Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 82 Próxima »

 

O preenchimento de dados na Nota Fiscal é basicamente o mesmo para todos os tipos de Nota que o Sistema possui:

Para iniciar o preenchimento dos dados deve-se acionar o menu específico para cada tipo de nota.

Ao emitir a nota o SisPetro perguntará se a Nota será através da Ordem de Carregamento, caso seja veja help Notas Fiscais Com Ordem de Carregamento

Caso contrário, abrirá a seguinte tela...

  • Código Entidade: Código do fornecedor/cliente da OC escolhida. Nas notas de recebimento é permitido informar uma entidade diferente da entidade da OC selecionada.
  • Destaca frete no rodapé da Nota Fiscal: Através deste campo, o sistema identificará se o cálculo do valor do frete informado no item da nota fiscal, atualizando automaticamente o valor total do frete presente na nota fiscal em questão. Ver Destaque de frete na Nota Fiscal.
  • Número Pedido: Será indicado o número do pedido, para casos de notas de recebimento originada de Recebimento Material , para os demais casos não será habilitado este campo.
  • Natureza de Operação: Indique qual Natureza de Operação será utilizada. Caso não saiba o código, aperte <enter> para que o Sistema abra una janela de pesquisa. Se for escolhida uma natureza de operação que não gera movimento de estoque ou obrigação no Contas a Pagar/Receber, o Sistema irá alertá-lo disso neste momento.
  • Tipo Documento: Indique o documento que está sendo gerado, por padrão é configurado na empresa (Ferramentas / Sistema / Financeiro no campo "Tipo Documento Padrão Natureza Operação") como "Nota Fiscal/Fatura", Veja mais informações em Tabela Natureza Operação).
  • Histórico: É sugerido na Natureza de operação/ Dados Gerais (Painel Geral), no campo Tipo de Histórico.
  • Descrição do Histórico: Este campo foi criado na versão 8.18, caso o usuário tenha permissão para altera-lo e esteja configurado na na Natureza de operação/ Dados Gerais (Painel Geral) que é do tipo "Código Histótico" . Veja mais informações em Painel Faturamento (Usuários), perfil "Pode alterar histórico NF (exceto NF de Venda)"Dados Gerais (Painel Geral), campo Tipo de Histórico. O histórico alterado ou não, pode ser conferido na  Manutenção do Contas a Pagar e Manutenção do Contas a Receber e Manutenção de Lotes
  • "É o último item da OC": Só será habilitado este perfil caso a Nota Fiscal seja Com Ordem de Carregamento.

IMPORTANTE: Ao informar o Código da Natureza de Operação, o sistema irá considerar e salvar no banco de dados o processo referenciado configurado para a empresa cadastrado na Tabela de Natureza de Operação (vide tópico de Processo Referenciado (Painel Por Filial)). Além do Processo Referenciado, o sistema irá salvar também, o código da situação do documento, definido na Tabela Natureza Operação.

O processo referenciado e o código de situação do documento serão utilizados na geração do arquivo do SPED, para maiores informações sobre a configuração do SPED, vide tópico de Manutenção de Conjunto de dados para o SPED.

Aperte o botão Avança.

Os endereços para Notas de Venda e demais Notas de Saídas, são oriundos do cadastro de clientes e de acordo com a configuração serão apresentadas nessa tela, vide detalhes em Outros Endereços 

Na tela existem dois botões que são apresentados:
Seleciona - permite ao usuário selecionar um outro endereço de Faturamento, desde que esteja previamente cadastrado para a entidade em questão no cadastro de Outros Endereços
Limpa - trazendo para o endereço de faturamento o endereço padrão da entidade. Para maiores informações sobre o endereço padrão vide Clientes - Painel Detalhes.

Cabe lembrar que para as Notas de Venda de Pedidos com cliente comprador diferente do cliente faturado, o endereço de entrega será o endereço do cliente faturado, caso esteja configurado corretamente.
Para as demais notas (entrada) sempre será o endereço principal.

Para as notas de saída, o campo "cidade" deve ser preenchido obrigatoriamente.

Aperte o botão Avança.

  • Série NF: A série NF controla a numeração que será usada na nota fiscal. Estando devidamente configurada na natureza de operação (vide Tabela Natureza Operação) , a série será informada automaticamente pelo sistema.
  • Número da Nota Fiscal: Informe o número da nota fiscal quando for necessário, por exemplo nas notas de entrada que deverá ser informado o número da nota que está no formulário recebido.
  • Data Nota Fiscal: Será a data atual da inclusão da Nota ou se for necessário modifique para a data desejada, caso seja nota de entrada veja a data no formulário recebido.
  • Data Ref. Moeda: Caso a moedautilizada para nota esteja configurada para Informar Taxa e a {Natureza de Operação|Tabela Natureza de Operação] estiver configurada para que seja informada a data de referência, este campo será exibido.
  • Data Movimento: No caso de nota de entrada é a data de recepção das mercadorias na empresa. E para notas de saídas é a data da saída das mercadorias.
  • Chave de acesso: Ao definir uma natureza para nota fiscal de entrada, o sistema irá verificar o Tipo de Emissão definido na Natureza de Operação. Caso esteja definido para TERCEIROS, o sistema irá permitir a digitação da chave de acesso da nota, caso contrário o campo estará desabilitado pois o SisPetro gerará a chave de acesso. Para maiores informações, vide tópico de Tabela da Natureza de Operação.
  • Condições de Pagamento: Condições de Pagamento para geração de obrigação no módulo financeiro. Caso não saiba o código, aperte <enter> para que o Sistema abra uma janela de pesquisa.
  • Tipo de Cobrança: Utilizado pelo módulo de Financeiro, defina o código do Tipo de cobrança. Veja mais detalhes em Tabela de Tipos de Cobrança.

  • Motorista: Informar o código do motorista referente ao frete. Caso não saiba o código, aperte <enter> para que o Sistema abra uma janela de pesquisa.
    • Estando o campo Via Transporte (DCP/ Sintegra) da Natureza de Operação configurado para ser Sem Transporte, os campos Transportadora e Frota ficarão indisponíveis para digitação. Veja maiores informações no tópico Dados Gerais (Painel Geral) da Natureza de Operação.
    • A partir da versão 8.11 foi alterado a validação da transportadora/motorista, para maiores informações veja o help Tabela Transportadoras / Motoristas
  • Transportadora Vinculada: Foi criado na versão 8.22. Caso o motorista informado acima tenha vínculo com alguma transportadora, o SisPetro automaticamente preencherá o campo. Caso contrário será preenchido com o código do motorista. 
  • Frota: Frota/ Placa que transportará as mercadorias.Caso não saiba o código, aperte <enter> para que o Sistema abra uma janela de pesquisa.

  • Tabela de Preço: Indique uma tabela de preços padrão.Caso não saiba o código, aperte <enter> para que o Sistema abra uma janela de pesquisa.

Introduza na tela acima as seguintes informações (caso a Nota Fiscal tenha sido originada de Ordem de Carregamento ou Pedido de Movimentação de Material anterior, o Sistema preenche a maioria dos campos)

A permissão para a alteração da Data Nota Fiscal e da Data Movimento pode ser configurada no perfil do usuário,veja mais informações em  Painel Faturamento (Usuários)

O padrão é permitir a alteração das duas datas na inclusão da Nota.

  • Hora: Hora de Entrada / Saída da Mercadoria, o valor desse campo é somente informativo e sairá impresso no DANFE. 

A permissão para a alteração da Hora pode ser configurada no perfil do usuário, veja mais informações em Painel Faturamento (Usuários)

Aperte o botão Avança.

Preencha os campos acima de acordo com as mercadorias recebidas.

Os campos MarcaEspécie Mercadorias serão preenchidos conforme o perfil de Empresa no menu Ferramentas / Sistemas / aba Nota Fiscal / quadro Dados da NF:

O campo Qtde Volumes poderá ser preenchido manualmente pelo usuário ou gerado automaticamente.

  • Manualmente: basta o usuário informar neste campo a quantidade desejada. Caso não seja informado nenhum valor, o SisPetro assumirá como sendo igual a quantidade.
  • Automaticamente: Necessário cadastrar a quantidade no Cadastro de Produtos. Na digitação da nota fiscal, o usuário não deve preencher este campo, e o Sispetro irá calcular automaticamente considerando a quantidade informada nos itens da nota fiscal.

Exemplo:

Cadastro de Produto

  • Qtde Volume = 10

Nota Fiscal

  • Qtde Volume = 0
  • Qtde dos Itens da Nota Fiscal = 150

Quantidade salva na nota fiscal: 15

Quando o resultado da divisão for um número com casas decimais, a quantidade de volume será automaticamente arredondada.

 

Tal informação será salva no DANFE, no campo Quantidade.

  • No campo Informações Complementares é possível colocar qualquer texto (com até 80 caracteres) que precise ser armazenado ou impresso na Nota Fiscal. No caso da necessidade de impressão, pode ser útil quando a informação não possa ser impressa no campo de Observações da Nota.

 

A partir da Versão 8.16, o texto inserido nas TAGS <infAdFisco> e <infCpl> será exibido sem as TAGS apenas com o texto informado na natureza de operação.

 

 

Exemplo:
A ANP permite que o Cliente peça um Envelope de Segurança à Distribuidora para coletar amostras do combustível. Esses envelopes são numerados e estes números devem ser impressos no canhoto da nota (ou seja, não podem ser digitados no campo de Observação). Dessa forma, digita-se os números e o texto necessário no campo de Informações Complementares (veja figura acima).

 

O Sistema exibe, de acordo com a Natureza de Operação, o texto que deve constar no corpo da Nota Fiscal, caso haja alguma informação nas TAGS <infAdFisco> e <infCpl>  será exibido na emissão da nota fiscal. Na versão 8.16 foi alterada essa tela, hoje os dados das TAGS são apresentados em duas abas e as TAGS não ficam mais no texto.

O usuário deve conferir os dados apresentados, e havendo necessidade, completar o texto.

Veja mais informações e onde configurar o texto em Impressão NF (Painel Por Filial)

Aperte o botão Avança

Introduza os seguintes campos, dependendo do tipo da nota esses campos já são preenchidos automaticamente conforme a origem, por exemplo Notas através de Ordem de Carregamento:

  • Código do produto: Digite o código do produto recebido ou aperte <enter> para que o Sistema abra uma janela de pesquisa.

  • Depósito: Depósito para onde esta mercadoria está sendo recebida, no caso de notas de entradas ou depósito que sairá a mercadoria notas de saídas. Caso não saiba o código, aperte <enter> para que o Sistema abra uma janela de pesquisa.
  • Quantidade: Quantidade recebida conforme Nota Fiscal ou quantidade que esta saíndo. Também é possível obter o volume através do carregamento ambiente ou 20ºC, veja detalhes no tópico Faturamento a 20ºC - Dados da Movimentação Física, veja também nesse mesmo tópico algumas regras referêntes ao preenchimento da quantidade.
  • Preço Unitário: Preço unitário conforme Nota Fiscal.
  • Verifique o cálculo do preço total.
  • Verifique se os impostos (base, alícota e imposto) estão corretos

    Importante: para apresentação da colunas concernentes ao ICMS ou IPI existe uma configuração na Natureza de Operação para a empresa conectada, maiores informações veja Tabela Natureza Operação.

  • Valor do Bem: Estará visivel e habilitado quando a opção "Permite alterar valor do bem na inclusão via NF" estiver habilitada na Natureza de Operação. Para maiores informações veja o tópico Como emitir Nota Fiscal de Bem Patrimonial.
  • Procedimentos referentes a frete no tópico Destaque de frete na Nota Fiscal.

Aperte o botão Avança.

Caso a Natureza de Operação utilizada estiver configurada para contabilizar descontos/acréscimos, esse painel, Descontos/Acréscimos, será apresentado para visualização, alteração ou inclusão, de acordo com as configurações. Vide tópico Cálculo de Descontos-Acréscimos para maiores detalhes de configuração.

Os dados do Valor de Desconto/Acréscimo poderão ser visualizados no quadro de Valores da tela de digitação da nota fiscal, conforme imagem abaixo:

Importante: Notas Fiscais de Venda não poderão utilizar esse procedimento de Descontos/Acréscimos na Nota devido às informações que são controladas para a Aprovação do Pedido.

  • Para gerar informações referentes ao IPI, veja o tópico Gerando IPI na Nota Fiscal Eletrônica (NFe).
  • O sistema sugere conforme configuração os dados de temperatura, densidade e número do laudo e permite ao usuário alterar esses valores, caso deseje. As configurações referente a temperatura e densidade que serão gravadas na nota fiscal estão detalhadas no tópico Temperaturas e densidade na Impressão da Nota Fiscal Temperaturas e densidade na Impressão da Nota Fiscal

Aperte o botão Avança

  • Caso a natureza de operação tenha indicado que esta Nota Fiscal não irá gerar Contas a Pagar/Receber, a tela acima ficará vazia (sem nenhuma parcela).

Caso contrário, o Sistema calculará as parcelas de pagamento/recebimento a partir das condições de pagamento introduzidas e as mostrará para sua conferência.

  • Para Notas Fiscais de venda se na configuração da empresa (Ferramentas / Sistema / Financeiro) estiver preenchido o campo Portador padrão para os títulos gerados por NF de venda com o código do Portador Padrão, o sistema irá gravar o título com esta opção no contas a receber.
  • Para editar o número de parcelas, o SisPetro tem alguns perfis de usuário, veja mais informações em Painel Faturamento (Usuários), quadro "Parcelas"

Também temos a possibilidade de escolher se será impresso junto com a Nota Fiscal (DANFE) no campo de Informações Complementares as informações referêntes a cobrança de cada parcela, será mostrado o Nosso Número correspondente aos títulos gerados no financeiro, para isso é necessário que a Nota Fiscal seja gerada utilizando um Tipo de Cobrança que seja eletrônica.
Abaixo Exemplo de impressão do DANFE onde mostra o Nosso Numero (NN) de uma nota com 4 parcelas:

  • Para que seja optado entre imprimir ou não as informações acima, existe um perfil de Sistema (Geral para todas as empresas), o perfil encontra-se na aba Nota Fiscal, no quadro Financeiro, o perfil é:

Além disso, pode definir o campo Títulos Recorrentes na Tabela Natureza Operação. Assim, ao finalizar a nota o sistema exigirá o vínculo com um título recorrente ou se será opcional.

O Sistema, então, atualizará os estoques (caso necessário), incluirá as obrigações no módulo finaceiro, contabilizará a Nota Fiscal e providenciará as baixas dos documentos que originaram esta Nota Fiscal (Ordem de Carregamento ou Pedido de Compra).

Caso a NF seja eletrônica, o SisPetro questionará se o usuário deseja imprimir e processar a NF. 

 

  • Sem rótulos