Armazenadora - Remessa de Armazenagem

O objetivo dessa tela é permitir um controle das Notas de Remessa de Armazenagem da Armazenadora, e também para a Distribuidora que é Armazenadora, através do vínculo entre as ordens de carregamento da Distribuidora/Congênere e essas notas.

O recebimento do produto na Base, enviado por uma Distribuidora/Congênere, pode ocorrer de duas formas de transporte:

  • Rodoviário: geralmente Compra de Usinas, transferências de outras Distribuidoras ou Compra de Refinarias
  • Dutoviário: bombeio da Petrobrás

Quando o meio de transporte é Dutoviário a Distribuidora terá uma Nota Fiscal para acobertar essa movimentação, por exemplo, a Nota de Venda da Usina endereçada a ela. No caso do Bombeio, há a solicitação de Bombeio e o envio posterior da Nota à Distribuidora. No entanto, para a Armazenadora, o que comprova esse recebimento é uma Nota de Remessa de Armazenagem que a Distribuidora mandará para ela. Só que esta nota só é enviada no final de um dia ou período, então, para o Controle de Estoque da Base, a Armazenadora faz OC de Descarga de Terceiros, seja para providenciar a Descarga do Caminhão, seja aquela gerada pela Distribuição do Bombeio.

Assim, no final do dia, a Armazenadora precisa saber todas as Descargas feitas para então cobrar da Distribuidora a NF de Remessa de Armazenagem. Então, o vínculo da OC de Descarga de Terceiros à NF de Remessa de Armazenagem permite esse controle, pois todas as OC sem vínculo estão pendentes do recebimento da Nota Fiscal.

Nas retiradas de produto, as Distribuidoras utilizam suas Notas de Venda ou de Transferência para acobertar a movimentação do produto. Desta vez, é a Armazenadora que deve gerar uma Nota de Retorno de Armazenagem para Distribuidora, para justificar essa retirada. Da mesma forma que as descargas, esses carregamentos são feitos por OC de Carregamento de Terceiros, que fazem a movimentação do estoque na base.

No final do dia a Base verifica as OC de Carregamento de Terceiros e emite, baseada nelas, a Nota de Retorno de Armazenagem. Ou seja, para os carregamentos, o vínculo entre OC de Carregamento de Terceiros e NF de Retorno de Armazenagem também são importantes.

O funcionamento tanto da tela de Remessa de Armazenagem como da tela de Retorno de armazenagem é idêntico. As única diferença é que na tela de Remessa de Armazenagem são apresentadas as ordens de Descarga de Terceiros, Descarga Própria e Transferência entre Depósitos e na tela de Retorno de Armazenagem são apresentadas as ordens de Carregamento de Terceiros, Carregamento Próprio e Ordens de Vendas


Foi adicionado na tela de Retorno de Armazenagem o botão, Aciona Serviço Importação OC. Ele aciona o serviço de importação de OC da Autoload. Para mais informações, ver Importação de OC Autoload.


Quando se tratar de Armazenadora pura, deve estar HABILITADO o perfil É Armazenadora (Restringe acesso de usuários remotos - congêneres) na configuração da empresa, Painel Dados Gerais da empresa.

Quando se tratar de Distribuidora e Armazenadora, NÃO HABILITAR o perfil É Armazenadora (Restringe acesso de usuários remotos - congêneres).

Para acessar a tela de remessa ou retorno de armazenagem: Menu Movimentação / Faturamento / Armazenagem:

  • Quadro Itens de OC para Vínculo:

O usuário pode utilizar o campo Filtro Empresa para consultar as OC de uma determinada filial ou utilizar o campo Produto Específico para verificar apenas as OC de um determinado produto. Através do campo Período, pode-se selecionar um intervalo maior de data, caso queira. 

Tipos de OC:

Somente de Terceiros: marcando essa opção só serão apresentadas as OC de Descarga de Terceiros na tela de Remessa, e OC de Carregamentos de Terceiros na tela de Retorno.

Todas:  marcando essa opção serão apresentadas as OC de Descarga de Terceiros, Descarga Própria e Transferência entre Depósitos na tela de Remessa, e  OC de Carregamento de Terceiros, Carregamento Próprio e Vendas na tela de Retorno.

Após selecionar os filtros desejados, o usuário deve utilizar o botão Atualiza para que as informações sejam apresentadas na tela:

Painel Ordem de Carregamento: neste painel são mostradas as informações das OC's. É possível incluir e remover campos clicando no botão 

Painel Dados Carregamento: neste painel são mostradas as informações de quantidades dos carregamentos e descargas. Para ver as informações selecione a OC e clique no painel Dados Carregamento.

Para faturar a Ordem de Carregamento via tela de remessa/retorno de armazenagem, selecione o tipo de quantidade:

  • Quantidade programada Ambiente: quantidade informada na portaria de saída, campo Quantidade programada
  • Quantidade programada 20 graus: quantidade programada com o cálculo a 20 graus
  • Quantidade real ambiente: quantidade real informada na hora de realizar a OC 
  • Quantidade real 20 graus: quantidade real informada na hora de realizar a OC com o cálculo a 20 graus


Produtos Compostos: com o item Quando o produto composto gera itens da NF com produtos primários DESMARCADO e for escolhido:

  • Quantidade programada 20 graus
  • Quantidade real ambiente
  • Quantidade real 20 graus

O SisPetro não tem condições de calcular pois os dados da Portaria de Saída são dos produtos base. Exemplo Gasolina C, composta de Etanol Anidro e Gasolina A, na portaria de saída são informadas as temperaturas dos dois produtos, e podem ser diferentes gerando um fator de conversão para cada um, sendo assim o SisPetro não tem como calcular os dados apenas da Gasolina C.
O sistema mostrará as OC que poderão ser usadas para gerar uma nota e serem vinculadas a elas.

Geração da Nota Fiscal:

O usuário pode utilizar o botão Sugere Dados para os Itens, para que os dados dos itens da nota fiscal a ser gerada seja igual aos dados da OC selecionada.

Caso o perfil, Não permite duplicar itens estiver marcado, o usuário não poderá sugerir a mesma OC mais de uma vez como item.

  1. Selecionar a OC desejada.
  2. Clicar no Botão Sugere Dados

    Feito isso apresentará nos quadros Itens da Nota Fiscal e Vínculo da OC, os dados da OC selecionada.

Essa tela permite que o usuário faça uma nota vinculando-a com uma OC, cujo item e quantidade sejam diferentes. Isso não é validado. Para haver um maior controle por parte da empresa, é possível forçar ou indicar um vínculo com alguma nota fiscal e controlar tal quantidade Para mais informações, ver Dados Gerais (Painel Por Filial), painel Dados Gerais quadro Vínculo de Nota Fiscal. 

Para incluir, excluir ou alterar um item da NF, usar os respectivos botões Incluir, Excluir e Editar.

O Botão Marca/Desmarca Finalização, serve para informar ao sistema que este item não é o último da OC, ou seja, informando isso poderá ainda ser faturada até sua totalidade. O padrão é vir marcado. Verifique a coluna Final no quadro Vínculo da OC.

Caso seja necessário excluir o item da nota no quadro, Itens da Nota Fiscal ou cancelar o vínculo, o usuário deve clicar no botão Excluir.

É possível gerar os itens da nota fiscal com produtos básicos, quando o item da OC selecionada for produto composto. Para isso, o usuário deve selecionar a OC, marcar o item Quando produto composto gera itens da NF com os produtos primários e clicar no botão Sugere Dados para os Itens.


Neste caso será gerada uma nota fiscal com dois itens, Etanol Anidro e Gasolina A.

É possível agrupar os itens da nota fiscal quando os produtos são iguais na OC selecionada. Para isso, o usuário deve selecionar a OC, marcar o item Agrupar Itens da NF por Produto e clicar no botão Sugere Dados para os Itens.


  • Não agrupando os itens da NF:




Nesta situação, cada item da OC corresponderá a um item da NF, exceto quando for um produto composto e estiver marcada a opção Quando produto composto gera itens da NF com os produtos primários. Neste caso, os produtos básicos que compõe o produto composto serão os itens da NF.


  • Agrupando os itens da NF:

     

Nesta situação, cada produto igual da OC será agrupado em um item da NF.

O sistema necessita que o usuário informe o valor unitário de cada item, que será sugerido conforme a Tabela de Preço informada. Porém, caso seja necessário alterar esse valor sugerido, antes de finalizar essa fase, é necessário selecionar cada item da nota, clicar no botão Editar e através da tela Item da Nota Fiscal, informar o valor unitário dos itens. 

No caso de produto composto, cuja nota será feita para produtos básicos, será apresentado o Fator de Conversão do Produto configurado no campo Produto armazenado no tanque, conforme Cadastro de Produtos. No entanto, ao sugerir os itens dos produtos primários, será verificado o fator de conversão de cada produto básico, para a sugestão da quantidade realmente utilizada na Portaria.



Desmembra itens da NF vinculados a mais de uma NF: 
 ao marcar essa opção será realizado o desmembramento do item da nota, de acordo com os itens vinculados ao mesmo. O perfil vem marcado ou desmarcado de acordo com o perfil de Sistema Desmembra itens vinculados a mais duma NF? que fica no Painel Remessa/Retorno Armazenagem, e para poder alterar o perfil na tela o usuário deve ter o perfil Desmembramento itens vinculados a mais de uma NF que fica no Painel Faturamento (Usuários) habilitado.


Informações Complementares da Nota Fiscal - quadro Dados da NF:

Os itens da nota fiscal serão gerados conforme as informações do quadro Itens da Nota Fiscal e as informações principais serão geradas de acordo com o painel Principal e Dados Adicionais.

Painel Principal:

  • Código da entidade: é preenchido pelo usuário ou é preenchida automaticamente com a entidade informada no perfil de Sistema Código da Entidade que Representa a Filial
  • Numeração da Nota fiscal: se desejar alterar a numeração
  • Data da nota ou a Data de movimento.
  • Transp/Motorista: Transportadora / Motorista da OC
  • Frota: frota relacionado a Transportadora / Motorista da OC

A numeração da nota fiscal é automaticamente sugerida devido as informações vindas do painel Dados Adicionais.

Painel Dados Adicionais é preenchido conforme padrão definido em Painel Remessa/Retorno Armazenagem:

  • Natureza de Operação
  • Condições de Pagamento
  • Tipo de Cobrança
  • Tabela de Preços: a tabela de preço é sugerida conforme a tabela de preço informada no depósito para a empresa informado na tela, e para tipo de cliente  que forem informados  e vinculados ao Cliente/Fornecedor. O campo só ficara habilitado caso o usuário tenha permissão e se a nota for de emissão própria. A tabela de preço é sugerida de acordo com a tabela de preço informada no depósito para a empresa informada na remessa/retorno e tipo de cliente amarrado ao Cliente/Fornecedor. 
    • Clientes: a tabela de preço será sugerida de acordo com o tipo de Cliente cadastrado no cliente em Padrão para Vendas (Clientes), e o tipo de cliente informado no depósito para a empresa conectada. 
    • Fornecedor: a regra para à sugestão da tabela de preço para Fornecedores segue a mesma regra que para clientes, com uma única diferença, o tipo de clientes informado no depósito deve ser do tipo Ambos, e também deve ser vinculado ao fornecedor no campo de Tipo de Fornecedor em Padrão para Compras.
  • Série NF: sistema carrega a série padrão definida na natureza de operação, podendo ser alterada.
  • Situação Frete: é possível indicar a situação do frete. Para mais informações, ver Situação do Frete na Nota Fiscal
  • Retira/Entrega 

Painel Observações:


  • Nesta aba são sugeridas as Observações cadastradas nas Observações por UF da Natureza de Operação.

Painel Inf. Compl:


  • Nesta aba são sugeridas as Inf Compl cadastradas na Natureza de Operação.

Painel Inf Ad Fisco:


  • Nesta aba são sugeridas as Inf Ad Fisco cadastradas na Natureza de Operação.

Essas informações podem ser alteradas pelo usuário e são sugeridas conforme configuração da empresa.

Para finalizar o processo de geração da nota, o usuário deverá clicar no botão OK, dessa forma a nota fiscal será gerada e poderá ser consultada pela tela de Manutenção de Nota Fiscal com o seu devido vínculo.


Para mais informações sobre vínculo de notas de remessa e retorno de armazenagem a outras notas fiscais, acesse Notas para Vínculos