Como emitir Nota Fiscal de Devolução de Cliente ou Fornecedor

Para emitir Nota Fiscal de Devolução, a partir do menu Movimentação / Faturamento utilize uma das telas: Devolução de Cliente ou Devolução de Fornecedor.

É possível indicar o motivo da devolução, para ter um melhor controle sobre este processo. Para que o campo esteja disponível é necessário habilitar o perfil de sistema "Pode indicar motivo da devolução", fica na aba nota fiscal.

O processo de inclusão das duas notas, Cliente e Fornecedor, são semelhantes. Utilizaremos a Devolução de Cliente como exemplo.

Ao selecionar o menu Devolução de Clientes a mensagem abaixo será exibida;

O processo de Devolução de Cliente normalmente não envolvia a devolução do produto no tanque. Geralmente o produto devolvido ficava no caminhão e era reaproveitado numa próxima venda. Porém isso mudou com o passar do tempo, sendo normal descarregar o produto no tanque. Neste cenário de descarga é necessário ter uma Ordem de Carregamento para movimentação na Portaria.

Caso seja utilizada uma ordem de carregamento selecione a opção Sim, e a tela de seleção será exibida:

As OC´s exibidas deverão respeitar o seguinte critério:

  • Devolução de Cliente somente OC´s de Descarga Própria
  • Devolução de Fornecedor somente OC´s de Carregamento Próprio.


  • Apenas o Filtro por entidade estará disponível para Notas de Devolução
  • Apenas um item por OC poderá ser escolhido, isso significa que a opção Seleciona mais de um item da OC não estará disponível.
  • As entidades a serem escolhidas só podem ser Clientes (quando Devolução de Cliente) ou só Fornecedores (quando Devolução de Fornecedores)


Após selecionar a OC e clicar no Botão Avança, a tela de inclusão da Nota Fiscal será exibida.

É possível que o usuário altere o campo "Descrição do Histórico" caso ele tenha permissão e esteja configurado na na Natureza de operação/ Dados Gerais (Painel Geral) que é do tipo "Código Histórico" . Veja mais informações em Painel Faturamento (Usuários), perfil "Pode alterar histórico NF (exceto NF de Venda)" e Dados Gerais (Painel Geral), campo Tipo de Histórico. O histórico alterado ou não, pode ser conferido na Manutenção do Contas a Pagar e Manutenção do Contas a Receber e Manutenção de Lotes dependendo do tipo da nota.

PARA O SPED

Ao informar a natureza de operação, o sistema irá verificar se a mesma possui configuração para Processo Referenciado e para Situação do Documento, para gerar o arquivo SPED. Para isso, é importante o preenchimento correto desses campos. Para maiores informações, vide tópico de Processo Referenciado (Painel Por Filial) e/ ou a aba Dados Adicionais (Fiscal) (Painel Geral) da Tabela Natureza de Operação.

Caso o usuário tenha dúvidas em relação ao correto preenchimento de notas fiscais, vide o tópico Preenchimento de Dados na Nota Fiscal.

  • O sistema permite controlar no momento do preenchimento da nota fiscal de devolução, o vinculo dessa devolução com a nota fiscal original. Para isso, a empresa deve ter configurado o perfil localizado no menu Ferramentas / Sistema / Nota Fiscal a opção: Na NF de devolução de cliente informa NF de Origem. Para mais informações, ver Painel Nota Fiscal

Estando desmarcada, essa opção nas configurações da empresa, no momento de preencher a nota fiscal de devolução, o sistema não irá exigir o número da nota original.

O usuário tem a liberdade de informar ou não o número da nota de origem. Para mais informações, ver Painel Faturamento (Usuários), opção Pode escolher se informa NF original da devolução

Essa opção habilita o campo Informa NF Original, permitindo que o usuário marque ou desmarque essa opção. Estando marcada, o sistema exige o preenchimento do número da Nota Fiscal de origem.

Para os casos de Empresas Transportadoras, no campo INFORMA NF ORIGINAL será permitido o vinculo de CT-e emitidos pela transportadora para atender situações de Devoluções de Frete. Além do vínculo, serão gerados adiantamentos para poder quitar o título do CT-e original.


Caso o usuário não habilite o campo Informa NF Original ele poderá efetuar o vinculo com outras notas fiscais manualmente. Para mais informações, ver Preenchimento de Dados para Nota Fiscal.

Caso deseje cancelar as movimentações referente ao frete da nota original, o usuário deve marcar a opção Cancela Frete?.

O usuário tem a liberdade de marcar e desmarcar a opção de Cancela Frete? caso o perfil de usuário Pode Alterar Cancela Frete na NF esteja marcado.

A opção de Cancela Frete? vem marcada ou desmarcada de acordo com o perfil de Cancelamento de Frete na Devolução que é definido na Natureza de operação. 

Se a Nota Fiscal original estiver com o frete vinculado ao contas a pagar, a emissão não será concluída. Para terminar o processo será necessário desmarcar a opção Cancela Frete ou cancelar o vinculo do frete com o contas a pagar da Nota Fiscal de origem.


No caso de Devolução de Clientes, quando vinculada a uma Ordem de Carregamento, não devem ser aceitas NF de Venda Direta como NF Original. Nesses casos, será exibida a mensagem abaixo:

 Será sugerido para a nota fiscal de devolução, os mesmos valores de Condição de Pagamento, Tipo de Cobrança, Tabela de preço, vendedor, transportadora e frota, que a nota fiscal de origem, além dos mesmos itens, isto se a nota fiscal de origem for informada.

É importante salientar que a emissão da Nota Fiscal de Devolução de Cliente irá gerar um adiantamento para o cliente de acordo com o Valor Financeiro da Nota Fiscal de Venda de Origem (que será utilizado em alguma venda futura, na quitação da NF Venda que originou a devolução ou mesmo para gerar um cheque deste montante para pagar o cliente, caso já tenha ocorrido a baixa no módulo financeiro e o cliente necessite do montante). Portanto, o valor que foi lançado no contas a receber através da Nota Fiscal de Venda Original será o valor do adiantamento. Para mais informações, ver Valor Faturamento X Financeiro.

O sistema permite que ao emitir a nota fiscal de devolução vinculando a nota fiscal de origem, o título vinculado a nota de origem seja quitado de forma automática no financeiro. Para isso, deve-se marcar a opção "Faz Baixa Aut. de Devolução", localizada no menu Ferramentas / Sistemas / Financeiro.

Algumas regras devem ser levadas em consideração no preenchimento da nota fiscal de devolução:

  • Quando informada uma nota fiscal de origem, o produto não poderá ser alterado, nem ser acrescentado outro item;
  • A quantidade pode ser alterada, porém, não poderá ser maior que a quantidade da nota fiscal de origem;
  • O usuário deve preencher a nota de devolução, sem vincular a nota de origem, quando a nota de devolução for referente a duas notas fiscais, já que o sistema não permite vincular mais de uma nota fiscal de origem. Porém, nesse caso, o sistema não controla os créditos pelo valor financeiro (não existe nota de origem para esse caso).


Para notas de devolução a Fornecedor que movimentam estoque, será realizado a movimentação do saldo no PMM, disponibilizando o saldo para a utilização novamente. Para mais informações, ver Saldo de PMM na Devolução de Fornecedores



Veja também:

Roteiro de inclusão de crédito (adiantamentos).
Preenchimento de Dados na Nota Fiscal
Contabilização de NF de Devolução: Que mostra como fica a Contabilização desde a Venda até a Baixa utilizando o Adiantamento gerado.
Regra para cancelamento de nota fiscal com frete vinculado