Cálculo do Valor do Frete

O Sispetro permite um calculo dinâmico ou fixo para o frete, de acordo com a cidade onde será entregue a mercadoria, por esse motivo o sistema realiza um cálculo parametrizado de acordo com a necessidade da empresa.

O sistema precisa saber qual será a origem para o cálculo do frete: O depósito ou a empresa (no caso a distribuidora). O tópico Tabela Depósitos tem informações mais detalhadas sobre o assunto.

Existe, também, o perfil de empresa para definição de cálculo de frete conforme o endereço definido pelo usuário, que permitirá ao usuário definir por onde o frete será calculado, se será por endereço do cadastro do cliente (padrão), endereço de entrega, endereço de faturamento ou endereço de cobrança. Sendo assim, ao incluir um pedido de venda, o frete será calculado automaticamente com base no perfil definido acima.

Para configurar esse perfil de sistema, é necessário acessar o menu Ferramentas / Sistema / Clientes:

Cuja opções são as seguintes:

  • Do cadastro do cliente (respeitando a região): conforme o endereço cadastrado para o cliente na aba de Dados Gerais;
  • Do endereço preferencialmente de entrega: conforme endereço de entrega definido no cadastro de cliente, aba Padrão para Vendas (Clientes);
  • Do endereço preferencialmente de faturamento: conforme endereço de entrega definido no cadastro de cliente, aba Padrão para Vendas (Clientes);
  • Do endereço preferencialmente de cobrança: conforme endereço de entrega definido no cadastro de cliente, aba Padrão para Vendas (Clientes).

Exemplos de cálculo de frete realizados pelo Sispetro:
Valor Unitário do Frete fixo para a cidade:

  • Neste caso na configuração do sistema o item "Pode calcular frete diretamente da tabela de distância" (Ferramentas / Sistema / Frete ) deve estar marcado.
  • Na Tabela de Distâncias os campo referentes aos frotas (Toco, Truck,Carreta,Treminhão e vagão), devem estar preenchidos com seu valor unitário fixo, vide tópico Tabela Distâncias.

Exemplo: O frete unitário entre a cidade de São Paulo e Paulínia com uso de caminhão do tipo Truck é de R$ 0,005, sendo assim temos a seguinte situação:
Preço Fixo para truck = 0,005 (cadastrado na tabela de distância)
Qtde do Produto = 5000 Litros (Definido no pedido de venda)

Valor do Frete = Preço fixo para truck * Qtde do Produto
Valor do Frete = 0,005 * 5000
Valor do Frete = 25,00

Valor Unitário do Frete de acordo com fator geral do tipo de frete.

  • Na Tabela de Distâncias, os campo referentes ao valor por frotas (Toco, Truck,Carreta,Treminhão e vagão), devem estar zerados, ou seja, sem valor preenchido, vide tópico Tabela Distâncias;
  • Na configuração do sistema, o item "Pode calcular frete diretamente da tabela de distância" (Ferramentas / Sistema / Frete ) deve estar desmarcado.
  • Ao desmarcar o perfil acima citado, o usuário deverá aceitar as modificações, através do botão "OK" e entrar novamente no painel de frete (Ferramentas / Sistema / Frete ). Neste momento, os campos do grupo "Fator Frete Padrão por KM / Litro" , estarão habilitados para que se possa preencher o fator por tipo de frota.

Exemplo: O frete unitário entre a cidade de São Paulo e Campinas com uso de Vagão não foi definido mas a distância para calculo do frete é de 100 KM, logo tempo a seguinte situação:
Fator de Conversão = 0,006 (cadastrado na tabela de distância)
Distância para Cálculo do Frete = 100 (cadastrada na tabela de distância)
Qtde do Produto = 1000 Litros (Definido no pedido de venda)
Fator de Frete Padrão = 0,002 (definido para o vagão)

Preço Fixo para vagão = 0 (cadastrado na tabela de distância)

Valor do Frete =
( Fator de conversão + Fator de Frete Padrão ) *
Distância para Cálculo do Frete * Qtde do Produto
Valor do Frete = ( 0,006 + 0,002 ) * 100 * 1000
Valor do Frete = 800,00

Essas são as formas que o sistema utiliza para calcular o frete.