) e 3% (COFINS)
- Receita Cumulativa: para empresas que trabalham com regime de alíquota de 1,65% (PIS) e 7,6% (COFINS)
- Tipo Crédito: Definição do Tipo de Crédito a que se refere o Imposto. Utilizado para Operações de Crédito (Compras/ Entradas).
- Base de Cálculo Crédito: Definição da Base de Cálculo a que se refere o Imposto. Utilizado para Operações de Crédito (Compras/ Entradas).
- Natureza Frete: Definição da Natureza de Frete do Conhecimento. Utilizado para Operações de Crédito (Entradas de Conhecimento).
- Conta Contábil: Informar uma Conta Contábil. Apenas informativo, não possui validação.
- Código de Contribuição: Definição da Contribuição. Utilizado para Operações de Débito (Vendas/ Saídas)
Tabela Natureza de Operação
- Tabelas Auxiliares > Faturamento > Natureza de Operação > aba Detalhes > aba lateral Geral > aba inferior Dados Adicionais
- Indicar em que Registro do SPED PIS/COFINS a Natureza será encaixada
- É importante que se tenha conhecimento do manual da EFD Contribuições.
- Quadro Livro Eletrônico
- Quadro PIS/Cofins
- Registro LPC:
- Definir a Natureza da Receita para a EFD Contribuições.
- Definir se a tela de edição de Outros Impostos será aberta ao finalizar a nota fiscal.
- Tabelas Auxiliares > Faturamento > Natureza de Operação > aba Detalhes > aba lateral Por Filial > aba inferior Impostos
- Indicar o CST PIS e CST COFINS
- O CST será salvo na Nota Fiscal, portanto esta configuração será aplicada em notas novas.
- Para notas antigas é necessário, após a configuração, cancelar, excluir e lançar a nota novamente.
- Configurar impostos no quadro PIS / Cofins e Outros, considerando os campos:
- CST (Situação Tributária) PIS
- CST (Situação Tributária) COFINS
- CST (Situação Tributária) PIS sem valor
- CST (Situação Tributária) COFINS sem valor
- Usuário deve informar CST na digitação da NF
- Tabelas Auxiliares > Faturamento > Natureza de Operação > aba Detalhes > aba lateral Por Filial > aba inferior Outros Impostos
- Vincular os Outros Impostos na Nota Fiscal referente ao PIS/COFINS.
- Para maiores informações a respeito de como criar fórmulas, veja o tópico sobre Apuração PIS/Cofins
- Este, quando configurado na Natureza de Operação, será salvo como AUTOMÁTICO para diferenciar dos Outros Impostos incluídos manualmente pelos usuários.
- Automaticamente: Configurando na Natureza de Operação os Outros Impostos esses valores ficarão salvos na Nota.
- Manualmente: Na tela de Manutenção de NFs é possível indicar os valores. Este, sendo útil para notas anteriores à configuração do procedimento automático.
Dica: Notas de Venda e Compra de Combustíveis sem Outros Impostos
- Os registros dessas notas (C180 e C190) são totalizadores. Emita relatórios de Faturamento/Fiscal para ver a quantidade movimentada e inclua diretamente no Validador
Criando as fórmulas de outros impostos para cálculo do PIS/COFINS na Natureza de Operação
A fórmula de outros impostos permite a utilização de campos do Cadastro de Clientes/Fornecedores (tabela Entidade) e de Produtos (tabela Produto). Dessa forma, ao invés de ter uma fórmula fixa direcionada para Alíquota e outra fórmula fixa direcionada para Valores fixo, pode-se ter uma fórmula genérica que, conforme configuração, faça os cálculos necessários. Com isso, não é necessário ter duas naturezas de operação distintas.
Vamos fazer um exemplo de uma fórmula de PIS para uma natureza de operação de entrada:
- Na aba de Outros Impostos da Natureza de Operação, clique no Botão Inclui.
- No campo Código de Outros Impostos, selecione o outro imposto criado correspondente ao PIS.
- Para isso é necessário que tenha em Tabelas Auxiliares > Outros Impostos, o cadastro referente ao PIS. Também é importante que o mesmo esteja definido para trabalhar por fórmula. Mais detalhes veja o tópico Tabela Outros Impostos
- Para construir esta fórmula, devemos ter configurado no Cadastro de Produto os campos de valores de alíquota e m³ . Supondo que definimos o perfil do fornecedor para utilizar Tributação por alíquota, poderemos pensar nas seguintes fórmulas:
Base de Cálculo: Se <Entidade.ApuPisCofins> = 1 Entao <NotaFiscal.Valprod> Senao <ItensNF.Qtde> / 1000 FimSe Aliquota: Se <Entidade.ApuPisCofins> = 1 Entao <NotaFiscal.Valprod> * (<Produto.PIS_CR_Aliquota> / 100) Senao <ItensNF.Qtde> * (<Produto.PIS_CR_Aliquota> / 100) FimSe
Na fórmula de outros impostos é necessário colocar ao invés do nome das tabelas, o código dos campos no banco de dados, dessa forma, a fórmula final configurada ficaria da seguinte maneira, já com o Se substituido por IF:
Base de Calculo: if <16620> = 1 then <564> else <734>/1000 endif Aliquota: if <16620> = 1 then <564>*(<16612>/100) else <734>*(<16611>/100) endif
Exemplos de Fórmulas para PIS/COFINS
Imposto: PIS | Operação: Crédito | Compra de Álcool Anidro por M³ ou Compra de Álcool Hidratado por M³ | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
Fórmula Base Cálculo | Fórmula Imposto | Tipo Crédito | Base Cálculo Crédito | Natureza Frete | Conta Contábil | Código Contribuição |
<ItensNF.Qtde> / 1000 | (<ItensNF.Qtde> / 1000) * <Produto.PIS_CR_ValorM3> | Em branco | Em branco | |||
Imposto: COFINS | Operação: Crédito | Compra de Álcool Anidro por M³ ou Compra de Álcool Hidratado por M³ | ||||
Fórmula Base Cálculo | Fórmula Imposto | Tipo Crédito | Base Cálculo Crédito | Natureza Frete | Conta Contábil | Código Contribuição |
<ItensNF.Qtde> / 1000 | (<ItensNF.Qtde> / 1000) * <Produto.COFINS_CR_ValorM3> | Em branco | Em branco | |||
Imposto: PIS | Operação: Crédito | Compra de Álcool Anidro de Congenere M³ ou Compra de Álcool Hidratado de Congenere M³ | ||||
Fórmula Base Cálculo | Fórmula Imposto | Tipo Crédito | Base Cálculo Crédito | Natureza Frete | Conta Contábil | Código Contribuição |
<ItensNF.Qtde> / 1000 | (<ItensNF.Qtde> / 1000) * <Produto.PIS_CR_ValorM3_Cong> | Em branco | Em branco | |||
Imposto: COFINS | Operação: Crédito | Compra de Álcool Anidro de Congenere M³ ou Compra de Álcool Hidratado de Congenere M³ | ||||
Fórmula Base Cálculo | Fórmula Imposto | Tipo Crédito | Base Cálculo Crédito | Natureza Frete | Conta Contábil | Código Contribuição |
<ItensNF.Qtde> / 1000 | (<ItensNF.Qtde> / 1000) * <Produto.COFINS_CR_ValorM3_Cong> | Em branco | Em branco | |||
Imposto: PIS | Operação: Crédito | Compra de Álcool Hidratado por Alíquota % ou Outras Entradas com Créditos | ||||
Fórmula Base Cálculo | Fórmula Imposto | Tipo Crédito | Base Cálculo Crédito | Natureza Frete | Conta Contábil | Código Contribuição |
<ItensNF.Qtde> * <ItensNF.PrecoPedido> | (<ItensNF.Qtde> * <ItensNF.PrecoPedido>) * <Produto.PIS_CR_Aliquota> | Em branco | Em branco | |||
Imposto: COFINS | Operação: Crédito | Compra de Álcool Hidratado por Alíquota % ou Outras Entradas com Créditos | ||||
Fórmula Base Cálculo | Fórmula Imposto | Tipo Crédito | Base Cálculo Crédito | Natureza Frete | Conta Contábil | Código Contribuição |
<ItensNF.Qtde> * <ItensNF.PrecoPedido> | (<ItensNF.Qtde> * <ItensNF.PrecoPedido>) * <Produto.COFINS_CR_Aliquota> | Em branco | Em branco | |||
Imposto: PIS | Operação: Crédito | Aquisição de Fretes | ||||
Fórmula Base Cálculo | Fórmula Imposto | Tipo Crédito | Base Cálculo Crédito | Natureza Frete | Conta Contábil | Código Contribuição |
<ItensNF.Qtde> * <ItensNF.PrecoPedido> | (<ItensNF.Qtde> * <ItensNF.PrecoPedido>) * <Produto.PIS_CR_Aliquota> | Em branco | ||||
Imposto: COFINS | Operação: Crédito | Aquisição de Fretes | ||||
Fórmula Base Cálculo | Fórmula Imposto | Tipo Crédito | Base Cálculo Crédito | Natureza Frete | Conta Contábil | Código Contribuição |
<ItensNF.Qtde> * <ItensNF.PrecoPedido> | (<ItensNF.Qtde> * <ItensNF.PrecoPedido>) * <Produto.COFINS_CR_Aliquota> | Em branco | ||||
Imposto: PIS | Operação: Débito | Venda de Álcool Hidratado por M³ | ||||
Fórmula Base Cálculo | Fórmula Imposto | Tipo Crédito | Base Cálculo Crédito | Natureza Frete | Conta Contábil | Código Contribuição |
<ItensNF.Qtde> / 1000 | (<ItensNF.Qtde> / 1000) * <Produto.PIS_DB_ValorM3> | Em branco | Em branco | Em branco | ||
Imposto: COFINS | Operação: Débito | Venda de Álcool Hidratado por M³ | ||||
Fórmula Base Cálculo | Fórmula Imposto | Tipo Crédito | Base Cálculo Crédito | Natureza Frete | Conta Contábil | Código Contribuição |
<ItensNF.Qtde> / 1000 | (<ItensNF.Qtde> / 1000) * <Produto.COFINS_DB_ValorM3> | Em branco | Em branco | Em branco |
O Quadro acima é somente um EXEMPLO.
Os nomes dos campos estão destacados dentro dos símbolos <campo>. Seus nomes são idênticos em qualquer banco de dados, o que muda é o respectivo código do banco. Efetue a busca pelo nome do campo. Além disso, os valores citados de Alíquota podem ser diferentes.
Se atente!
Nas fórmulas utilize . (ponto decimal) no lugar de vírgula.
Exemplo: 3.21 (e não 3,21), 1,65% pode ser informado como: 1.65/100 ou 0.0165
Tabela Conjunto de Dados
Informar o diretório onde está armazenada a DLL utilizada no preenchimento e na geração do arquivo para a EFD, no serviço de Livro Pis e Cofins.
- Tabelas Auxiliares > Faturamento > Controladoria > Conjunto de Dados
- Campo DLL Arquivo de Exportação