/
Conciliação Automática - Digitação Manual

Conciliação Automática - Digitação Manual

Após realizar todo o processo de inclusão de um período para a conta a ser conciliada, conforme explicação do tópico Conciliação Automática - Informações Gerais, o usuário deve incluir no sistema o extrato e as movimentações referente a esse extrato.

Para isso, o usuário deve selecionar a conta no painel Períodos de Conciliações e clicar no painel Arquivos de Extrato. Realizando esse procedimento, o botão Digitação ficará habilitado, isso se o perfil localizado nas configurações de usuário, menu Ferramentas / Usuário / Financeiro, estiver marcado:

O botão Digitação, poderá ficar desabilitado, caso o status do extrato esteja como PRONTO PARA CONCILIAÇÃO. Esse detalhes será abordado nesse tópico, mais adiante.

Clicando no botão Digitação, o sistema abrirá a tela de Extrato, onde o usuário digitará o cabeçalho do extrato e seus itens.

Na tela de extrato teremos os seguintes campos:

  • #Arquivo: Código sequencial criado pelo próprio sistema;
  • #Conciliado: Código sequencial criado pelo sistema para identificar a qual conciliação pertence o extrato;
  • Conta: Código da conta bancária informada no momento de abrir um período;
  • #Banco: Deverá ser preenchido conforme o código do banco cadastrado no plano de contas;
  • #Agência e Díg: Deverá ser preenchido conforme o código da agência e digito cadastrado no plano de contas;
  • #Conta e Díg: Deverá ser preenchido conforme o código da conta e digito cadastrados no plano de contas;
  • Número do Arquivo: Número do arquivo enviado pelo banco no caso de importação do arquivo;
  • Data Inicial: Data de inicio que se refere o extrato;
  • Saldo Inicial: Saldo inicial do período informado;
  • Data Final: Data final que se refere o extrato;
  • Saldo Final: Saldo final do período informado;
  • Status para Conciliação: O status pode ser:
    • Em Digitação: significa que o extrato ainda não foi finalizado;
    • Pronto para conciliação: a digitação do extrato foi finalizada e ele está pronto para ser conciliado com os lançamentos do sispetro.
  • Nome do Arquivo: Nome do arquivo enviado pelo banco.

Após digitar as informações referente ao cabeçalho do extrato e gravá-las por intermédio do botão Salvar, o usuário deverá digitar as informações referente aos itens do extrato, para isso, deve-se clicar no painel Itens.

O usuário deve utilizar utilizar o botão Incluir, para ter acesso a tela de inclusão dos itens do extrato.

O campo Data, deve ser preenchido dentro do período informado no cabeçalho do extrato, caso contrário, o sistema emitirá uma mensagem de alerta ao usuário:

Deve-se preencher os campos código do histórico, histórico, Documento, valor de débito ou crédito e o tipo de lançamento, se for o caso. O campo Tipo de lançamento, pode ser pesquisado através do campo Pesquisa o tipo de lançamento, caso o usuário não saiba o código.

Mesmo após utilizar o botão Gravar para salvar as informações digitadas, o sistema permanece com a tela dos Itens do Extrato aberta para que seja digitado um novo item. Para que a tela seja fechada, o usuário deve utilizar o botão Sair.

Ao sair, o sistema voltará para a tela de navegação, onde será apresentado as informações referente ao item digitado. Para Alterar ou excluir o registro digitado o usuário poderá utilizar o botão Editar ou Excluir, respectivamente.

O usuário digitará a movimentação do período indicado na abertura do extrato, portanto, haverá mais informações em tela, onde cada linha apresentada no painel Itens, se referente a uma movimentação.

Fechando o movimento do extrato:

Após digitar todas as movimentações nos itens do extrato, o usuário deve fechar esse extrato para que não seja incluido mais nenhuma outra movimentação. Para isso, deve-se marcar a opção Fecha movimento do extrato.

Ao clicar no botão Sair, o sistema irá verificar se o saldo acumulado nos itens do extrato, está de acordo com o saldo final informado no momento da abertura do extrato.

Caso os saldos não estejam iguais, o sistema apresentará uma mensagem de alerta ao usuário e não finalizará o processo até que os saldos estejam idênticos.

O sistema só irá permitir o fechamento do movimento do extrato com diferença, caso o perfil localizado nas configurações da empresa, através do menu Ferramentas / Sistema / Financeiro, esteja marcado:

Ao fechar o movimento do extrato, o seu status estará definido como Pronto Para conciliação.
Neste momento o extrato não poderá ser mais alterado, a menos que o extrato seja aberto. Para isso, o usuário deve marcar o extrato a ser aberto, clicar no painel Arquivos de Extrato , marcar o item desejado, caso se tenha mais de um item para aquele extrato e clicar no botão ABRIR.

O item marcado voltará para o status EM DIGITAÇÃO, permitindo que o usuário possa fazer alguma alteração se necessário, devendo para isso, utilizar o botão Digitação, porém, para esse procedimento, deve-se ter o perfil localizado nas configurações de usuário menu Ferramentas / Usuário / Financeiro, marcado:

Ao fechar o movimento do extrato, o próximo passo será fazer a conciliação. Detalhes sobre o procedimento de conciliação no tópico Conciliando o Extrato.

Veja também:

Conciliação Automática - Informações Gerais
Conciliando o Extrato
Utilizando o Tipo de Lançamento

Related content