Vínculo de bombeio com nota fiscal
Quando as Notas Fiscais com os produtos envolvidos no bombeio chegarem, é preciso digitá-las para que haja uma correspondência entre as confirmações de bombeio e as Notas Fiscais que são o amparo legal para estas movimentações de estoque.
O bombeio poderá ter mais de uma Nota Fiscal associado a ele e também uma Nota Fiscal associada a vários bombeios, desde que os bombeios estejam vinculados ao mesmo PMM ou então não tenham vínculos com PMM.
Assim, configure a Natureza de Operação como Bombeio e para Movimentar Estoque Fechado (caso já haja fechamento de estoque quando se receber a nota) e proceda a inclusão da Nota conforme tópico Processo de Recebimento.
A partir da versão 9.30, é possível vincular notas com mais de 1 produto desde que seja o mesmo produto, pois notas de Bombeio requerem essa característica para permitir um vínculo correto.
Regras para vincular
- NF de Base própria com Bombeio Físico
- NF de Base não própria com Bombeio Escritural
Após a entrada da Nota Fiscal será questionado se deseja Associar ao Bombeio. Caso responda <SIM>, o Sistema abrirá a tela abaixo para que selecione o bombeio a ser associado.
- Tela de vínculo da nota fiscal com bombeio físico
Tela de vínculo de nota fiscal com bombeio escritural
A tela de vínculo é a mesma tanto para vincular com bombeio físico como vincular com bombeio escritural. As diferenças são algumas informações que são apresentadas: campo Tipo de Bombeio (físico ou escritural - identificado automaticamente pelo SisPetro), campo Seq. Carregto (bombeio físico), campo Seq. Bombeio (bombeio escritural) e dados no quadro Bombeio Físico.
Os dados dos bombeios apresentados na parte superior da tela dependem da configuração da empresa (se controla ou não o bombeio físico), apresentando os dados do Pedido de Bombeio Confirmado quando a empresa não controla bombeio físico ou os dados da Distribuição de Bombeio quando a empresa faz o controle do bombeio físico. Caso haja o controle de PMM (Pedido de Movimentação de Material) o número do mesmo será apresentado junto aos dados.
Ao abrir a tela Associa Nota Fiscal com Bombeio, o Sispetro selecionará o primeiro Bombeio disponível. Caso o Bombeio selecionado não seja o desejado, basta clicar sobre outro bombeio no quadro Bombeios Disponíveis e o Bombeio selecionado será alterado, a substituição do Bombeio selecionado se dá clicando nos Bombeios disponíveis.
O Sispetro permite a seleção/Inclusão de mais de um Bombeio para uma Nota Fiscal.
Os bombeios selecionados/incluídos serão apresentados no quadro Bombeios Selecionados. Em caso de mais de um Bombeio para uma Nota Fiscal, ao incluir o primeiro Bombeio este será marcado como último Bombeio. Ao incluir o segundo Bombeio, o primeiro (já selecionado anteriormente) terá a opção Último Bombeio desmarcada e o novo Bombeio terá esta marcação.
Será possível, incluir ou Excluir Bombeios através dos Botões , entretanto se faz necessário que dentre os bombeios selecionados, exista um dos bombeios com a marcação do último Bombeio selecionado.
Caso ao excluir algum dos Bombeios, o Bombeio que permaneça no quadro Bombeios Selecionados não tenha a marcação de último Bombeio, o Sispetro não permitirá a conclusão da Associação, neste caso se faz necessário que selecione novamente de um novo Bombeio de forma a corrigir a informação e eliminar aquele que não possui a marcação de último Bombeio.
A seleção/inclusão de mais Bombeio(s) está condicionada a quantidade Total do(s) Bombeio(s) selecionado(s) e da Nota Fiscal.
Será possível incluir novo(s) Bombeio(s) até que seja atingida a quantidade total da Nota Fiscal. Assim que a quantidade total do(s) Bombeio(s) selecionado(s) atingir a quantidade da Nota Fiscal, o botão Incluir ficará desabilitado.
Confirme as seguintes informações:
- Quantidade Confirmada (a ambiente e 20 graus): Estas quantidades são as quantidades restantes de cada bombeio a ser amarradas a esta Nota Fiscal. Normalmente, estas quantidades são as quantidades do bombeio físico correspondente a Nota Fiscal. Porém, caso a Nota Fiscal não seja a primeira Nota Fiscal do Bombeio (no caso de haver duas ou mais Notas Fiscais para o mesmo bombeio), esta quantidade será o saldo restante do bombeio físico.
- Quantidade NF ( temperatura ambiente ): O Sistema, para converter a quantidade da Nota Fiscal (que está a 20 graus) para temperatura ambiente, obtém as temperaturas e consequente fator de conversão, do bombeio físico. Porém, o fornecedor pode ter um fator de conversão diferente (arredondamento de casas decimais). Assim, como ele informa também a quantidade a temperatura ambiente de cada bombeio a ser faturado, o usuário pode informar esta quantidade neste campo.
- Última NF Bombeio: Habilite este campo caso esta seja a última Nota Fiscal do Bombeio (no caso de haver somente uma por bombeio ou esta for a última deste bombeio).
Os dados de Medição Duto e Medição Tanque só estarão habilitados para edição se a empresa controlar bombeio físico.
Aperte o botão OK para confirmar a amarração.
O Sistema irá cancelar a quantidade escritural gerada na Confirmação do bombeio ou Distribuição e configurará essa Nota para Movimentar estoque.
Se havia vínculo com PMM, essa nota atualizará no PMM a quantidade separada (diminuindo-a) e a quantidade faturada (aumentando-a).
Ao incluir a Nota, caso tenha respondido <NÃO> ao questionamento para Associar a Nota ao Bombeio, é possível fazer essa associação depois, da seguinte forma: localize a nota na manutenção de Notas Fiscais (Movimentação / Faturamento / Manutenção Notas Fiscais
).
Note que as notas fiscais de Bombeio estão em cor azul.
Após selecioná-la, aperte o botão .Será apresentada a mesma tela citada no início deste tópico.
Para cancelar um vínculo já feito, utilize o botão
A partir da versão 8.7, não será mais necessário informar uma Transportadora e um Frota no Sispetro para as notas fiscais de Bombeio. Para isso, basta configurar a Natureza de Operação em questão para trabalhar Sem Transportes no campo Via Transporte (DCP/ Sintegra). Veja maiores informações no tópico Dados Gerais (Painel Geral).
Na Manutenção de Notas Fiscais há um painel Bombeios para apresentar os bombeios vinculados à nota.
Na Manutenção de Bombeios há um painel Notas Fiscais para apresentar as notas vinculadas ao bombeio.