Monitoramento da Importação de NF-e/CT-e
O processo de importação de notas fiscais via serviço foi criado para facilitar o processo de entrada de notas via XML, visando agilizar o processo de entrada de notas. O processo é dividido em 4 serviços:
1 - Serviço de Leitura de Arquivo
- Realiza a leitura dos arquivos em um determinado diretório e os inclui no SisPetro. Comparando com a importação manual, esse processo é praticamente o mesmo de quando o usuário clica no botão Importa e seleciona o arquivo. Para mais informações, ver Serviço de Importação de NF - Leitura de XML
2 - Aplicação do De/Para
O serviço de De/Para é praticamente o mesmo que o manual. Caso ele esteja ativo, o SisPetro aplicará o De/Para nas notas em questão e, dependendo do resultado, liberar ou deixar pendente de confirmação de processamento. Comparando esse processo com a importação manual, ele é praticamente o mesmo que ocorre quando é selecionada a nota. O SisPetro pega a nota, aplica os De/Paras necessários e, se tudo estiver a contento, deixa ela disponível para processar. Para mais informações, ver Serviço de Importação de NF - De/Para
O SisPetro aplica o De/Para que está cadastrado no Fornecedor, e caso não tenha um De/Para cadastrado será utilizado o De/Para que está vinculado ao Processo de Importação informado no perfil de Sistema Processo para NF-e para as NF-e ou Processo para CT-e para os CT-e.
Nesse serviço é possível verificar junto a SEFAZ se a nota está cancelada ou não. Importante lembrar que o SisPetro faz a consulta após a aplicação do serviço, guarda-a e não faz mais nenhuma consulta, a não ser que o usuário na aba Consulta SEFAZ, através do botão Consulta realize uma nova verificação antes de processar a nota fiscal.Esse botão fica ativo caso o status da consulta seja Não encontrada/denegada
Para habilitar a consulta basta acessar o menu Ferramentas / Sistema / Importação de NF - Verifica situação da NF-e/CT-e na SEFAZ antes de importar?É possível, caso o perfil de sistema esteja marcado, desabilitar para alguma UF o serviço de Consulta de NF-e e/ou de CT-e. Esse recurso é útil quando alguma UF apresenta problema nesse serviço de consulta, pois é possível somente desabilitá-la, permanecendo com a consulta nas demais UF. Para mais informações ver Tabela Unidades Federativas - UF.
Caso a nota importada esteja cancelada o SisPetro não permite a importação.
3 - Transformação de NF
- O Serviço de Transformação irá alterar dados da nota fiscal. O processo de análise de transformação ocorrerá após a aplicação do processo de De/Para. Verifique em Serviço de Importação de NF - Transformação como ativar o serviço. Logo após o processo de De/Para o serviço de transformação iniciará a análise verificando o cadastro de regras para importação. Caso o serviço encontre a regra para determinada importação, automaticamente será substituído o valor obtido do XML pelo valor definido na regra. Para mais informações, ver Transformação no processo de importação.
4 - Processamento da Nota Fiscal
- O serviço de processamento é a inclusão da nota. Ativando esse serviço o SisPetro processará e incluirá todas as notas que estejam com tudo OK. Comparando com a importação manual, esse processo é o mesmo de quando o usuário clica no botão Processa. Para mais informações, ver Serviço de Importação de NF - Faturamento.
Dessa forma a empresa poderá optar por trabalhar com esses serviços de diversas formas, podendo incluir a nota direto no SisPetro ou deixar pendente de confirmação no meio do processo. A configuração do perfil de sistema Painel Importação de NF é feita para algumas situações que são necessárias na importação: - Importação de NF-e: definição de ações a serem tomadas pelo SisPetro na importação.
- Depósito a ser utilizado na NF: definição como informar um depósito na nota fiscal.
- Importação de CT-e: definição de um produto referente ao frete e de data de movimentação
- Caso a situação de frete seja diferente de 2 ou 4 na NF-e não será será exigido vinculo de CT-e na importação.
Tela de Monitoramento da Importação de NF/CT
- Após realizar a leitura do arquivo, as notas irão para a tela de Monitoramento da Importação de NF/CT, será por essa tela que iremos realizar todo o processo de importação.
- Para abrir a tela Manutenção de Nota Fiscal, acesse através do menu Movimentação / Faturamento / Monitoramento Importação NF
- Esta é a tela de consulta das Notas Fiscais Importadas via Serviço. Os dados serão apresentados de acordo com o filtro Empresa e Status Processamento após acionar o botão Atualiza
Aba Dados a Serem Validados
Para mais informações, ver Monitoramento da Importação de NF-e/CT-e - Dados a Serem Validados
Aba Notas Fiscais a Serem Validadas.
- Para mais informações, ver Monitoramento da Importação de NF-e/CT-e - Notas Fiscais a Serem Processadas
- Para mais informações, ver Monitoramento da Importação de NF-e/CT-e - Notas Fiscais a Serem Processadas
Informações importantes
Preenchimento do Depósito em NF importada via Serviço
- A forma de preenchimento do depósito vai ser definida conforme perfil de Sistema e Perfil de Natureza, podendo ser Fixo, vir sempre Vazio. Obter pelo CNPJ Retirada ou Emitente (se possível)
- No menu Ferramentas / Sistema / aba Importação de NF, grupo Depósito a ser utilizado na NF, perfil Regra Depósito Serviço Importação NF. Para mais informações, ver Painel Importação de NF
- Na configuração da natureza em Tabelas Auxiliares > Faturamento > Natureza de Operação / Aba Detalhes / Importação de NF / Perfil Depósito. Para mais informações, ver Importação NF (Painel Geral)
- Hoje é salvo o Depósito Retirada na aba Notas Fiscais a Serem Processados, onde é preenchido com o Depósito que tiver o CNPJ igual ao CNPJ Retirada obtido (caso tenha mais de um depósito, será o de menor Código). Essa informação será utilizada para casos que o perfil de Sistema Regra Depósito Serviço Importação NF estiver utilizando a opção Obter pelo CNPJ Retirada ou Emitente (se possível) e o perfil de Natureza não estiver para pegar o Depósito da OC. Dessa forma, o depósito informado na nota será conforme o desse campo de Depósito de Retirada. Para salvamento do Depósito, são aplicadas as seguintes regras:
Natureza Operação Vincula OC? | Na Natureza Operação utiliza o Depósito da OC? | Preenchimento Depósito (quando não obtido da OC) | Depósito a ser utilizado |
---|---|---|---|
Indiferente - não será verificado | Vazio - ao vincular a OC será preenchido | ||
Fixo | O depósito informado na Configuração de Sistema | ||
Vazio | Vazio | ||
Obter pelo CNPJ Retirada ou Emitente (se possível) | Depósito Retirada |
Trabalhando com a liberação após aplicar o De/Para
- Após o serviço de leitura realizar a inclusão das notas, será a vez do serviço de De/Para realizar o De/Para de cada nota e liberar à mesma para processamento. Nesse ponto teremos 2 formas de trabalhar, podendo ser:
- Realiza o De/Para e aguarda a confirmação, para liberar a nota para Processamento ou
- Realiza o De/Para e já realiza a conformação da nota, liberando a mesma para processamento.
Essas duas opções são definidas através do perfil de Natureza de operação Processamento Serviço Importação NF. Para mais informações, ver Importação NF (Painel Geral).
- Após realizar a conferência da nota, basta selecionar a mesma e acionar o botão Libera para Processamento.
Trabalhando com a liberação de depósito
- Após realizar a inclusão da nota temos a opção de deixar o SisPetro configurado para aguardar a liberação do Depósito. Essa opção é muito útil já que em muitos casos o deposito de entrada da nota pode variar. Para exigir a liberação do depósito basta utilizar a opção, necessário confirmar antes de importar NF do perfil de SisPetro Confirmação Depósito Serviço importação NF.
Geração Automática de Remessa para Armazenagem
- Caso a natureza de operação utilizada na nota importada esteja configurada para gerar uma nota de remessa automática a nota de remessa será gerada e ficará pendente de processamento na tela de manutenção de Nota Fiscal, aguardando o processamento manual, que deverá ser realizado pelo usuário. No meio desse processo, caso o SisPetro encontre qualquer problema ao gerar a nota de remessa, a nota não será gerada e o motivo será gravado no Log do Servidor Hermes. Todo o processo referente a nota de remessa automática é realizado após o processamento da nota de importação. Logo não implica na importação da nota fiscal.
- O processo de importação de nota possui várias validações antes de finalizar a importação. Para mais informações, ver Validações Importação de Nota Fiscal
Para mais informações, ver:
Monitoramento da Importação de NF-e/CT-e - Dados a Serem Validados
Monitoramento da Importação de NF-e/CT-e - Notas Fiscais a Serem Processadas