Inclusão de Contas a Receber manual

Para incluir manualmente no Sistema, um registro de Conta a receber, acione a partir do Menu Movimentação / Financeiro / Contas a Receber / Inclusão Lançamento.

Entre com os dados solicitados nesta tela:

  • Lançamento Identificado: Esta opção deve estar habilitada caso você saiba a qual cliente deseja impor este título. Na grande maioria dos casos, você deve saber. Porém, no caso de cheques devolvidos - por exemplo, e este cheque ainda não tenha chegado às suas mãos (impossibilitando a conciliação bancária caso o movimento não seja lançado) não permitindo a identificação da origem do débito, você pode lançar um débito não identificado (para uma conta contábil). Para maiores detalhes sobre quando utilizar débitos não identificados, veja o tópico Lançamento Débitos Não Identificados.
  • Lançamento Previsto: Quando se deseja apenas provisionar um valor (tanto no contas a pagar quanto a receber), podemos habilitar esta opção. Assim, este lançamento poderá ser modificado a vontade (ao contrário do lançamento "real" que, após efetivado, não pode ser mais alterado). Porém, este lançamento deve ser efetivado (ver tópico Efetivar lançamento Previsto) antes de ser baixado. Vide help Painel Financeiro (Usuário)
  • Mantém os dados da última inclusão efetuada? - Está opção permite que as informações que estão sendo digitadas (dados do cabeçalho e painéis), sejam repetidas para o próximo lançamento a ser digitado, evitando assim que o usuário tenha que digitar tudo novamente, no caso de vários lançamentos que tenham os seus dados iguais, mudando apenas o valor e vencimento, por exemplo.
    Para que esta opção esteja habilitada, é necessário configurar no perfil da empresa, Menu Ferramentas / Sistema / Financeiro, os seguintes perfis:

A opção "Após inclusão, mostra nova tela de inclusão lançamento", serve para deixar aberta a tela de inclusão de lançamentos, assim que o usuário termina de lançar um registro, evitando assim, que seja necessário o usuário abrir a tela através do menu, toda a vez que terminar de fazer um lançamento. Portanto, é necessário que seja habilitado os dois perfis, para que a tela permaneça aberta e a opção "Mantém os dados da última inclusão efetuada?" esteja habilitada.

  • Código da Entidade: código do Cliente devedor do título. O Sistema permite a consulta da lista dos Clientes cadastrados, basta acionar a tecla <Enter>.
  • Código do Comprador: Normalmente o mesmo código do Cliente devedor do título. O Sistema permite a consulta da lista dos Clientes cadastrados, basta acionar a tecla <Enter>. A figura do comprador normalmente é associada a empresa que se responsabiliza pelo pagamento do lançamento (ou o intermediário entre a empresa e o cliente faturado).
  • Data da Emissão: O Sistema sugere a data corrente.
  • Data Vencimento Original: É a data de vencimento original do título. Notar que, caso o título seja posteriormente postergado, esta data não muda (muda-se a data Data Vencimento Atual). Note também que o Sistema, na inclusão, repete esta data na data de vencimento atual do título.
  • Data Vencimento Atual - É a data de vencimento do título. O sistema não permite que a data de vencimento atual a ser lançada, seja menor que a data de emissão do título, a menos que o perfil localizado nas configurações da empresa - Menu Ferramentas / Sistema / Financeiro, esteja desmarcado

  • Código do Histórico: Acione a tecla <Enter> e selecione da lista o código adequado.
  • Código do Portador: Código do portador do título (onde fisicamente o título está). Acione a tecla <enter> para pesquisar caso não saiba o código.
  • Histórico: Histórico da Ocorrência.
  • Código do Tipo de Cobrança: Código do tipo de cobrança do lançamento (como se pretende receber este lançamento ou de que forma o cliente pretende quitá-lo). Aperte <enter> para abrir a janela de pesquisa caso não saiba o código.
  • Código do Tipo de Documento: Código do tipo de documento que originou este lançamento (normalmente uma nota fiscal porém pode ser recibo, rpa, etc). É importante que se escolha aqui o tipo de documento correto pois ao tipo de documento está associado um conjunto de descontos (que podem modificar o valor líquido do lançamento). Aperte <enter> para abrir a janela de pesquisa de tipos de documento caso não saiba seu código. Ver mais detalhes sobre descontos em [Como cadastrar descontos automáticos|geração automática de título de desconto oriundo de retenção].
  • Competência: Mês e Ano da competência do lançamento. Serve basicamente para emissão de relatórios de despesas/receitas incorridas pelo mês de competência.
  • Número do Pedido: Digite o número do Pedido de Venda.
  • Número do Documento: Caso necessário, entre com um número de documento que identifique este lançamento (número do cheque devolvido, Nota Fiscal, etc).
  • Número da Nota Fiscal: O Sispetro pode eventualmente (caso no perfil da empresa esteja habilitada esta opção) bloquear lançamentos com o mesmo número de nota fiscal.
  • Moeda: Código da moeda do lançamento. Aperte <enter> para abrir janela de pesquisa de moedas.
  • Valor Bruto: Digite o valor do título a receber. Note que caso o tipo de documento esteja configurado de maneira a reter alguns descontos, o valor do título (valor líquido) será diferente do valor bruto digitado.
  • Valor Líquido: Valor efetivo do título. A diferença entre este valor e o bruto são os descontos retidos através de cálculos configurados no cadastro de tipos de documento.
  • Observações: Informe as observações necessárias.
  • Código Vendedor: Código do vendedor responsável pelo cliente (e por seus títulos). Aperte <enter> para abrir janela de pesquisa de vendedores.
  • Valor Desconto Condicional: Valor do desconto do título a ser concedido ao cliente. Somente poderá informar este campo se na Clientes - Painel Detalhes, painel Padrão para Vendas (Clientes), o campo seguinte deve estar marcado:
  • Conta Contábil de Despesa - No painel Principal acione a tecla <Enter> e selecione da lista a conta contábil adequada. Na verdade, esta conta será a contrapartida para o lançamento contábil com a entidade (cliente), podendo ser contas de receita ou uma conta do tipo Banco quando for um lançamento referente a cheque devolvido.
  • Lança na Contabilidade Real - Opção de contabilizar ou não o lançamento na Contabilidade Real. Para isso a empresa já deve trabalhar com a Contabilidade Real habilitada e no perfil do usuário, menu Ferramentas / Usuário / painel Contabilidade, marcar a opção abaixo que dará ao usuário a permissão de marcar e desmarcar quando for necessário.



    Os lançamentos que forem incluídos com a opção desmarcada, ou seja, que não serão contabilizados na Contabilidade real, aparecerão na cor azul-marinho na tela da Manutenção do Contas a Pagar/Receber.
    Caso seja marcada esta opção, a contabilização real se fará de acordo com a distribuição entre contas informadas no painel Conta Contábil.

No painel Conta Gerencial devem ser informadas as contas de contrapartida na contabilidade gerencial para a conta da entidade, podendo fazer o rateio entre mais que uma conta.

O painel Conta Contábil só estará visível para empresas que utilizem a contabilidade real, nele devem ser informadas as contas de contrapartida na contabilidade real para a conta da entidade, podendo fazer o rateio entre mais que uma conta. Inicialmente o sistema sugere as contas reais vinculadas as contas gerenciais escolhidas no painel Conta Gerencial, porém poderão ser alteradas.

O painel Juros e Multa define o percentual de juros ao dia para cálculo de mora diária e percentual de Multa a ser calculada em títulos com data de vencimento atrasada.



Note que o Sispetro pode calcular antecipadamente os valores para simulação dos Juros e Multa dos títulos em atraso de determinado cliente. Mais detalhes no tópico Cálculo de Juros no Contas a Receber e Contas a Pagar. Estes juros também podem ser recalculados no momento da baixa ver tópico Roteiro para Baixa de Contas a Receber

O painel
Desc/Acrésc. mostra os Descontos/Acréscimos calculados para este título a partir do Tipo de Documento informado. Observe a coluna Tipo Cálc para saber se o valor informado será acrescido, diminuído ou indiferente em relação ao valor bruto informado, de acordo com estes valores será calculado o valor líquido do título. Maiores detalhes vide tópico Cálculos de Descontos/Acréscimos no Contas Pagar/Receber.

O painel Devolução Cheque é utilizado quando este lançamento representar um cheque devolvido. Veja maiores detalhes em Controle de Cheque Devolvido.

Veja outras regras no tópico Regras de Inclusão do Contas a Pagar/Receber.

Acione o botão OK para a inclusão do registro no Contas a receber do Sistema.

O título de desconto (retenção) pode ser gerado automaticamente, se nos descontos estiver configurado para gerar título automático. Mais informações em Geração Automática de Título de Desconto Oriundo de Retenção.

Após a inclusão do Contas a Receber a data e a hora da inclusão será armazenada para auxiliar nas consultas pela tela de Manutenção do Contas a Receber.

O Sistema irá incluir este título no Contas a Receber e fazer a contabilização do mesmo de acordo com o tópico Contabilização de Lançamentos Gerenciais.