Protesto Cobrança Eletrônica
A partir do Cadastro do Cliente, painel Padrão para Vendas (Clientes) pode-se fazer a configuração para cada cliente do tipo de Protesto para Cobrança Eletrônica.
As opções possíveis para configuração são:
1- Depende Convênio - opção utilizada para cobrança eletrônica dos bancos que utilizam o código do convênio para identificar a forma de protesto e dias. Veja abaixo no item, Informações Importantes dos Bancos, os bancos que não tem código conforme convênio (segundo manual do banco), pois esses não serão protestados. Sendo assim, para esses casos é necessário enviar outro comando para poder protestar.
2- Nunca - opção utilizada para informar ao banco que não será protestado.
3- Sempre - opção utilizada para informar ao banco que será protestado. Nesse caso, também é necessário informar o "Número de Dias para Protesto".
- Informações Importantes dos Bancos:
a) Bancos que não possuem código conforme convênio - SAFRA,BIC, MERCANTIL e SUDAMERIS.
b) Bancos que para protestar tem que enviar um novo comando com um novo código de serviço, pois na remessa normal só vai o número de dias - BCN e BMC.
c) Banco que trabalha com códigos fixos por número de dias.
ou seja, ao informar o número de dias = 6 no cadastro do cliente, na geração do arquivo o sistema vai assumir o código fixo, segundo o manual do banco, que será o código 22 - MERCANTIL
Para maiores detalhes de como proceder para a geração de cobrança eletrônica, vide tópico Cobrança Eletrônica. Importante também fazer algumas configurações, vide também o tópico Tipo de Cobrança.